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10 estratégias de marketing digital e redes sociais que perdem força em 2025

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Erika Artmann
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Automatização e Inteligência Artificial sem edição e curadoria humana perde espaço para os conteúdos aprofundados, autênticos e altamente personalizados

O marketing digital é um terreno fértil para inovações, mas todas as tendências que prometem transformar o mercado precisam amadurecer (adaptações - às vezes estruturais), para se manter com fôlego. Algumas estratégias que estavam em evidência em 2024, devem perder espaço, com o ritmo acelerado das mudanças e a necessidade de abordagens que tragam melhores resultados, e tudo indica que elas devem cair em desuso ao longo de 2025.

A 8D Hubify, agência referência em Revenue Operations, mapeou as principais tendências de Marketing Digital que estão na berlinda para o ano que está começando, como destaca Fábio Duran, co-founder e CEO da empresa, que também pontua: “No marketing e em vendas, as estratégias são cíclicas e sempre encontram maneiras de se reinventar. O importante é entender o que está por trás dessas mudanças e como podemos nos adaptar de forma inteligente”.

1. Conteúdo 100% produzido por Inteligência Artificial, sem validação humana

A produção de textos em massa com Inteligência Artificial (IA), sem revisão ou curadoria humana, está sendo amplamente utilizada para gerar volume de conteúdo. Essa abordagem pode comprometer a qualidade e a conexão com o público, além de representar um desafio frente aos algoritmos de busca, que priorizam relevância e profundidade ao colocar ou não as matérias nos topos das páginas de pesquisa.

2. Foco exclusivo em performance, ignorando branding

Muitas empresas continuam priorizando apenas estratégias de performance para impulsionar vendas rápidas. No entanto, a construção de marca (branding) é um fator essencial para a diferenciação e fidelização do cliente. A tendência é que as marcas voltem a equilibrar esforços entre performance e branding em busca de estratégias mais sustentáveis. Até porque, marca forte melhora performance.

3. IA substituindo vendedores

Embora a Inteligência Artificial esteja transformando processos de vendas, seu papel principal ainda é como ferramenta de suporte ao vendedor, e não como substituto. Em 2025, as empresas tendem a reconhecer que o toque humano continua sendo indispensável para criar confiança e fechar negócios complexos.

4. Imagens criadas por IA, sem direção artística

O uso de IA para gerar posts rápidos, sem direção criativa, está gerando um conteúdo visual genérico e com pouco engajamento nas redes sociais. A busca por autenticidade e impacto deve levar as marcas a priorizar imagens que contem histórias e reforcem sua identidade, com apoio profissional e criativo de designers e artistas. Esse movimento também evita problemas como plágio, amplamente discutido desde a popularização de ferramentas como o Chat GPT.

5. Enriquecimento de leads sem contexto

Estratégias que utilizam dados públicos ou não autorizados para enriquecer bases de leads têm gerado desconexão com prospects, ignorando fatores fundamentais como interesse e o tempo certo de contato com o cliente. Em 2025, a personalização profunda, baseada em dados éticos e relevantes, deve tomar o lugar dessa abordagem.

6. Outbound em escala sem personalização

Campanhas de outbound que priorizam volume em detrimento de qualidade e personalização estão perdendo espaço. Outbound refere-se a estratégias ativas de marketing ou vendas em que a empresa entra em contato diretamente com potenciais clientes, ao invés de esperar que eles busquem os produtos ou serviços oferecidos. Com taxas de conversão reduzidas, estratégias estruturadas, como o Account-Based Marketing (ABM), estão ganhando força.

7. Disparos em massa no WhatsApp

O uso indiscriminado de listas ou APIs (Interfaces de Programação de Aplicações, usadas para integrar sistemas e automatizar processos) para envio de mensagens em massa no WhatsApp já enfrenta restrições severas, com o bloqueio de contas aumentando. O futuro aponta para interações mais personalizadas e estratégicas na plataforma.

8. Estética artificial e filtros em redes sociais

Com plataformas como Instagram suspendendo filtros, o público está demonstrando uma preferência crescente por conteúdos mais autênticos e reais, refletindo um desejo por conexões genuínas a partir de conteúdos que se aproximam do real e geram identificação no público. Portanto, cada vez mais, a estética artificial deve sair de moda.

9. Bots genéricos em redes sociais

Respostas automatizadas genéricas têm gerado frustração nos usuários, afastando-os das marcas. A tendência é que as interações automatizadas sejam repensadas para entregar maior personalização e um toque humano.

10. Peças estáticas em social media

Conteúdos estáticos vêm perdendo apelo em feeds cada vez mais saturados. A ascensão de formatos interativos e dinâmicos, que oferecem movimento e storytelling, devem ganhar espaço. Cards que exigem a interação do leitor, vídeos e fotos que se complementam, reels, composições dinâmicas e com cenários diferentes, ganham espaço no marketing digital.

Sobre a 8D Hubify

Agência de Revenue Operations (RevOps) especializada em otimizar a jornada do cliente de ponta a ponta - começando pelo marketing (principalmente digital), passando por vendas até o pós-vendas-, a 8D Hubify resulta da fusão, em 2023, das operações da Hubify e da 8D Pro, que acumulam experiência e prêmios no mercado. Com foco na sustentabilidade e otimização de negócios, a 8D Hubify utiliza a metodologia SaaS Sales da Winning by Design, aliada a uma cultura Data Driven, além de ser a parceira HubSpot, Blip e RD Station com maior volume de contas implantadas e gerenciadas. Entre os cases premiados de clientes, estão os de Consórcio Magalu, GPTW e Oxfam.


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