Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

O poder transformador dos dados e da IA: como as empresas utilizam essas ferramentas no dia a dia

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fabíola Rocha
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Freepik Freepik

Organizações se unem à tecnologia para impulsionar diversas áreas, visando não apenas eficiência e personalização, mas também novos horizontes

A utilização de dados e inteligência artificial (IA) tornou-se um catalisador para o crescimento e a inovação. Empresas em todo o mundo estão adotando estratégias robustas para aproveitar ao máximo essas ferramentas, não apenas para otimizar operações, mas também para impulsionar a tomada de decisões e oferecer produtos e serviços mais personalizados.

Um dos benefícios destacados dos dados e do uso da inteligência artificial nas empresas consiste em auxiliar na visualização e criação de novas oportunidades de negócios. É imperativo que as empresas compreendam profundamente a importância de investir nesse campo para manter sua competitividade no mercado, defende Joel Backschat, CIO da multinacional brasileira FCamara, ecossistema de tecnologia e inovação que potencializa o futuro dos negócios.

“As transformações tecnológicas não apenas resultam no surgimento de novos canais de vendas, mas também ampliam o horizonte de atuação dos gestores, prometem melhorias no desempenho, na resolução ágil de problemas e no acesso rápido a informações e insights baseados em dados. Ao entender como é possível usar novos recursos, as estratégias se adaptam e seguem caminhos antes inimagináveis”, explica o executivo.

De acordo com o Bard, plataforma de IA Generativa do Google, o mercado global de Inteligência Artificial tem projeção de crescimento de 190 bilhões de dólares em 2024. Além disso, um estudo recente conduzido pela IBM revelou que 41% das empresas no Brasil já implementaram ativamente a inteligência artificial em alguns setores – mesmo que sua aplicabilidade varie ao longo de toda a cadeia de negócios e geração de valor.

No campo da saúde, por exemplo, a análise preditiva de dados alimenta diagnósticos mais precisos e personalizados, aprimorando a eficácia dos tratamentos. No setor financeiro, algoritmos avançados impulsionam a segurança e otimizam as estratégias de investimento. Já no varejo, a personalização impulsionada por IA proporciona experiências de compra mais envolventes.

“Cada unidade de negócio da FCamara utiliza a inteligência artificial de um jeito. Essa versatilidade gera muito valor em uma companhia, colocando-a em papel de destaque e relevância dentro do mercado de tecnologia e inovação, capacitando as parceiras para lidarem com todo tipo de aplicabilidade da ferramenta”, continua Joel.

Joel Backschat defende que a personalização se tornou uma prioridade para muitas empresas. Ao empregar algoritmos de IA, as organizações podem criar experiências mais individualizadas para seus clientes. Desde recomendações de produtos até campanhas de marketing direcionadas, a capacidade de entender e antecipar as preferências tem se tornado uma vantagem competitiva determinante.

“A segurança da informação é outra área em que a IA se destaca. A detecção de padrões e comportamentos suspeitos em tempo real tornou-se fundamental para prevenir e responder a ameaças cibernéticas. As empresas estão investindo em soluções de segurança baseadas em IA para proteger seus ativos digitais e garantir a confiança de seus usuários”, pontua o executivo.

A automação de processos também está no centro das iniciativas de transformação digital. Empresas estão utilizando IA para automatizar tarefas repetitivas e de baixo valor agregado, permitindo que funcionários se concentrem em atividades mais estratégicas e criativas. Isso não apenas aumenta a eficiência operacional, mas também contribui para a satisfação e engajamento dos colaboradores.

Para Joel, empresas que abraçam de forma estratégica essas capacidades emergentes estão moldando um novo padrão para a excelência operacional. “O uso inteligente da IA no cotidiano empresarial redefine a maneira como as organizações respondem aos desafios e oportunidades, construindo um futuro mais resiliente e adaptável”, conclui.

Sobre a FCamara

A FCamara, multinacional brasileira, é um ecossistema de tecnologia e inovação que potencializa o futuro de negócios integrando visão estratégica com execução inteligente, lado a lado com seus clientes, para proporcionar experiências transformadoras. Com um time altamente especializado, o grupo atua em Transformação Digital, E-commerce & Marketplace, Inovação, Cloud & Cibersegurança, Open Finance & Open Insurance, Data & Analytics e Marketing Digital, junto aos principais players de varejo, saúde, seguros, mercado financeiro, indústria e outros segmentos. Foi eleita 5 vezes a Melhor Empresa na categoria de serviços de e-commerce pela ABComm, reconhecida na categoria Transformação pelo ISG Paragon Awards, líder no quadrante Agile Application Development Projects, no estudo ISG Provider Lens™ Next Gen ADM Services. A empresa também é líder em soluções digitais, considerada a maior empresa de serviços para e-commerce da América Latina. Hoje, o grupo conta com operações no Brasil, Europa e Reino Unido, e mais de 1.000 empresas atendidas em sua história.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar