Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Susep Promove Webinar Para Explicar Mudança de Interesse do Corretor

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  /Cqcs/
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

A Susep promoverá nesta sexta-feira (08 de dezembro), às 14h, um webinar para explicar os principais pontos do novo “Plano de Regulação”, que será válido para o ciclo 2023-2024. Segundo a autarquia, esse será o primeiro de uma série de webinars que a Susep realizará para apresentar novos normativos e projetos estratégicos.

O plano atinge direta e indiretamente o Corretor de Seguros. Por essa razão, é recomendável assistir o webinar, que será transmitido ao vivo pelo canal da Susep no Youtube. O acesso pode ser feito por este link: https://www.youtube.com/suseptv

Como o Cqcs noticiou, esse Plano de Regulação faz apenas uma menção ao Corretor de Seguros, no capitulo 8, que trata dos princípios a serem observados nas práticas de conduta e, neste caso, mais especificamente, da “publicidade da remuneração do intermediador do contrato”.

O texto estabelece que deve ser incluído parágrafo ao art. 4º da Resolução 382/20 do CNSP, para compatibilizá-lo ao art. 124 do Decreto-Lei 73/66, alterado pela Lei 14.430/22, pelo qual as comissões de corretagem do Corretor de Seguros deverão ser informadas aos segurados quando solicitadas.

Esse normativo, após ser submetido ao Conselho Diretor da Susep, deve ser publicado ainda no primeiro semestre de 2024.

Vale lembrar que o art. 4º da Resolução 382/20 do CNSP está no capítulo III, que trata “dos intermediários”.

O texto estabelece que a relação entre o ente supervisionado e o intermediário “não deve prejudicar o tratamento adequado do cliente, devendo ficar claro para os clientes qualquer conflito de interesses decorrente desta relação”.

No primeiro parágrafo desse artigo, é definido que antes da aquisição de produto de seguro, de capitalização ou de previdência complementar aberta, o intermediário deve disponibilizar formalmente ao cliente, entre outras informações, o montante de sua remuneração pela intermediação do contrato, acompanhado dos respectivos valores de prêmio comercial ou contribuição do contrato a ser celebrado.

Segundo a Susep, esse plano de regulação, que consta da Resolução 32/23 da autarquia, aumenta o grau de transparência, possibilitando que todos os atores do mercado “possam elaborar suas próprias perspectivas sobre os assuntos e, assim, contribuir com os debates e com a construção da disciplina jurídica sob a qual devem exercer suas atividades”.

O Plano de Regulação prevê nove grandes temas, dentro dos quais serão desenvolvidos subtemas, com as suas respectivas entregas.

Dentre os temas prioritários incluídos no documento, está a realização de estudos, revisões e desenvolvimento de regras relacionados às conclusões e indicações do Grupo de Trabalho (GT) “Seguros, Novo PAC e Neoindustrialização”, que prevê o encaminhamento de documento técnico ao Conselho Diretor ainda em 2023.

Os outros eixos temáticos em destaque no plano são: Transformação Ecológica; Política Nacional de Acesso ao Seguro; Política Nacional de Resseguro; Política Nacional de Cibersegurança; Autorização; Regulação Prudencial; Regulação de Conduta; e Desenvolvimento dos Instrumentos de Supervisão.

Participarão da apresentação o superintendente da Susep, Alessandro Octaviani, os diretores Jéssica Bastos e Carlos Queiroz, além da Chefe do Departamento de Administração e Tecnologia da Informação (DEATI), Valéria Chaves, e da Coordenadora-Geral de Estratégia e Organização, Júlia Normande.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar