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Black Friday 2023 foi marcada pela diluição das vendas ao longo do mês de novembro, aponta relatório

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Erica Charkani Celestini
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Levantamento da Wake indica ainda que modalidades por PIX e débito em conta cresceram em comparação com 2022; Whatsapp foi o canal de atendimento mais usado e setor automotivo obteve o maior índice de tentativa de fraudes

O cenário da Black Friday 2023 no Brasil foi marcado, principalmente, pela diluição das vendas ao longo de todo o mês de novembro, e não mais como de costume com a grande concentração das compras ocorrendo somente em um dia, segundo relatório realizado pela empresa de tecnologia Wake.

O aumento de cadastros nos e-commerces, nas duas semanas que antecedem a Black Friday, foi um grande indicador de que os brasileiros e varejistas estavam se preparando para o mês todo. O e-commerce brasileiro registrou, durante o fim de semana mais famoso de novembro, um faturamento de R$ 5,2 bilhões e atingiu um total de 8,2 milhões de pedidos. O ticket médio foi de R$ 639,47 – 2,1% a mais do que em 2022.

Diante de tantas promoções, ofertas imperdíveis, e preços baixos, o período também ficou marcado pelas tentativas de fraude, porém com queda em relação a 2022. Em 2023, foram identificadas 35,4 mil tentativas de ações fraudulentas, representando em valores, aproximadamente R$ 49,1 milhões. Esse valor é cerca de 36% a menos na comparação com o ano anterior. O setor automotivo ficou em primeiro lugar nas tentativas, seguido dos setores de ferramentas e bebidas.

“A Black Friday de 2023 foi um importante reflexo de novas estratégias do mercado de varejo, que reflete, também, no comportamento de consumo dos brasileiros. Percebemos, cada vez mais, uma diluição das promoções durante o mês, e menos foco na sexta-feira, especificamente. Temos os canais digitais e as plataformas de e-commerce liderando as vendas dos produtos, o que reforça cada vez mais a digitalização do comércio eletrônico e, por outro, temos consumidores mais atentos às fraudes e golpes que acontecem de forma constante no período, pesquisando e se informando cada vez mais”, explica Mariana Tahan, Diretora de Marketing da Wake.

Vendas

Segundo o relatório, os produtos mais vendidos na Black Friday de 2023 foram os eletrodomésticos (20,6%). Eletrônicos (15,2%) e telefonia (11,7%), sendo que 64% das vendas foram por meio de dispositivos móveis e 36% por desktop, número que não se alterou quando comparado com o ano passado. “A crescente preferência por compras através de dispositivos móveis em comparação com desktops reflete a conveniência e mobilidade oferecidas por smartphones e tablets”, reforça Mariana.

Métodos de pagamento

O levantamento da Wake apontou ainda que, o método de pagamento mais utilizado foi o cartão de crédito (64,7%), um crescimento de 5,6% com relação a 2022. Em seguida, aparecem PIX (22,3%), boleto bancário (12,6%) seguido em último por transferências bancárias, carteira digital e débito em conta (com menos de 1%).

Regionalização

Com relação à regionalização das compras, a região Sudeste liderou com o maior volume de vendas nesta Black Friday (60%). Em seguida, aparecem Sul (20%), Nordeste (13%), Centro-Oeste (7%) e Norte (2%).

“Os dados do relatório mostram a realidade de um consumidor que está cada vez mais preparado para pagar à vista, uma vez que muitas plataformas de e-commerce aproveitam para fornecer descontos para modalidade de pagamento via PIX, impulsionando cada vez mais o comércio eletrônico e tornando os produtos mais acessíveis para os consumidores”, finaliza Tahan.

Dados de atendimento

No que se refere ao atendimento, o WhatsApp foi o meio mais acionado pelos consumidores, com 88%, seguido pelo chat dos sites, com 11%.

O levantamento foi feito pela Wake, empresa do grupo LWSA em parceria com a Vindi, Octadesk, ClearSale e Confi.Neotrust, entre os dias 28 de outubro a 24 de novembro de 2023, a partir dos dados de uma base de mais de 2.500 empresas.

Sobre a Wake

A Wake é uma empresa de tecnologia da LWSA (antiga Locaweb) que oferece soluções digitais para o varejo e a indústria, com foco em atender negócios de médio e grande porte. A Wake é capaz de construir e gerenciar digitalmente toda a jornada de consumo, de ponta a ponta, desde a atração até a fidelização do cliente, passando pela conversão e transação. Com DNA de inteligência artificial, esse serviço é feito por meio de três verticais que se conectam entre si: desenvolvimento de infraestrutura para lojas virtuais (Wake Commerce); análise de comportamento para aprimorar a experiência do cliente (Wake Experience); e conexão de marcas com influenciadores digitais (Squid by Wake).


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