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Estratégias de e-mail marketing: como se destacar na elaboração de campanhas

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Aplicação de abordagens específicas pode favorecer o desempenho desta prática.

Por *Flávia de Paula – Diretora de Social Media

No atual contexto digital da comunicação em massa, comunicar-se por e-mail é uma forma incisiva de contato: por se tratar de uma modalidade de diálogo direta e particular, o e-mail permite um nível de aprofundamento maior na exposição de informações, podendo ser utilizado para o reforço de finalidades comerciais. É por isso que muitas empresas fazem uso do e-mail marketing para o enriquecimento de suas campanhas de Marketing – as possibilidades que esta ferramenta oferece, como um nível significativamente maior de personalização e proximidade, facilitam o estreitamento do contato com o cliente.

Caracterizando-se como uma abordagem mais assertiva do Marketing Digital, o e-mail marketing permite, por exemplo, que o anúncio de produtos e serviços de uma empresa seja enviado diretamente à caixa de entrada do público-alvo, viabilizando a criação de estratégias potencialmente oportunas para o estabelecimento de um vínculo e, consequentemente, a posterior fidelização do possível cliente. A elaboração de assuntos chamativos, neste caso, é um dos fatores primordiais para que a atenção seja fisgada; afinal, é só assim que o público se prestará à verificação dos e-mails. O que remete a outro ponto importante: a apresentação e estruturação do conteúdo. Quanto mais ordenado, acessível e convidativo for o material entregue via e-mail marketing, maiores são as chances de que o público se interesse pelos produtos e serviços oferecidos, e, assim, se converta em cliente.

Uma vez que a introdução já foi feita, é necessário então apresentar o conteúdo de forma memorável e surpreendente. Para tanto, técnicas de storytelling são bem-vindas na redação do conteúdo, já que o público precisa ter sua atenção captada pela qualidade do texto – e isto envolve um aspecto de persuasão, que só pode ser alcançado através das referidas técnicas. O jogo narrativo entre o texto e o leitor favorecerá a gradual construção de um cenário mental que tornará a marca cada vez mais viva, relevante e envolvente. Utilizar a imaginação e a criatividade é indispensável para que seja consolidado um alto nível de imersão do público-alvo.

Entretanto, é preciso se atentar à diferenciação dos públicos a serem atingidos pelas campanhas. Caso a empresa ofereça uma variedade de produtos e serviços, ou simplesmente objetive alcançar diferentes públicos com suas campanhas, será preciso realizar o mapeamento dos potenciais clientes, a fim de que a disseminação de conteúdo atinja suas respectivas segmentações de interesse. Esta abordagem reforça o supracitado atributo de personalização do e-mail marketing, propiciando um canal de comunicação mais acurado com o público.

Vale lembrar que, assim como ocorre em qualquer forma de diálogo, a dinâmica estabelecida pelo e-mail marketing deve ser calculada para não causar transtorno ao seu público. Isto porque o bom relacionamento com os grupos que uma empresa deseja converter em clientes também depende, em partes, da cadência existente na comunicação entre as partes – é fundamental que a distribuição de e-mails seja realizada de modo ponderado, tanto para evitar saturação quanto para, em contrapartida, causar uma instigação maior. A união entre uma dinâmica saudável de distribuições, a apresentação aprazível do conteúdo e um storytelling poderoso pode promover uma intensificação do interesse por parte do público, trazendo, assim, melhores resultados para as campanhas.

O envio de e-mails pode ser volumoso e variado, e isto certamente constituirá uma dimensão trabalhosa para a análise dos resultados obtidos. Uma vez que o planejamento deste aspecto do Marketing Digital também depende da verificação e estudos de dados, integrar, na operação, ferramentas de monitoramento de e-mails abertos e lidos é um caminho indicado para que se estabeleça uma fluidez maior em todo o processo. Há uma variedade de aplicativos e extensões que podem auxiliar nesta empreitada, e que seguramente irão facilitar a coleta de dados das campanhas para exames de performance.

O e-mail marketing é uma das muitas ferramentas e abordagens do Marketing Digital, podendo ser utilizado para as mais diversas finalidades. Seu aspecto de personalização, e, ao mesmo tempo, seu amplo alcance de público favorece a criação de estratégias expressivas, que podem trazer resultados eficientes quando devidamente executadas. Num cenário em que a comunicação comercial se encontra fortemente concentrada em canais digitais, o uso do e-mail marketing é nada menos que essencial.

*Flávia de Paula é graduada em Jornalismo e possui diversas especializações na área de Gestão de Marketing de Alta Performance e Planejamento Estratégico. Especialista em Marketing Digital com certificações em mídias, gestão de pessoas e relacionamento, atualmente é diretora de Social na agência e-nova, especializada em marketing online, com a responsabilidade de liderar sua estratégia e desenvolver novos negócios.

Sobre a e-nova

Fundada há 13 anos e com escritórios na Granja Viana e São Bernardo do Campo - SP, a agência e-nova atua com soluções completas em Comunicação Digital e Marketing Online, voltadas para o posicionamento estratégico de marcas no ambiente virtual. A empresa conta com um time de profissionais das áreas da Comunicação e do Digital para atender organizações de vários segmentos.


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