Número de ações judiciais contra operadoras de planos de saúde aumenta em 2024
No ano passado, o número de ações judiciais contra operadoras de planos de saúde atingiu 298,9 mil, um aumento de 28% em relação a 2023. De acordo com o levantamento do Citi, com base em dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em comparação com 2022, a alta é de 73,5%. As informações são do portal Valor Econômico.
Embora considere o aumento na quantidade de pessoas com planos de saúde nos últimos anos, os analistas do Citi Leandro Bastos e Renan Prata destacam que o crescente número de processos é alarmante. Até novembro de 2024, foram 5,9 processos para cada mil usuários de convênio médico. Nos anos anteriores, 2023 e 2022, as relações eram menores: de 4,6 e 3,5, respectivamente.
Em um trecho, o relatório informa que os números “refletem não apenas o perfil sistêmico de alta judicialização do setor, mas também mudanças regulatórias recentes prejudiciais como, por exemplo, remoção do teto para terapias de autistas em 2021, lista mínima de procedimentos médicos obrigatórios ampliada, em 2022”. Por outro lado, o tempo de litígio parece estar diminuindo.
Ainda de acordo com o Valor Econômico, em 2024, a Hapvida informou que encerrou o terceiro trimestre com bloqueios e depósitos judiciais de R$ 869 milhões, mais do que o dobro do volume apurado no mesmo período do ano anterior.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário