Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Gestão de riscos cibernéticos é foco de serviços oferecidos a empresas pela Zurich

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Cláudio Sá
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Andressa Meireles, superintendente de Engenharia de Riscos da Seguradora Zurich Andressa Meireles, superintendente de Engenharia de Riscos da Seguradora Zurich

Opções vão de consultoria especializada à apoio para transferência de riscos ao mercado; serviços integram a Zurich Resilience Solutions (ZRS), solução de engenharia de riscos da seguradora com foco em prevenção

O avanço da tecnologia para o dia a dia das empresas trouxe um novo ponto de atenção para a gestão para administradores: o risco cibernético. Estudo da Associação Brasileira das Companhias Abertas (Abrasca), em conjunto com o The Security Design Lab (SDL) entre maio e agosto deste ano, concluiu que 42% das empresas não têm um plano de resposta a incidentes de cibersegurança, 65% não orientam a equipe para lidar e responder a incidentes de cibersegurança e 73% não possuem mecanismos de controle de acesso para sistemas em ambientes OT (Tecnologia Operacional) e ICS (Sistemas de Controle Industrial).

A pesquisa é o primeiro estudo do Brasil a avaliar a maturidade de 109 companhias listadas na B3 (B3SA3), envolvendo setores como o do agronegócio, educação, energia, engenharia, financeiro, indústria, óleo & gás, saúde, serviços, tecnologia, telecomunicações e varejo.

Diante deste cenário e com foco em oferecer soluções completas, que vão além do seguro e buscam incentivar os clientes a investirem na gestão completa (e mais efetiva) da segurança da informação, a Seguradora Zurich disponibiliza um conjunto de serviços cibernéticos através da Zurich Resilience Solutions (ZRS), solução de engenharia de riscos focada em prevenção.

Segundo Tiago Santana, gerente do time de Engenharia de Riscos da seguradora, são dois serviços principais oferecidos na ZRS. O primeiro é um serviço de consultoria especializada para avaliação da maturidade de gestão de risco cibernético das empresas.

“Avaliamos 23 fatores de riscos, com mais de 250 itens de checagem, e a partir disso é possível fazer uma análise quantitativa e qualitativa da gestão da segurança da informação das empresas que vai da insuficiência à excelência”, descreve o executivo. “O produto final traz benchmark, evolução (caso ele já tenha contratado o serviço antes), bem como recomendações de melhorias, com uma previsão dos novos cenários de classificação caso elas sejam implementadas. Se o cliente desejar, ainda podemos criar um planejamento para a implantação das recomendações, com investimentos e prazos”, completa.

Já o segundo serviço é voltado especificamente para as empresas que desejam contratar um seguro cibernético, mas estão encontrando dificuldades para fazer a colocação do risco nas seguradoras pela insuficiência na gestão da segurança da informação. “É um serviço semelhante ao anterior, mas mais focado em uma análise e recomendação do que a empresa precisa melhorar para tornar seu risco aceitável ao mercado”, pontua Tiago.

Segundo o executivo, a Zurich também oferece outros serviços como treinamentos em segurança da informação e apoio à construção de planos de resposta a incidentes. Todas as soluções estão disponíveis para empresas que necessitam de consultoria especializada, independentemente de serem clientes da Zurich.

“Nossos serviços fornecem uma visão global das exposições e contribuem para a evolução da maturidade da segurança cibernética das empresas”, pontua Tiago. “Ele pode ser contratado dentro ou fora das apólices, e fornece às empresas as condições necessárias não só para ter acesso aos produtos de seguro, mas para reduzir os riscos relacionados à gestão da segurança da informação”, defende.

O executivo aponta que, no início de 2023, a seguradora fez um levantamento que considerou as avaliações de empresas que procuraram o seguro e clientes de sua carteira, a fim de estudar a evolução da gestão da segurança da informação no mercado. A seguradora concluiu que, de 2021 para 2022, os clientes e prospectantes melhoraram, em média, 13% de seus controles de segurança da informação, o que corrobora a eficiência dos serviços de consultoria na evolução da maturidade de gestão de riscos cibernéticos das empresas.

“O objetivo é apoiar empresas de diferentes portes e setores no desenvolvimento de um sistema de gestão de segurança da informação robusto, com o qual elas sejam capazes de não somente identificar e se proteger de riscos, mas também detectar, responder e se recuperar de incidentes cibernéticos”, enfatiza Tiago.

Para o executivo, os corretores que se atentarem a esses serviços têm em mãos um diferencial qualificado para ajudar seus clientes a fazerem a colocação de riscos no mercado, ao mesmo tempo em que contribuem para aumentar a resiliência das empresas em um cenário desafiador e em constante mudança como o de riscos cibernéticos.

ZRS ajuda na prevenção em setores diversos 

Lançada neste ano no Brasil, a ZRS vem para qualificar ainda mais as soluções disponibilizadas pela equipe de engenharia de riscos da Zurich. A ideia é oferecer um suporte para os clientes e corretores na mitigação e prevenção de riscos em várias frentes, como resiliência climática, gestão da segurança de informação e gestão da cadeia de suprimentos.

A disponibilização da ZRS no Brasil dá acesso direto às empresas ao amplo conhecimento de mais de 750 engenheiros de risco da Zurich, baseados em 40 países, além de tecnologia de ponta para atuar preventivamente sobre seus riscos. 

Andressa Meireles, superintendente de Engenharia de Riscos da Seguradora Zurich

“Nesse cenário, o corretor de seguros que pode atuar como um consultor de riscos, contando com o suporte da equipe de engenharia de riscos da Zurich para alertar seus clientes para a importância dos serviços para a prevenção”, completa Andressa.

Sobre a Seguradora Zurich

A Seguradora Zurich soma seu conhecimento de mais de 80 anos no Brasil à sua experiência internacional para oferecer soluções de seguros para pessoas e empresas brasileiras, tendo no centro de sua estratégia as necessidades dos clientes. A atuação da Zurich no Brasil é uma das maiores na América Latina, contribuindo para o desenvolvimento social, econômico e sustentável do país. Com este objetivo, a Zurich dispõe de produtos e serviços sob medida para este mercado e contribui com projetos de impacto para a comunidade, como o Zurich Forest, que apoia o reflorestamento e a restauração da biodiversidade no Brasil, refletindo a ambição global da seguradora de se tornar uma das empresas mais responsáveis e com maior impacto no mundo. Saiba mais aqui.     

A Seguradora Zurich integra o Zurich Insurance Group (Zurich), um segurador líder multilinha que serve tanto pessoas físicas como empresas em mais de 200 países e territórios. Fundada há mais de 150 anos, a Zurich vem transformando o setor segurador. Além de fornecer proteção por meio dos seguros, disponibiliza cada vez mais serviços de prevenção, como por exemplo os serviços que promovem o bem-estar e os que reforçam a resiliência climática. O Grupo Zurich tem cerca de 60 mil colaboradores e tem sede em Zurique, na Suíça. O Zurich Insurance Group Ltd (ZURN) está cotado na SIX Swiss Exchange e tem um programa de American Depositary Receipt (ZURVY) de nível I, que é negociado livremente no OTCQX. Mais informações disponíveis aqui.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar