Brasil,

QUIGO : Como criar processos na corretora de seguros? (Destaque)

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  QUIVER
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros

Imagens: Divulgação Imagens: Divulgação

Aprenda nesse conteúdo como criar processos na corretora de seguros para melhorar pontos importantes e crescer no mercado!

Existem alguns pontos dentro de uma empresa que são extremamente importantes, principalmente em relação à organização. De fato, com a organização e o tempo, é possível fazer tudo bem feito. Mas como criar processos dentro da corretora de seguros para que isso funcione?

Caso as suas tarefas ainda não estejam bem definidas e os imprevistos fizeram parte da sua rotina, é possível encontrar um ponto nos processos que servem para ajudar no crescimento da corretora.

Pensando nisso, QuiGo trouxe um conteúdo completo que conta de maneira simples e objetiva como os processos dentro da corretora são importantes e como criá-los de maneira eficaz.

Continue a leitura do conteúdo para saber mais!

Riscos de não priorizar os processos na corretora

Antes de começarmos a falar como criar processos na corretora de seguros, precisamos entender os riscos que a empresa assume quando negligencia essa gestão. Separamos alguns pontos importantes abaixo, confira.

Não existe clareza nas atribuições

Quando a corretora não tem uma gestão de processos, os colaboradores não têm parâmetro e passam a ter dificuldade de entender as suas atribuições. De fato, essa falta de clareza resulta em atrasos que podem fazer com que as vendas demorem mais tempo para se concretizar.

Duplicidade nas funções

Outro problema que a falta de um controle de processos pode trazer é a duplicidade e sobreposição de tarefas. Ou seja, quando mais de um colaborador acaba realizando a mesma atividade, podem surgir problemas graves em toda a equipe.

Falta de padrão

Mesmo que a empresa tenha, de forma burocrática, definido os padrões, sem um devido controle de processos, as chances desses padrões serem cumpridos são baixas. De fato, a tendência é que os colaboradores executem as tarefas de forma aleatória, de acordo com as suas prioridades e isso pode levar a processos inconsistentes e com risco de haver falhas.

Como criar processos na corretora de seguros?

Contudo, agora que já entendemos quais os riscos da falta de métodos bem definidos, é hora de entender como criar processos na corretora de seguros. Eles vão desde o mapeamento da situação atual, até a análise de dados e métricas que ajudam com a melhoria contínua.

Criar processos na corretora de seguros: mapeamento dos métodos atuais

Antes de criar processos na corretora de seguros, é necessário entender como andam os métodos atuais. Apenas depois disso, é possível definir quais são as etapas necessárias para a conquista dos objetivos traçados.

Por exemplo, a venda de seguros em sua corretora com processos bem estruturados precisa abranger algumas etapas, que vão desde a prospecção de novos clientes, por meio de atração, passando pela nutrição de leads, relacionamento, promoções, conversão, pós-venda e etc.

Em uma corretora de seguros sem padrão, o processo de vendas, por ser algo apenas burocrático, ocorre apenas com a manifestação do cliente e a resposta do corretor.

Contudo, essa divisão em etapas precisa ser levada para todas as áreas da corretora, sendo elas a administrativa, a comercial, a financeira, entre outras. É importante entender a fundo como os processos começam e terminam, e o impacto que uma etapa tem sobre a outra.

A partir do momento em que o gestor elabora um mapa geral dos processos da corretora, passa a ter uma maior visibilidade sobre o funcionamento deles, tendo em mãos dados necessários para otimizar o trabalho em um espaço mais amplo. Com isso, ele estrutura etapas para que elas sejam executadas de maneira fluida e organizada.

Crie um planejamento estruturado de novos projetos

Após fazer o mapeamento dos processos existentes e a identificação da necessidade de criação de etapas bem divididas, é hora de partir para o planejamento dos novos processos. Isso com base nas demandas, dificuldades e falhas presentes na rotina atual.

Utilize todas as informações obtidas para a criação de um plano de ação que aja diretamente na raiz do problema ou da solução. Contudo, priorize sempre o que for mais urgente de ser corrigido ou implementado, com foco na melhoria dos resultados.

Por exemplo, se você identificou que o método de vendas atual não tem etapas que visam a personalização e fidelização do cliente, criar processos na corretora de seguros que pegam justamente nesse ponto, focado na personalização do atendimento e das propostas, é uma forma de vencer um gargalo que impedem os clientes de voltar.

Use a tecnologia a seu favor para criar processos na corretora de seguros

Caso você identifique processos burocráticos e repetitivos que estão tomando o tempo dos colaboradores, adote um sistema de gestão para automatizar esses processos. De fato, ele contribuirá para que haja mais tempo disponível para as atividades mais estratégicas.

Ou seja, perder tempo com burocracia em vez de ter processos mais estruturados, principalmente quando falamos em um mercado cada vez mais competitivo, vai impedir que você se diferencie dos seus concorrentes.

Por conta disso, é importante usar a tecnologia a seu favor e criar processos na corretora de seguros que otimize alguns pontos. Quem ganha com isso é a sua equipe de vendas que conta com mais tempo para elaborar estratégias e encontrar leads mais qualificados.

Como vimos, criar processos na corretora de seguros que auxiliem no crescimento é uma parte essencial para a empresa. Os benefícios são inúmeros como, contribuir para a organização, melhor uso do tempo e aumento na qualidade dos serviços prestados.

Tudo isso se potencializa com a corretora usando um bom sistema de gestão, como o QuiGo. Vale a pena pensar por esse lado e melhorar os processos dentro da empresa!

Para mais conteúdos e dicas sobre o mercado, clique aqui e acesse o nosso blog!

Quiver Soluções para Corretores e Corretoras de Seguros
Segurança e eficiência que geram confiança e resultados!
Muito mais do que números: somos um reflexo do sucesso de nossos clientes

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar