Presidente da Fenseg afirma que bônus são benefícios individuais
Os bônus em apólices de seguro auto são condições mais vantajosas que os segurados têm ao usar menos ou não acionar o seguro ao longo do período de vigência
A Superintendência de Seguros Privados (Susep) suspendeu, na segunda-feira (5), a aplicação dos novos critérios dos bônus nos seguros automotivos, que haviam entrado em vigor no último sábado (3). A suspensão veio a pedido da Fenacor, a federação dos corretores, que alegou que as mudanças poderiam causar efeitos negativos ao mercado. Procurados, Susep e Fenacor não responderam o pedido de entrevista para esclarecer o assunto, uma vez que já divulgaram cartas públicas.
O presidente da Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg), Antonio Trindade, esclarece que as mudanças têm a proposta principal de coibir fraudes na concessão da bonificação. Em carta à Fenacor (enviada antes da publicação da medida cautelar da Susep), a FenSeg convocou corretores para aprimorar as normas, mas o pedido à Susep já tinha sido feito e foi aceito e as medidas que entraram em vigor em 5 de agosto foram suspensas.
Diante disso, Trindade se mostra totalmente disposto a esclarecer o tema e retomar a comunicação com Fenacor e Susep para que o benefício ao consumidor volte a valor. “Trata-se de um benefício do consumidor. É um estímulo positivo para os bons motoristas e queremos que mais gente tenha bônus para que os acidentes se reduzam”, comentou. “Estamos abertos para fazer melhorias e estamos abertos para conversar sobre o tema e avançar no seguro de automóvel”.
Em resumo, os bônus em apólices de seguro auto são condições mais vantajosas que os segurados têm ao usar menos ou não acionar o seguro ao longo do período de vigência. Os clientes são classificados de acordo com estes critérios, e podem ter descontos ao renovar as apólices. Segundo Trindade, os ajustes foram motivados por sugestões trazidas pela equipe comercial e também fruto de denúncias recebidas de corretores sobre uma , “fabricação de bônus”.
Trindade destaca que um dos principais aspectos das alterações das regras foi manter o caráter pessoal e intransferível do bônus, valorizando seu comportamento positivo e melhorando suas condições de seguro. Para exemplificar a situação, compara a obtenção de bônus ao ganho de milhas em companhias aéreas: “Se você tem milhas na companhia aérea A, você não consegue transferir a milha para a companhia aérea B e vice-versa; ou você usa lá ou você não usa. No nosso caso aqui, você leva o seu bônus. [As] seguradoras de automóvel valorizam os clientes e mobilizam ainda mais aqueles que têm um bom histórico de comportamento de sinistros”.
O presidente da FenSeg diz que a decisão da Susep é “uma ordem para ser cumprida”, mas reafirma a convicção de que as mudanças oferecem inúmeros benefícios. “Posso resumir essas mudanças em seis pontos. A primeira é simplificar e personalizar os critérios de bônus, eliminar dúvidas, reduzir tempo e custo operacional, agilizar a emissão das apólices e, sobretudo, inviabilizar o uso indevido do bônus”, explica Trindade.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário