Mulheres na liderança: quem foi a líder anônima por trás de um dos sorvetes mais famosos do mundo
Empreender é uma tarefa árdua e cheia de desafios. Essa missão de prosperar nos negócios se torna ainda mais delicada, na grande maioria das vezes, quando a liderança é ocupada por uma mulher. Preconceitos, políticas públicas e corporativas engessadas, entre outros fatores, ainda atrasam o empreendedorismo feminino em todo o mundo.
De fato, avanços têm sido alcançados, permitindo maior inserção feminina no mercado de trabalho. A deflagração de duas Guerras Mundiais, entre 1914 e 1945, ajudou as mulheres a assumirem seu lugar no mercado. Nos anos 1970, com o início da Terceira Revolução Industrial e a emergência das primeiras tecnologias digitais, elas iniciaram seu êxodo do trabalho dedicado ao lar para os escritórios. Neste período, grandes feitos marcaram a representatividade feminina. Em 1972, Katharine Graham foi a primeira mulher a se tornar CEO e Aretha Franklin, em 1987, foi a primeira a entrar para a Calçada da Fama. Tudo isso não foi em vão.
Voltando décadas atrás, ainda nos anos 60 — quando surgiu, nos Estados Unidos, o movimento feminista contemporâneo, se alastrando para diversos países industrializados — uma mulher, em específico, já começava um grande movimento na área dos negócios: Rose Mattus, criadora do icônico sorvete Häagen-Dazs. De forma praticamente anônima, o extraordinário trabalho desenvolvido por ela transformou a marca em uma das mais desejadas e reconhecidas mundialmente.
No início desta década, nos Estados Unidos, Rose e seu marido, Reuben Mattus, tiveram a ideia de criar uma empresa com sorvetes feitos exclusivamente com ingredientes naturais e puros, sem acréscimo de conservantes ou corantes artificiais, receita mantida até hoje.
Enquanto Reuben se concentrava em fazer o sorvete que inventou, Rose administrava o negócio e era a pioneira em sua estratégia de marketing. Mesmo sem ter graduação para isso, oferecendo o produto em estabelecimentos sofisticados de Manhattan, ela conquistou fidelidade dos clientes e construiu amor pela marca no boca a boca com os consumidores sem gastar nada de publicidade. Com ajuda de sua filha, lideraram o processo de expansão da marca com a abertura de franquias por diversas cidades dos Estados Unidos. Hoje, a marca se faz presente em mais de 100 países.
Rose Mattus faleceu em 2006, aos 90 anos, mas o seu legado de empreendedorismo e empoderamento permanece ativo, incentivando a General Mills, dona da Häagen-Dazs, alcançar no Brasil, em até três anos, proporções iguais de homens e mulheres em cargos executivos, reforçando a luta pela equidade de gênero da companhia.
Especialista em vendas, mestre em marketing e uma verdadeira parceira de negócios de seu marido, Rose mostrava por meio de decisões e atitudes que lugar da mulher é onde ela quiser. Difícil entendermos os porquês, mas ela foi uma heroína não reconhecida, ao contrário de Reuben, amplamente celebrado pela criação da marca. O pioneirismo de Rose como empreendedora, enfim, ganha hoje a dimensão devida, fortalecendo as jornadas de mulheres, assim como ela, empreendedoras, em todo o mundo.
*Priscila Pizano, diretora de Marketing da General Mills Brasil
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário