Profissionais se Alto Desempenho Preferem Qualidade se Vida a Salários Maiores, Aponta Pesquisa
Especialista em neuroliderança, Rogério Babler explica que falta “uberizar” a gestão de pessoas.
Uma pesquisa global conduzida pela Randstad revelou que o equilíbrio entre vida profissional e pessoal tornou-se a principal prioridade para 83% dos trabalhadores, praticamente empatada com a remuneração, que foi apontada por 82% dos entrevistados. Esse levantamento, que abrangeu 26.000 funcionários em 35 países, destaca uma mudança significativa nas expectativas dos profissionais em relação ao ambiente de trabalho.
No Brasil, essa tendência é ainda mais acentuada. Uma enquete realizada com mais de 30 mil respondentes indicou que 88% dos participantes preferem ganhar menos e ter qualidade de vida, enfatizando a importância de um ambiente corporativo que promova o bem-estar e a saúde mental.
Rogério Babler, especialista em neuroliderança e diretor geral da mhconsult, observa que essa mudança sugere uma compreensão mais profunda das necessidades humanas no ambiente corporativo. Ele afirma que, “de maneira simplificada, o ser humano possui dois sistemas-chave de funcionamento do cérebro: um responsável pela consciência, que se caracteriza por tudo aquilo que é pontual e deliberado; e outro que atua em aspectos habituais, automáticos e mais presentes no subconsciente".
“Basicamente esse sistema automático se afasta de qualquer percepção associada a emoções negativas e se aproxima daquilo que percebe como prazeroso. Se uma pessoa percebe que para ganhar dinheiro lhe traz menos satisfação, ela se afasta e não necessariamente essa decisão é consciente”.
Estamos vivendo um momento interessante na sociedade e dentro do mundo corporativo, onde ao mesmo tempo que se estimula o trabalho à distância, é cada vez mais necessário que a liderança se aproxime das pessoas e as tratem de maneira única, justamente para reconhecer gatilhos para retenção de seus profissionais chave. Dá muito mais trabalho para se fazer gestão e por isso que a própria liderança tem se sentido sobrecarregada, pois no final do dia, há resultado para se entregar.
Babler explica que o líder não precisa encarar esse cenário como um problema e sim como um paradoxo, onde diversas demandas (remuneração, qualidade de vida, resultados empresariais) podem conviver. A diferença é que uma política padrão para toda a empresa já não funciona mais. O líder (com suporte do RH) precisa “uberizar” a gestão de pessoas, tratar demandas diferentes de forma distinta. A sugestão é iniciar essa transformação com aqueles profissionais que fazem a diferença para os resultados.
Ouvir a pessoa, ter conversas francas sobre propósitos estimula uma cultura de confiança, autonomia e colaboração. As saídas inovadoras são co-construídas entre gestor, colaborador e RH. Não é mágica, é mudança de foco, com disciplina, destaca Babler.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário