Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Saúde mental nas empresas: Quando começar a se preocupar com o bem-estar dos colaboradores?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Erika Artmann
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Foto: Divulgação/ Pexels Foto: Divulgação/ Pexels

Do primeiro aos muitos funcionários , negócios em diferentes fases têm desafios distintos para garantir um bom desempenho em meio às influências do ambiente externo e interno

Guerras ao redor do mundo, cansaço mental, hiperconectividade e traumas da recente pandemia. São vários os elementos que, cotidianamente, impactam na vida e na saúde mental de pessoas e nas empresas, que, cada vez mais, estão se atentando para este movimento na intenção de oferecer qualidade de vida aos seus colaboradores. Mas não apenas isso. A produtividade, principalmente em empresas que dependem do trabalho mental diário para crescer, está diretamente ligada ao bem-estar das equipes. A questão que entra em pauta é: quando começar a pensar na saúde mental corporativa?

Há um consenso entre os especialistas de que os cuidados devem começar desde o primeiro colaborador, ou seja, o próprio fundador. Para que as empresas tenham sucesso, o bem-estar é determinante na produtividade e na tomada de decisões. Em 2023, a Oyster HR, companhia internacional de gestão de pessoas, lançou o relatório “Who gives a shuck? An Oyster report on employee disillusionment”. Com 2,5 mil respondentes, 49,7% deles disseram que a saúde mental é a prioridade número um, aparecendo antes de fatores como saúde física, relacionamentos com amigos, hobbies, carreira e crenças religiosas. A mesma pesquisa apontou que 74,6% dos colaboradores têm dificuldade de focar no trabalho por causa das crises que ocorrem ao redor do mundo.

Do primeiro aos muitos

Após o primeiro colaborador, os cuidados devem continuar, mas tendem a acontecer de diferentes formas a depender do tamanho da empresa. Segundo Iara Sobrinho, psicóloga e CEO da Floway - startup que mede índices sobre saúde mental para organizações -, “quando a empresa tem até dez colaboradores, todos conversam entre si, o que torna mais fácil identificar problemas e organizar recursos para que todos estejam saudáveis”. Nesta fase inicial, é comum que a startup adote soluções como rodas de conversa, flexibilidade de horário, apoio mútuo entre os funcionários e benefícios que não pesam muito no orçamento.

Rodrigo Roncaglio, fundador e CEO da Guia da Alma - plataforma de saúde mental para empresas e pessoas -, reforça que, como founder, a criação de uma cultura saudável na startup foi imprescindível desde o dia 1. E, conforme a empresa expande, isso se torna ainda mais latente, a partir de dez colaboradores. “Costuma ser uma fase conturbada, com altos e baixos na estruturação de empresas, o que demanda muita resiliência e maturidade emocional”. Os cuidados trazem resultados ainda mais diretos em empresas de tecnologia. “O trabalho desempenhado nas startups é muito ligado ao mental. Trabalhamos muito mais com o cérebro do que com o corpo. Por este motivo, a qualidade do trabalho é diretamente proporcional à qualidade da mente”, avalia Roncaglio.

Quando a startup passa dos 20 colaboradores, os processos de cuidado são ainda mais desafiadores. A gestão de pessoas precisa lidar com diferentes equipes, que não necessariamente conversam entre si, e algumas vezes de maneira remota ou híbrida - formato cada vez mais comum no Brasil e que, segundo dados de outubro da PNAD Contínua, emprega cerca de 9,5 milhões de pessoas no país. “Garantir que a cultura seja saudável neste ponto é mais desafiador se a conversa sobre saúde mental não começou desde os primeiros dias. Mesmo assim, nunca é tarde para começar”, conclui o fundador da Guia da Alma.

Cenários de saúde mental

A atenção à saúde mental deve ser de todos os segmentos de empresas. Iara Sobrinho, psicóloga e ceo da Floway, alerta: “Hoje no Brasil temos índices bem preocupantes de adoecimento mental. Uma grande parte da população tem sofrimento mental e somos o país mais ansioso do mundo [OMS]. O Brasil também é o 5° com maior índice de depressão, entre outros dados preocupantes. Se isso está na população, também estará dentro das empresas”.

Mas há características específicas a depender do segmento e dos cargos, que, segundo a psicóloga, estão ligados a três fatores principais: complexidade, volume de demandas e tempo para tomada de decisão e ações. “Essas são características que impactam diretamente no aumento de estresse e ansiedade, e temos segmentos em que esses fatores estão mais presentes ou lidam com variáveis instáveis e precisam de tomadas de decisão em pouco tempo. Mas também podem ser resultado de uma cultura empresarial que sobrecarrega e causa estresse aos colaboradores, o que torna o adoecimento mais provável”.

Saúde mental na base traz benefícios

Empresas que constroem a cultura em uma base sólida, com diálogo e preocupação com o bem-estar dos colaboradores, tendem a manter experiências saudáveis ao longo da trajetória. Para elas, segundo Rodrigo Roncaglio, as taxas de atestados e afastamento por saúde mental são menores, a retenção de talentos é otimizada e atraem colaboradores muito mais engajados, o que economiza tempo e dinheiro que seriam gastos em novos processos seletivos. “Será uma empresa mais produtiva porque desgaste físico e mental em troca de produtividade só produz resultado a curto prazo, e segue para uma queda na entrega e na motivação. Caso a empresa tenha plano de saúde, o valor da sinistralidade e reajustes pode dar um susto quando os colaboradores usam muito, como consequência de baixo cuidado emocional”.

Iara Sobrinho completa que o “cuidado com saúde mental precisa ser estratégico e estar no escopo inicial do negócio, enraizado na cultura e nas ações. Os indicadores estratégicos da organização precisam ter, para além de indicadores financeiros como lucro, vendas e performance, o item pessoas incluído nas análises com índices sobre saúde, engajamento e entregas, porque isso impacta na vida e na sustentabilidade do negócio”.

Sobre a Floway

A Floway oferece mapeamento para que empresas melhorem o bem-estar e a saúde mental na equipe e no desenvolvimento de lideranças. Com pesquisas anonimizadas, oferece números internos para empresas sobre pessoas e cultura e ajudam a construir ações inteligentes a partir de dados objetivos. No Brasil, é a única a medir segurança psicológica para negócios.

Sobre a Guia da Alma

Guia da Alma é especialista em soluções de saúde mental para pessoas e empresas. Fornece uma plataforma de terapias, conteúdo e tecnologia como benefício corporativo, com mais de 200 empresas no portfólio e 25 mil vidas atendidas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar