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Black Friday: 10 dicas para preparar seu e-commerce e vender mais

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Victor Hugo Gonçalves Carvalho
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Especialista explica como organizar o estoque, gerir as entregas e se relacionar com os clientes em uma das datas mais importantes para o varejo

A chegada do segundo semestre traz algumas das principais datas para o varejo, e uma delas, com certeza, é a Black Friday. Por isso, Daniel Mendez, diretor da Linx – empresa do grupo StoneCo. e especialista em tecnologia para o varejo – no segmento de Commerce, trouxe 10 dicas de como o varejista pode preparar o seu e-commerce para vender mais e fidelizar clientes:

1- Ofereça condições especiais de compras, mas sem esquecer que, atualmente, o mês de novembro inteiro virou sinônimo de descontos agressivos. Além disso, é importante pensar numa estratégia de cashback para atrair o mesmo cliente para uma próxima compra.

2 - Monte o seu estoque de acordo com o seu público. Conhecer melhor o seu cliente, saber quem é seu comprador e qual é seu perfil de consumo é fundamental para a escolha eficaz dos seus produtos. O consumidor tende a comprar mais facilmente produtos do seu agrado.

3 - Invista em produtos que possam ser vendidos não somente na data comercial, mas ao longo do ano todo. Com isso, caso não seja possível vender no mês em que se espera, o produto não será perdido, mas aproveitado em outro momento, por meio de promoções ou ações pontuais.

4 - A gestão da quantidade de itens do seu estoque também é fundamental. Lembre-se que em novembro pode ocorrer um pico de vendas em sua loja e, para evitar cancelamentos, estornos e clientes insatisfeitos, é preciso garantir a entrega de todos os produtos vendidos.

5 - Relacione-se mais com os clientes. Enviar mensagem pelo WhatsApp, por exemplo, é um jeito de ativar uma venda. A mensagem demonstra que a marca está online e que ela se lembrou do consumidor. Para ser mais eficaz, a mensagem pode estar acompanhada de um bom desconto. Já existem no mercado soluções que agilizam o relacionamento por meio de inteligência artificial. Você pode utilizar ferramentas que automatizam esse processo. Outra dica é fazer essa campanha com a estratégia de unified commerce, em que o cliente possa usar o desconto tanto na loja online quanto na loja física (se houver).

6 - Invista em representantes de vendas. Essa prática também ajuda no relacionamento com os clientes, pois, por meio de uma carteira de contatos, eles podem realizar um atendimento personalizado, oferecendo produtos e promoções de acordo com o perfil de compra de cada cliente.

7 - Ofereça meios de pagamento variados. Em pleno 2023, é fundamental oferecer todos os meios de pagamento possíveis, como PIX, cartões de crédito e débito, carteiras digitais e ferramentas de cashback integrado. Ter a chance de escolher a forma de pagamento preferida pode ser decisivo para o cliente de fato concluir a compra.

8 - Fique atento aos prazos de entrega. Além de vender, é muito importante entregar o produto dentro do prazo. Por isso, ofereça um serviço logístico eficaz, que possibilite o rastreio da encomenda e o contato com o entregador. Quem oferece esse tipo de serviço tem uma grande vantagem competitiva.

9 - O preço do frete também precisa ser levado em consideração. Fretes mais caros que o produto ou com um valor muito alto levam o consumidor a desistir da compra. Por isso, tenha bons parceiros logísticos e ofereça diferentes possibilidades de frete, por exemplo, para quem possui uma loja física, permitir a retirada do produto pode ajudar a aumentar as suas vendas.

10 - Realize promoções verdadeiras. Na Black Friday, é importante oferecer descontos reais e que façam sentido para o seu público e para seu negócio. Hoje, o consumidor usa ferramentas que o ajudam a acompanhar os preços ao longo do ano, dos meses e das semanas. Não é incomum ver varejistas que aumentam o preço dos produtos poucos dias antes da data, para reduzir o preço na Black Friday, o que joga muito contra o varejo.

Para que a Black Friday alcance ou até mesmo supere as expectativas criadas pelo varejo, investir nessas 10 dicas pode significar o sucesso da sua campanha. Este ano, além das estratégias mais tradicionais, os varejistas, mais do que nunca, têm a chance de utilizar novas ferramentas tecnológicas, como a Inteligência Artificial, para impulsionar as suas vendas. Estar atentos também a essas soluções pode ser a virada de chave do seu negócio.

Sobre a Linx

A Linx, empresa do grupo StoneCo, é líder e especialista em tecnologia para o varejo no mercado de software para gestão. Com ampla atuação em vários segmentos do varejo e um portfólio composto por mais de 180 soluções, a Linx ajuda desde pequenos empreendedores a grandes varejistas, oferecendo o maior ecossistema para o varejo da América Latina e emitindo mais de 2.7 bilhões de notas fiscais anualmente. Em 2023, foi reconhecida pelo Prêmio Valor Inovação Brasil como uma das cinco empresas mais inovadoras no setor de tecnologia da informação.


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