Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Demanda crescente: Cibersegurança é uma das especialidades mais buscadas no mercado de trabalho, segundo LinkedIn

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Gabriel Chilio Jordão
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

pixabay pixabay

Co-CEO da ISH Tecnologia analisa o crescimento do setor e oferece dicas cruciais para profissionais se destacarem

O mercado de trabalho reflete a rápida evolução das ferramentas tecnológicas e a digitalização de processos. Em meio à explosão de dados na última década, a segurança digital tornou-se essencial para empresas de todos os portes e setores. Um levantamento recente do LinkedIn revela que entre os 25 cargos com crescimento mais acelerado nos últimos cinco anos, as profissões de Analista de Privacidade e Analista de Cibersegurança figuram na primeira e segunda posição, respectivamente.

Para Allan Costa, Co-CEO da ISH Tecnologia, principal referência nacional em cibersegurança, isso reforça a movimentação das companhias. “Seja pelas novas normas de regulamentação, ou pelo preocupante número de ataques noticiados no dia a dia, o cuidado com o manuseio e a segurança dos dados empresariais nunca foi tão alto – profissionais qualificados dificilmente ficarão muito tempo em busca de uma vaga.”

Segundo o instituto (ISC)², o Brasil possui uma defasagem de 441 mil profissionais de segurança cibernética. O estudo sugere que essa força de trabalho precisa crescer 65% para conseguir proteger as empresas do mundo. Para suprir esta demanda, a ISH criou o ISH Academy, programa que já formou duas turmas, com taxa de sucesso de 80%.

O levantamento do Linkedin aponta também, que São Paulo e Brasília são as duas cidades brasileiras que mais demandam esse tipo de profissional. “Isso ajuda a ilustrar o aquecimento de setor, que é altamente visado no maior centro financeiro da América Latina, bem como em nossa capital política. Ou seja, empresas de diferentes portes e órgãos governamentais necessitam deste perfil de profissional, indispensável no ecossistema de hoje”, analisa Costa.

A proliferação de ferramentas de Inteligência Artificial, assim como um crescimento na automação de tarefas e maquinário, cria em igual medida oportunidades e desafios para o setor. “Conforme permitido pela evolução tecnológica, a complexidade dos ataques disparados por criminosos também aumenta. Ao mesmo tempo em que isso representa a necessidade por essa mão de obra, em qualidade e quantidade, também permite usos inovadores que empresas e usuários podem utilizar para obterem diferenciais de mercado”, diz Costa.

No ranking, também podem ser encontrados cargos como Engenheiro de Segurança e Analista de Suporte de TI.

O Co-CEO da ISH destaca dicas para que os profissionais interessados na área de cibersegurança se destaquem na carreira:

- Conhecimento técnico profundo - Aprofundar o conhecimento técnico é fundamental para entender as complexidades dos sistemas e das ameaças, permitindo a implementação de medidas eficazes de segurança cibernética;

- Habilidades de análise e resolução de problemas - A capacidade de análise aguçada e resolução de problemas rápidas são cruciais para identificar, mitigar e prevenir incidentes de segurança, protegendo ativos críticos da organização;

- Compreensão de políticas e conformidade - Uma sólida compreensão das políticas de segurança e regulamentações como LGPD e GDPR é essencial para garantir que a organização opere em conformidade, protegendo dados sensíveis e evitando consequências legais;

- Habilidades de comunicação eficazes - A capacidade de comunicar claramente informações de segurança é vital para garantir uma compreensão abrangente de ameaças e soluções, promovendo uma cultura organizacional de conscientização e prevenção;

- Atitude ética e consciência de segurança - Uma postura ética e a promoção da conscientização de segurança são essenciais para manter a integridade dos sistemas e a confiança dos usuários, construindo uma cultura organizacional resiliente e protegida contra ameaças;

“Para crescimento na carreira de segurança da informação é imprescindível combinar conhecimento técnico com habilidades interpessoais e estratégicas, refletindo a natureza multifacetada do trabalho em cibersegurança. Desenvolver essas competências ajudará a fortalecer a postura de segurança de uma organização e a enfrentar os desafios em constante evolução no cenário de ameaças digitais”, conclui Costa.

Sobre a ISH

A ISH Tecnologia, empresa do grupo ISH Tech, foi fundada em 1996, e é uma empresa líder nos segmentos de cibersegurança, infraestrutura crítica e nuvens blindadas. Ocupa a 22ª posição no ranking das 250 principais provedoras de serviços de segurança gerenciados do mundo, publicado pela MSSP Alert. Com mais de 900 colaboradores e uma carteira de mais de 600 clientes de todos os setores da economia, atende cerca de 20% das 1000 maiores além de mais de 400 empresas de médio porte e órgãos públicos. A matriz fica em Vitória (ES), e a empresa mantém filiais em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Goiânia e Pernambuco e subsidiária nos EUA.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar