Brasil,

6 Estratégias para o varejo garantir suas entregas na Black Friday

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Raphaela Pereira
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Falhas neste período podem minar o alto potencial de ganhos na data

As falhas na entrega são a principal reclamação dos clientes que compram na Black Friday. Elas representam 26% das queixas, de acordo com pesquisa do Procon-SP de 2021, e o problema pode até causar prejuízos, como mostrou estudo da empresa de software Sofist que mensurou perdas financeiras de até R$ 90 milhões em 2019 pelos sites de vendas.

Para que o varejista não entre nesta estatística, Eduardo Muniz, consultor da Massimo Consulting - especializada em varejo e bens de consumo - alerta que é preciso ir além da logística de entrega e fazer a integração de toda a cadeia: tecnologia, processos, métodos logísticos, TI e comunicação entre as áreas (comercial, marketing etc.).

Dentre as principais estratégias destacadas pelo especialista para prevenir possíveis problemas na cadeia logística e garantir a satisfação do cliente durante o pico de vendas da data, estão:

Aprenda com a última Black Friday:

Simples, mas eficaz. A previsão de vendas é um fator essencial para que a marca não tenha prejuízo nas vendas. Desse modo os varejistas podem produzir com menos erros ao analisarem as previsões, sem produzir em excesso e muito menos sem gerar escassez de produtos. Revisão da acuracidade das previsões de venda nos períodos promocionais também são dados necessários a serem levantados. É necessário avaliar o nível de acerto das previsões e aprender com o processo. A previsão de vendas está cada vez mais incorporando tecnologias como machine learning e big data analytics para melhorar a acurácia e a responsividade nas cadeias de suprimentos.

Garanta a qualidade dos seus sistemas:

No caso das vendas online, um dos fatores mais importantes é ter um sistema funcionando de forma adequada. O objetivo é fazer com que o consumidor não perca o interesse ao acessar o site da marca devido à queda de servidor por pico de acesso ou a alguma outra falha. Isso pode impactar negativamente a performance das vendas, já que o consumidor muitas vezes desiste da compra por causa de um sistema online “frágil”.

Aplique a comunicação intracompany:

O alinhamento entre os times do Comercial, Marketing e Operações é fundamental para dar maior visibilidade à operação e mitigar riscos. O objetivo é entender qual será o impacto da campanha nos processos de armazenagem para garantir maior produtividade na separação e entrega dos pedidos durante esse período de pico de vendas. A utilização do pontos de cross-docking pode ser uma boa medida para acelerar a distribuição dos produtos, dando mais velocidade e reduzindo a quantidade de movimentações. Outra alternativa é posicionar os produtos de forma mais próxima ao consumidor final para evitar perda de venda por falta de disponibilidade ou tempo alongado de entrega.

Planeje a comunicação da cadeia:

Após ter a visão da campanha, compartilhe com seus parceiros. A operação de transporte é fortemente impactada nesse período. Negocie com seus transportadores e compartilhe o plano para a campanha. Aumentar a visibilidade da demanda para seus fornecedores ajudará na construção de uma cadeia mais resiliente nesse período crítico.

Além de atraso nas entregas, problemas de transportes podem gerar um descompasso entre o fluxo de recebimento e expedição no CD, ocasionando significativas perdas de produtividade nessa época.

Planeje seus processos de armazenagem:

A equipe precisa dar conta da expedição, por isso busque planejar turnos de trabalho adequados tanto para a empresa quanto para os funcionários. Para cumprir toda a demanda, é necessário ter um número de funcionários adequado ao produto ou serviço que está sendo vendido e planos de contingência para diferentes cenários. Por isso, garanta essa quantidade mínima para que tudo seja feito com qualidade e sem atrasos no cronograma de entrega.

Não pule as etapas do processo:

E não menos importante: não pule etapas do processo para não perder o controle, mesmo com a pressão do aumento na demanda. Para otimizar tempo ou garantir a entrega, o produto ou o serviço podem perder qualidade e acabam surgindo problemas na cadeia logística. Isso leva à insatisfação do cliente e, provavelmente, à perda de vendas. Faça certo na primeira vez. Esse ensinamento do Lean Manufacturing ajuda a relembrar que a qualidade nos processos é fundamental para a produtividade. Perdas de qualidade nesse período podem gerar um volume de retornos e insatisfações proporcionais às suas vendas.

Adotar essas estratégias é contribuir para que a sua marca tenha lucro nesse período de vendas intensas que é a Black Friday. É importante ressaltar que cada um desses processos deve ser avaliado com cuidado para se ter certeza de que se encaixam com a realidade da sua empresa. Agora basta se preparar para um dos eventos de vendas mais importantes do ano com mais segurança.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar