Brasil,

Apenas 4% dos MEIs utilizam soluções oficiais do Governo para gerir negócios

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Compliance Comunicação
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Pesquisa revela preferência dos microempreendedores por soluções de empresas privadas ou por profissionais de contabilidade

Algumas soluções digitais disponibilizadas pelo Governo Federal são de extrema importância para que os microempreendedores individuais (MEI) realizem tarefas como emitir o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) para pagamento, consultar informações sobre CNPJ e checar a situação mensal dos débitos tributários. Porém, apenas 4% dos MEIs utilizam ferramentas governamentais oficiais, como o aplicativo ‘MEI’ (disponível para Android e iOS), para gerir seus negócios. É o que mostra a pesquisa “O Corre do MEI em 2024”, realizada pela plataforma de gestão MaisMei para compreender o perfil dos microempreendedores brasileiros.

De acordo com o levantamento, 50% dos entrevistados preferem utilizar outros aplicativos de empresas privadas, enquanto 15% optam pela contratação de contadores para realizar as tarefas. Kályta Caetano, head de Contabilidade da MaisMei, avalia que dois fatores influenciam neste cenário: o desconhecimento sobre os canais oficiais e a praticidade oferecida pelas soluções terceirizadas.

“A baixa adesão indica que as soluções oferecidas pelo Governo podem não estar totalmente alinhadas com as necessidades dos MEIs ou talvez falte maior assertividade na divulgação e usabilidade, em comparação às alternativas privadas. Por outro lado, muitos desses aplicativos alternativos permitem que o usuário realize tarefas burocráticas de forma automática, muitas vezes com profissionais especializados à disposição para tirar dúvidas”, afirma.

A especialista em contabilidade lembra, por exemplo, que muitos microempreendedores ainda têm dificuldades de realizar a Declaração Anual de Faturamento (DASN) por conta própria, muitas vezes por desconhecer quais informações devem ser apresentadas.

Ainda segundo a pesquisa, 23% dos MEIs não utilizam nenhuma ferramenta digital para a gestão do seu CNPJ, o que indica uma oportunidade para educar e incentivar a adoção de ferramentas digitais que podem simplificar a gestão empresarial.

“Percebemos que os MEIs, em geral, são mais reativos. Ou seja, ainda não veem os serviços de contadores ou ferramentas digitais como uma parceria contínua e estratégica para antecipar desafios e aproveitar oportunidades, procurando esse tipo de serviço apenas em casos emergenciais. Um bom profissional de Contabilidade pode ajudar na melhoria de estratégias de negócios, como ter uma reserva de emergência, e até mesmo aproveitar melhor os benefícios previdenciários do MEI”, reforça Kályta Caetano.

O levantamento “O Corre do MEI em 2024” contou com uma amostra de 5.640 respondentes, alcançando um nível de confiança de 99% e uma margem de erro de 2%.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar