Seguradora Zurich Conquista Duas Premiações em Sustentabilidade

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Sonho Seguro

A seguradora Zurich levou duas premiações no Prêmio Inovação promovido pela CNseg, realizado nesta quinta-feira, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. A equipe participou com três casos na categoria Sustentabilidade.

1o. lugar Fundo de Catástrofes

Responder a uma catástrofe, seja ela climática ou não, é o papel da seguradora como negócio. Porém, estender seu atendimento a não-clientes, é seu papel social. Desde 2019, a Seguradora Zurich vem prestando apoio a pessoas em situação de vulnerabilidade social por meio de seu fundo local de catástrofe, desenvolvido não somente para uma resposta emergencial, mas também para servir de apoio na reconstrução de espaços comunitários depois que o pior já passou.

Entre 2019 e 2021 a seguradora mapeava a catástrofe já em curso, fazia as devidas análises e, com os dados, era feito o atendimento com parceiros locais. Entendendo que a mudança climática trazia novas nuances para os padrões que a seguradora estava acostumada, em 2022 revisitou sua atuação em catástrofes e constituiu um fundo de catástrofe prévio aos acontecimentos, juntamente com um parceiro de atuação nacional. Foi aberta uma conta corrente para a disponibilização de um valor desenhando um protocolo de análise, aprovação e disponibilização de recursos muito mais rápido e eficiente. O processo que antes levava 20 dias entre mapeamento e disponibilização do recurso financeiro foi reduzido para 3 a 5 dias.

Cada vez mais a atuação da Seguradora Zurich não fica limitada ao atendimento emergencial: há uma expansão no olhar e cuidado na reconstrução dos espaços comuns para que as comunidades atingidas consigam voltar ao mais próximo do que era sua realidade no menor tempo possível. Postos de saúde e escolas foram reequipados, espaços comunitários inteiros foram construídos e estruturas temporárias para atendimentos de saúde foram disponibilizadas.

Visto como uma inovação incremental, o fundo de catástrofe da Zurich traz uma atuação necessária ao negócio, e até mesmo ao mercado, de iniciativas ESG, usando como pano de fundo a proposta de valor que toda empresa deve oferecer aos seus stakeholders, adicionando valor e reconhecimento social e de marca ao negócio, algo poderoso e diferenciado para a saúde futura de qualquer organização.

3o. lugar Projeto Aqualuz

De acordo com o Instituto Trata Brasil, o saneamento básico é o serviço mais atrasado do Brasil e cerca de 70% da população do Nordeste não tem acesso a coleta e tratamento de esgoto, acarretando enfermidades de veiculação hídrica, como, por exemplo, a esquistossomose, doença parasitária que está diretamente relacionada ao saneamento precário.

Com essa informação em mãos e um importante convite feito pela BRK Ambiental, um cliente em Commercial Insurance, a Seguradora Zurich entendeu que essa seria uma oportunidade para levar saúde e qualidade de vida a 4,5 mil pessoas no sertão dos estados da Bahia e Alagoas.

Com o aporte total de R$ 2,2 milhões da Zurich e do Instituto BRK, o projeto fornece para os beneficiados um dispositivo sustentável que realiza o tratamento de água doce com possível contaminação microbiológica por meio da exposição ao sol, garantindo às famílias acesso à água de melhor qualidade, submetida a um processo de desinfecção, sem necessidade de adição de produtos químicos. O equipamento pode durar até 20 anos e as famílias passaram por um processo educativo sobre a utilização e importância do tratamento da água para a eliminação de microrganismos.

Com tecnologia reconhecida pela ONU, esse projeto configura-se em inovação radical, porque o investimento social possibilita, de forma simples, que famílias tenham acesso à água própria para consumo.