5 dicas para se preparar para vender mais na Black Friday
Empresa de tecnologia dá dicas para empresas aproveitarem o melhor da data e vender ainda mais
Com o maior evento de vendas do ano se aproximando, a data sempre ocorre na última sexta-feira de novembro. Em 2024, essa data será celebrada no dia 29 de novembro. A tradição começou como um dia de grandes liquidações, consolidando-se ao longo das décadas de 1980 e 1990, nos EUA. Atualmente, a Black Friday é sinônimo de multidões buscando ofertas imperdíveis nas lojas americanas. A popularidade do evento se espalhou pelo mundo, chegando ao Brasil em 2010. Dois anos depois, a data ganhou força no país, tornando-se uma das mais lucrativas para o varejo, especialmente no comércio eletrônico, perdendo apenas para o Natal.
Pensando em processos para escalar as vendas, a Framework lança o e-Book "Checklist para a Black Friday", voltado especialmente para executivos C-Level. O guia prático e abrangente tem como objetivo ajudar empresas a se prepararem para os desafios e as oportunidades desta temporada, proporcionando insights estratégicos para aumentar as chances de sucesso e transformar possíveis gargalos em vantagens competitivas.
A idealizadora do e-Book destaca, em comunicado, a importância do preparo estratégico para a Black Friday: “Muitas empresas focam nas ofertas e nos descontos, mas esquecem de otimizar as áreas críticas da experiência do cliente. Nosso objetivo com este guia é garantir que os executivos C-Level estejam munidos das melhores práticas para enfrentar um aumento expressivo de demanda, melhorar o engajamento e reduzir os pontos de atrito, tudo para oferecer uma experiência memorável para o cliente.”
Confira 5 dicas que o especialista preparou, além do link para baixar o e-Book na íntegra:
Tempo de carregamento do site: em dias normais, um site de vendas pode lidar, em média, com três mil visitas, mas, e se na Black Friday esse número subir para 15.000? De acordo com a Kissmetrics, 40% dos visitantes abandonam páginas que levam mais de 3 segundos para carregar, e cada segundo adicional no tempo de carregamento reduz as conversões em 7%. A empresa recomenda: “Para evitar perder vendas, realize testes de carga utilizando ferramentas como GTMetrix e WebPageTest";
Otimização para usuários móveis: segundo dados da Ebit|Nielsen, em 2023, as compras realizadas via dispositivos móveis representaram 51% do total das vendas online no Brasil. Com base nesse dado, fica claro que seu site precisa estar totalmente otimizado para dispositivos móveis. A Framework sugere que seja certificado um design responsivo, com navegação simples, pop-ups otimizados e opções de pagamento amigáveis para dispositivos móveis;
Facilite o processo de checkout: muitas compras na Black Friday são por impulso, e um processo de checkout longo e complicado pode levar ao arrependimento. Como sugestão, a empresa de tecnologia propõe um processo de checkout para convidados, evitando cadastros longos e pop-ups intrusivos.
Ofertas verdadeiras e estoque: com as ofertas decididas antecipadamente, é possível pode lançar as campanhas de marketing, como teasers e e-mails, para gerar antecipação e tráfego. Todos os varejistas estarão lançando ofertas, então você precisará ser criativo e estratégico. A Framework recomenda: “Engaje-se com os fornecedores antecipadamente para garantir que tenha um bom estoque para atender às demandas. Use ferramentas de rastreamento de estoque em tempo real, com o Just in Time (JIT), ou o Ciclo PDCA. Focar no público que mais gasta traz mais retorno. Segundo dados, os millennials representaram 45% do total gasto na Black Friday";
Planeje o frete grátis: segundo o relatório Ecommerce Trends 2024, o frete grátis é o principal determinante para os consumidores na hora de comprar online, tendo sido citado por 74% dos entrevistados. Além disso, um estudo realizado pela Globo, indicou que descontos mais altos e a percepção de “vantagens”, como o frete grátis e entrega rápida são fatores decisivos para compras não planejadas.
Dica bônus:
Recompense clientes fiéis: a Black Friday é uma das melhores épocas para retribuir aos seus clientes fiéis, veja algumas dicas para recompensar os clientes:
Dar acesso exclusivo antecipado às suas ofertas da Black Friday;
Se há um programa de fidelidade ou recompensas, ofereça pontos em dobro ou triplo nas compras da Black Friday;
Ofereça um presente grátis para compras acima de um certo valor. Pode ser
merchandise exclusivo, amostras ou itens personalizados;
Ofereça frete grátis ou até mesmo frete expresso, garantindo que eles recebam seus pedidos rapidamente.
Para garantir todos os passos para se preparar melhor para a BlackFriday, clique aqui.
Sobre a Framework: A Framework Digital é uma empresa líder em transformação digital, dedicada a oferecer soluções inovadoras e personalizadas para empresas de todos os tamanhos em todo o mundo. Fundada em 2009, a Framework Digital conta com mais de 500 colaboradores e impulsiona o sucesso de seus clientes promovendo o avanço da transformação digital em escala global. Para saber mais, clique aqui.
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