Mudança nos planos de saúde: Ministério Público pede a ANS que prorrogue consulta pública
‘Combo de medidas’ proposto pela agência reguladora prevê mudanças nos critérios de reajuste dos planos coletivos. Procurador vê prazo exíguo e discussões iniciadas ‘no apagar das luzes de 2024’
O Ministério Público Federal (MPF) enviou um ofício à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) recomendando que o prazo de discussões sobre o pacote de medidas que mudam a política de preços dos planos de saúde seja ampliado. A proposta é tema de audiência pública nestas terça e quarta-feira.
O projeto inclui temas como a mudanças no cálculo de reajuste anual dos contratos coletivos, prevendo que a chamada sinistralidade — a fatia da receita da operadora que é usada para custear a assistência médica dos usuários — tenha uma meta mínima de 75%.
Além disso, a proposta proíbe o acúmulo de índices (financeiro e sinistralidade) para o cálculo do reajuste dos planos coletivos. Diferente dos individuais, os planos coletivos não têm um percentual máximo de aumento definido pela ANS, e a correção anual é negociada entre a operadora e a empresa contratante.
Segundo o procurador da República Hilton Melo, da Câmara de Defesa da Ordem Econômica e da Defesa do Consumidor do MPF, os temas incluídos na proposta da ANS são sensíveis e “precisam de uma discussão mais amadurecida, com mais tempo”.
O combo de medidas foi proposto no início de outubro pela agência reguladora. Depois de passar por uma primeira audiência pública, a pauta foi aberta para receber contribuições de operadoras, consumidores e instituições da sociedade civil.
Em 16 dezembro, os diretores do órgão regulador aprovaram um relatório preliminar com o detalhamento das medidas e o cronograma de consulta pública, que começou no dia 19 daquele mês e vai até o próximo dia 3.
— A consulta foi aberta no apagar das luzes de 2024, a sociedade foi pega de surpresa. Esse cronograma foi aberto num momento inoportuno, com o Brasil passando por um momento de recesso parlamentar e do judiciário, férias. Muitas instâncias especialmente as de Brasília, não estão funcionando — cita. — São audiências públicas de 3h para discutir temas que estão sendo debatidos há dez anos. Com esses prazos, empobrece o debate.
Na última segunda-feira, antes do início das sessões públicas de discussão sobre o tema, Melo se reuniu com o presidente-interino da ANS, Jorge Antônio Aquino Lopes, e Alexandre Fioranelli, diretor de Normas e Habilitação de Produtos e à frente do pacote de medidas:
— O MPF não faz, neste momento, juízo de mérito das propostas, só que elas precisam de mais tempo. Eles não deram pleno acatamento a recomendação, mas se comprometeram a avaliar, após as audiências, se houve ou não prejuízo ou esvaziamento de participação.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário