Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Como a manutenção inteligente impacta o desenvolvimento do setor com a nova política industrial do Brasil

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ana Laura Aiko No
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Como a manutenção inteligente impacta o desenvolvimento do setor com a nova política industrial do Brasil

Por Gabriel Pavão

Com a chegada de 2024, o futuro do setor industrial vem tomando novos rumos. No início deste ano, o Governo Federal anunciou a mais recente política industrial do país, nomeada como “Nova Indústria Brasil”, com previsão de R$ 300 bilhões em financiamentos para o setor até 2026. O principal objetivo, com a implementação da medida, é impulsionar o desenvolvimento de um dos principais setores responsáveis pela economia nacional e transformar o Estado no grande indutor deste avanço.

Para se ter uma ideia do papel desempenhado pela indústria para a economia brasileira, segundo dados do IBGE, o segmento foi responsável por 26,3% do PIB brasileiro no ano de 2022, o que equivale a um montante de quase R$ 2,7 trilhões.

Diante desse contexto, é imprescindível analisar o impacto das inovações tecnológicas, em especial da manutenção inteligente, na transformação e no crescimento contínuo da indústria brasileira, bem como os desafios e as tendências que devem permear o setor nos próximos meses.

Um panorama sobre a manutenção inteligente

Nos últimos anos, a manutenção inteligente tem evoluído de forma significativa, impulsionada, sobretudo, pela convergência de tecnologias de ponta, incluindo Inteligência Artificial, Internet das Coisas, Realidade Aumentada e análise de dados preditiva, e pela necessidade das empresas de otimizarem seus processos e reduzirem custos operacionais.

Nesse sentido, a implementação da nova política industrial do Brasil cria um ambiente propício para a expansão e consolidação da manutenção inteligente como uma prática essencial para o desenvolvimento sustentável da indústria nacional. Com investimentos em tecnologias emergentes as empresas poderão modernizar seus processos de manutenção, aumentar sua competitividade no mercado global e contribuir para a construção de uma economia mais eficiente e sustentável.

Entretanto, é importante ressaltar que o sucesso da implementação da manutenção inteligente no contexto da nova política industrial do Brasil dependerá não apenas dos recursos financeiros disponibilizados, mas também da resiliência das empresas para driblar os desafios existentes no setor.

Desafios da manutenção inteligente na indústria brasileira

Entre os obstáculos que permeiam a indústria atualmente, destaca-se à falta de capacitação de profissionais voltada à manutenção inteligente. A escassez de mão de obra qualificada emerge como um desafio significativo para as empresas que almejam adotar práticas avançadas de gestão de ativos. O déficit de profissionais especializados não apenas compromete a eficiência operacional, mas também expõe as organizações a vulnerabilidades associadas a falhas imprevistas nos processos produtivos.

Além da escassez de mão de obra especializada, o alto custo financeiro associado ao treinamento em tecnologias emergentes adiciona uma camada de complexidade aos desafios enfrentados pela indústria. A rápida evolução das ferramentas e metodologias utilizadas na manutenção inteligente demanda investimentos substanciais em programas de capacitação. Empresas que buscam implementar este tipo de prática confrontam o dilema entre a necessidade de atualização constante de suas equipes e as realidades financeiras da conjuntura empresarial.

Neste contexto, as empresas enfrentam a necessidade de elaborar estratégias assertivas para atrair e reter talentos qualificados e investir em treinamento sobre tecnologias emergentes, além de metodologias e novas estratégias de manutenção, fomentando uma abordagem proativa no que se refere à capacitação e formação de profissionais aptos a lidar com as exigências deste mercado.

Os benefícios da manutenção inteligente para o segmento industrial

Anteriormente, a manutenção industrial era predominantemente reativa, onde as empresas só intervinham após a ocorrência de falhas nos equipamentos. No entanto, essa abordagem custosa e muitas vezes ineficaz está sendo rapidamente substituída pela manutenção inteligente, que se baseia em dados e análises para prever tendências de desgaste nos equipamentos, permitindo intervenções proativas antes que ocorram falhas.

Diante disto, os benefícios da manutenção inteligente são vastos e tangíveis. De acordo com um estudo da Aberdeen Group, as empresas que utilizam a manutenção preditiva podem reduzir os custos de manutenção em até 30%. O estudo também constatou que as empresas que utilizam este modelo podem melhorar a confiabilidade dos equipamentos em até 20% e aumentar a segurança operacional em até 15%, tornando-o fundamental não só para a otimização dos processos, mas também para a redução do tempo de inatividade e o aumento da eficiência operacional.

Com a implementação da "Nova Indústria Brasil", a manutenção inteligente se torna ainda mais essencial. As metas propostas, incluindo o fortalecimento das cadeias agroindustriais, a transformação digital e a descarbonização, alinham-se perfeitamente aos objetivos da manutenção inteligente em modernizar e tornar mais eficiente a infraestrutura industrial do país.

Além disto, a integração da Inteligência Artificial e da Internet das Coisas na manutenção inteligente é uma prova de como a inovação tecnológica está impulsionando o setor. A automação de tarefas, a identificação precoce de problemas e a otimização de recursos são apenas algumas das maneiras pelas quais essas tecnologias estão revolucionando a forma como a manutenção é realizada.

À medida que se olha para o futuro, as expectativas para a evolução da manutenção inteligente são altamente positivas. A adoção crescente de tecnologias emergentes e práticas sustentáveis ​​está pavimentando o caminho para um setor industrial mais resiliente, eficiente e orientado para o futuro.

Desta forma, a manutenção inteligente não é apenas uma opção, mas sim um pilar fundamental para o desenvolvimento do setor. Com o apoio da nova política industrial e o compromisso das empresas com a inovação e a sustentabilidade, é possível vislumbrar um futuro de excelência para a indústria, impulsionado, principalmente, pelo avanço tecnológico.

Gabriel Pavão é Co-founder e Head of partnerships da Fracttal Brasil, startup que está revolucionando a manutenção e a gestão de ativos por meio de tecnologia de ponta.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar