Brasil,

Como a inteligência artificial está revolucionando a educação nas empresas?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Júlia Mariano
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

pixabay pixabay

Executivos comentam sobre a evolução da tecnologia no setor; Estimativa do WEF sobre o impacto econômico das IAs até 2040 é de US$ 4,4 trilhões

A inteligência artificial está ganhando mais espaço nas esferas da sociedade. É válido refletir sobre como muitas empresas estão investindo na tecnologia para otimizar tarefas operacionais e promover capacitação, seja com alunos ou colaboradores. Segundo relatório Global Education Outlook 2024, da HolonIQ, Brasil e México representam 60% das startups mais promissoras da América Latina quando o assunto é aliar tecnologias emergentes à educação. Além disso, o World Economic Forum estima que, até 2040, o impacto econômico das IAs pode chegar a US$ 4,4 trilhões.

Quais são os principais avanços que a inteligência artificial pode desempenhar na educação? O cenário brasileiro está preparado para acolher a tecnologia no setor? Três executivos apresentam reflexões sobre o assunto. Confira!

1. Inteligência artificial e WhatsApp ajudam a tornar o conhecimento acessível nas organizações

Jan Krutzinna, CEO da ChatClass, comenta que a educação corporativa no Brasil pode ser mais eficiente com o uso do WhatsApp para promover cursos e treinamentos, visto que o aplicativo já está presente nos celulares e os usuários sabem usá-lo. Aliado a isso, a inteligência artificial entra para dar mais qualidade e personalização ao conteúdo apresentado aos colaboradores, aumentando o engajamento. “Atualmente, o WhatsApp está presente em 99% dos smartphones brasileiros, de acordo com o Opinion Box. Por que não pensar nessa mídia em conjunto com a inteligência artificial para transformar a educação corporativa no Brasil?”, comenta o executivo.

Com a missão de democratizar a educação de qualidade e otimizar os processos operacionais das organizações por meio do WhatsApp, a ChatClass é a startup pioneira em educação conversacional com uso de inteligência artificial. Sediada em São Paulo, foi fundada em 2014 pelo cientista da computação alemão Jan Krutzinna. Além do ensino de inglês, a startup apresenta soluções para promover treinamentos internos, trilhas de aprendizado, pesquisas e-NPS e pílulas de conhecimento para aumentar o engajamento e fortalecer a comunicação das empresas com os colaboradores - ferramentas como essas estarão em destaque durante o ano.

2. Inteligência artificial como ferramenta de busca que otimiza tempo e serve como apoio de forma direcionada

Segundo Heitor Cunha, CEO e fundador da CodeBit, empresa de tecnologia com foco no terceiro setor que possui a competência de Educação da AWS (Amazon Web Services), apesar de ser mais recente, as pessoas vêm tendo um contato maior com IA generativa, e no horizonte da educação, percebem-se muitas brincadeiras sobre realização de trabalhos acadêmicos por meio de inteligência artificial. O CEO destaca que a IA possui uma grande capacidade de ler inúmeros conteúdos, e responde com algo que não necessariamente é verdadeiro ou falso, já que não substitui um rigor acadêmico, por exemplo. Essa ferramenta pode auxiliar em pesquisas, estudos e funciona como um filtro, que facilita na busca de temas de forma direcionada.

“Eu vejo a inteligência artificial em termos de educação como uma ferramenta que vai ajudar a pegar um cenário muito macro e diminuir um pouco, uma espécie de funil que vai facilitar com que as pessoas busquem o assunto de maneira mais direcionada. Em termos de técnica, dúvidas sobre temas específicos e complexos sobre determinadas matérias acadêmicas, ainda temos um bom caminho pela frente para disseminar e acessar as informações de forma mais rápida. O desafio ainda vai continuar na linha de ensinar cidadãos, ensinar a serem pessoas mais éticas e tudo mais que a tecnologia ainda não consegue, mas só de a gente ter umas ferramentas mais rápidas e ágeis para conseguir sanar as dúvidas, já é um caminho muito interessante.

3. Inteligência artificial na educação corporativa ajuda a gerar resultados de engajamento ainda mais assertivos

Para Fábio Falcão, CEO da IARIS, startup especializada em aplicações de inteligência artificial, as diferentes ferramentas tecnológicas na vertente da IA para a educação corporativa chegam para agregar cada vez mais as transformações que vivemos na atualidade. A tecnologia soma-se às organizações e profissionais que buscam destaque e crescimento no mercado.

“A inteligência artificial para a educação corporativa veio para tornar o aprendizado mais assertivo e efetivo. A certificação de trilhas de conhecimento, por exemplo, garante que o profissional obtenha o aproveitamento do conteúdo que lhe foi disponibilizado, ampliando a qualidade da formação realizada”, finaliza Falcão.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar