Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

5 dicas de design para posicionar sua marca no mercado

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Beatriz Ribeiro
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Crédito Divulgação Crédito Divulgação

64% dos brasileiros não são fiéis a marcas específicas e o design funciona como ferramentas para fidelizar clientes

Segundo um estudo realizado pelo Google neste ano, 64% dos brasileiros não são fiéis a marcas específicas. O dado pode parecer negativo em um primeiro momento, porém, ele se mostra como uma oportunidade para que os negócios criem laços mais fortes com os seus clientes. Assim, o posicionamento de marca é o principal cartão de visita para que o mercado conheça uma empresa, considerando que essa ação é capaz de ligar ela aos clientes, tendo impacto significativo no faturamento.

Neste sentido, o design é uma das áreas protagonistas na criação e consolidação da identidade de um negócio e, consequentemente, molda a percepção do público acerca dela. Um dos exemplos de como o design tem um papel fundamental nas marcas pode ser observado através do novo logo da Johnson & Johnson, que após 135 anos, abandonou o tradicional estilo cursivo da letra, em setembro deste ano. Em comunicado, a empresa afirmou que a nova identidade moderna "transmite uma sensação de inesperado e de humanidade".

Recentemente o Itaú Unibanco também passou por um rebranding que foi assunto nas principais redes sociais. O laranja, que já vinha fazendo parte do branding da marca desde os anos 90, se tornou a cor principal do novo logo, que visa condensar a evolução da marca, por meio de uma rápida conexão visual.

Para ajudar as empresas que querem investir no posicionamento de marca, Vanessa Queiroz, Diretora da ABEDESIGN e sócia-fundadora do Estúdio Colletivo, escritório independente e multidisciplinar de design e comunicação, lista as cinco principais vantagens que o trabalho de posicionamento traz para uma marca.

1- Consistência e frequência

Após a criação da identidade visual da marca, é necessário mantê-la ativa ao longo do tempo para estabelecer uma conexão duradoura com o público consumidor. Portanto, é importante que a logotipo, a paleta de cores e outros elementos sinônimos da marca estejam bem definidos e sejam trabalhados repetidamente na comunicação e em todos os pontos de contato com os clientes, de forma a fortalecer a percepção e a familiaridade. Isso contribui para uma presença de marca sólida e duradoura.

2- Humanizar a marca

Em um mundo digitalizado, a humanização da marca configura-se como uma estratégia valiosa para fortalecer o laço entre a empresa e o público. Para isso, a utilização de fotografias originais, ilustrações e outros conteúdos que contem histórias que contenham as mensagens-chave do negócio são ótimos caminhos para estabelecer conexão genuína com o público.

3- Embalagem

Se o seu negócio disponibiliza um produto no mercado, seja ele qual for, pense em uma embalagem interessante, para além de seu propósito de proteger o item vendido. O ponto aqui é que a embalagem, em muitas ocasiões, será a primeira impressão que o cliente terá do seu negócio. Logo, é indispensável que ela tenha um design alinhado com a identidade visual, comunique os valores da empresa, diferencie o produto dos concorrentes e, ainda, tenha uma utilidade funcional, seja pela facilidade de manuseio ou até mesmo o armazenamento.

4- Experiência do usuário

O design tem suas aplicabilidades para além do visual. Uma delas é a otimização da usabilidade de sites, aplicativos e outras mídias digitais, considerando que o tempo na frente das telas é cada vez maior. Por isso, a experiência do usuário em determinada mídia digital deve ser bem pensada, com navegação intuitiva e ágil, a fim de conquistar e fidelizar clientes.

5- Experiência do cliente

A experiência do cliente pode ser o foco do branding da marca. Por isso, pesquise e entenda como o seu público interage com a sua marca em todos os pontos de contato, de maneira a torná-los uma extensão da sua marca, seja adequando um ponto físico à identidade visual da marca, pensando na criação de experiências ou personalizando o atendimento ao cliente. Esse conjunto de abordagens contribui para a construção de uma marca que vai além dos elementos visuais, incorporando valores, sentimentos e interações.

Sobre o Colletivo

Há 20 anos no mercado, o Colletivo está entre os principais estúdios de design e comunicação do país, sendo referência na integração entre pesquisa, estratégia, tecnologia e design junto a marcas brasileiras, globais e startups, em projetos multifacetados. Evidenciando a brasilidade, a irreverência e a experimentação em seus trabalhos nacionais e internacionais, a empresa conta com grandes nomes no portfólio, como Gold&Ko, Colorado, Matilha, Bohemia e Torra, além de Nike, Pepsi, Netflix e Spotify.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar