Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Chegada do carnaval serve de alerta ao consumidor para evitar problemas durante a folia

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Naves Coelho Comunicação
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

pixabay pixabay

O carnaval é uma das datas mais aguardadas do calendário brasileiro. É o momento em que muitas pessoas fazem questão de viajar para curtir os quatro dias de festa fora de casa. Seja na praia, numa cidade histórica ou num lugar mais tranquilo, o planejamento costuma trabalhar com otimismo, isto é, com a certeza de que a viagem, a hospedagem e até mesmo os passaportes da folia não venham com nenhum contratempo.

Mas, em se tratando de alta temporada, são maiores as chances de algo dar errado. Deparar com o voo cancelado, a bagagem extraviada ou a reserva no hotel perdida são apenas alguns dos problemas que podem afetar qualquer pessoa nessa época do ano. Talita do Monte, advogada da BLJ Direito & Negócios, tranquiliza os turistas. Segundo ela, o alerta não é para evitar viajar neste período, mas saber se proteger diante de algum transtorno inesperado.

“É um período tumultuado, mas, a despeito dos riscos, os turistas devem saber que estão amparados pelo Código de Defesa do Consumidor [CDC]. Se ele se sentir lesado por algum serviço contratado para sua viagem, é importante recorrer aos órgãos legais para não ficar no prejuízo”, afirma. As desilusões durante o trajeto ou a hospedagem, por exemplo, são passíveis de estorno dos valores contratados.

Um dos trechos que Talita menciona é o Art. 20 do CDC. Através dele, fica estabelecido que os fornecedores de serviços respondem pelos problemas de qualidade que prejudiquem o consumo ou que diminuam seu valor. Isso, segundo a jurista, inclui os problemas que afetam o turista durante sua viagem.

“É importante dizer que o turista desembolsa quantias nem sempre pequenas com a finalidade de receber um produto ou serviço que atenda às suas expectativas. Então quando a qualidade fica comprometida pelo prestador, ele passa a ter responsabilidade sobre esse problema”, esclarece a advogada da BLJ.

Restituição

Em se tratando do feriado de carnaval, com data de ida e volta pré-estabelecida e num intervalo curto, a resposta do fornecedor nem sempre terá o imediatismo esperado pelo consumidor. Talita esclarece que, nestes casos, o turista pode optar por uma nova execução do serviço sem custo adicional, a restituição imediata da quantia paga, sem prejuízo de eventuais perdas e danos, ou o abatimento proporcional do preço.

“Antes de fechar a reserva de um hotel, por exemplo, o turista costuma pesquisar sobre sua estrutura, os serviços inclusos e o valor da diária. Mas se ele depara com condições bem diferentes do que foi apresentado no ato da reserva, ele pode reivindicar o acesso àquilo que foi tratado inicialmente com o estabelecimento. E claro: tratar de documentar de todas as maneiras possíveis para comprovar que houve prejuízo em relação ao serviço contratado”, pontua a advogada.

A jurista da BLJ recomenda procurar um escritório especializado para os casos em que não houver aceite do prestador de serviço. “O melhor caminho, no momento do conflito, é tentar uma solução sem abrir mão das garantias dadas ao consumidor. Porém, esgotada essa tentativa, vale recorrer à justiça a fim de alcançar os direitos legais. A relação com os turistas, ainda que seja na alta temporada, jamais pode ser abusiva, e é importante que o estabelecimento tenha muita clareza disso”, conclui.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar