ESG: quatro boas práticas que podem ser adotadas por empresas de TI
Uma pesquisa mostra que os investidores estão de olho nas empresas preocupadas com a sustentabilidade ambiental, social e de governança corporativa do negócio
*por Jane Greco, diretora executiva da MPE Soluções
A pauta ESG, que se refere à sustentabilidade ambiental (environmental), social (social) e de governança corporativa (corporate governance) de uma organização, não é mais uma tendência e sim uma realidade. Prova disso são os dados da pesquisa EY Global Corporate Reporting and Institutional Investor Survey. O estudo mostra que 78% dos 320 investidores ouvidos ao redor do mundo acreditam que as empresas devem fazer investimentos que abordem questões de ESG relevantes para seus negócios, mesmo que isso reduza os lucros a curto prazo.
Nesse cenário, as empresas de TI, em particular, enfrentam desafios únicos. Isso porque o seu crescimento acelerado e urgente, quando é bem orquestrado, pode gerar diversos impactos negativos, tanto no ambiente interno quanto em tudo o que está ao redor. São prejuízos, porém, que podem ser mitigados ou evitados com algumas boas práticas, entre as quais eu destaco quatro:
1. Gerir os resíduos eletrônicos adequadamente
Um dos principais desafios enfrentados pelas empresas de TI em relação a ESG é a gestão de resíduos eletrônicos. Com o rápido avanço da tecnologia, os dispositivos tendem a se tornar obsoletos em um curto espaço de tempo, com potencial para aumentar o descarte de lixo eletrônico no planeta. Cabe às empresas de TI considerarem a etapa de reciclagem no ciclo de vida de um item, já no momento do seu desenvolvimento. Além disso, é fundamental que essas organizações se mantenham engajadas em ações voltadas ao consumo consciente, inclusive por meio da reutilização de dispositivos que ainda tenham condições de uso.
2. Garantir a privacidade dos dados de terceiros
Outro desafio significativo para as empresas de TI em relação a ESG é a privacidade dos dados. À medida que a tecnologia avança, torna-se cada vez mais fácil coletar dados do público-alvo, sejam informações pessoais, do seu perfil ou de seus hábitos e suas preferências. Trata-se de um universo de informações que facilmente pode levar à violação de privacidade, com risco de ferir as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Nesse quesito, a recomendação é que as empresas, além de manterem controle sobre os dados de terceiros que estão em seu poder, sejam transparentes com o público-alvo sobre a coleta, o armazenamento e o uso dessas informações.
3. Ter um consumo consciente de energia
Os data centers que suportam as operações das empresas de TI consomem grandes quantidades de energia, que é gerada a partir de combustíveis fósseis, o que contribui para as emissões de gases de efeito estufa. Uma alternativa, nesse caso, é o uso de painéis solares, por exemplo.
4. Agregar diversidade e inclusão ao dia a dia do negócio
Paralelamente aos cuidados com questões relacionadas ao meio ambiente, a empresa pode, ainda, amadurecer o seu clima organizacional por meio de contratações, promoções e desenvolvimento da equipe considerando os temas diversidade e inclusão. Vale destacar que os ambientes plurais no sentido mais amplo da palavra são os solos mais férteis para a criatividade e a inovação, itens vitais para a prosperidade de qualquer empresa, principalmente as de TI.
Aqui, citei apenas quatro boas práticas. Mas a lista de possibilidades de ações de ESG é bastante extensa e importante para a imagem da empresa, para o planeta e para a sociedade. Por isso, as iniciativas devem estar no radar da alta administração do negócio. Não apenas por meio de ações isoladas, mas incorporada ao DNA da companhia.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário