45 dias para o Dia das Mães: como impulsionar vendas em uma das principais datas comemorativas do varejo
Ferramentas inovadoras, formas de pagamento diversas e análise de dados podem ajudar a aumentar o ticket médio do e-commerce
Faltando 48 dias para o Dia das Mães, o setor de e-commerce já está se preparando para as vendas. De acordo com uma pesquisa da Behup para a Globo, 54% dos consumidores pretendem manter os gastos com presentes, 28% gostariam de aumentar o valor, e apenas 18% pretendiam diminuí-lo. Em 2022, o ticket médio gasto foi de R$ 416.
O ano passado marcou a retomada das atividades do comércio depois dos anos de isolamento social e serviu de termômetro para fazer o planejamento dos próximos anos. Para 2023, a expectativa do e-commerce é aplicar as estratégias de inovação com ainda mais segurança, visando garantir a melhor experiência para os clientes e impulsos consistentes no faturamento.
Para se antecipar e garantir, desde já, a melhor experiência de compra, vale começar a desenhar estratégias e táticas para o período. A seguir, confira as principais dicas dos especialistas em varejo:
Invista em soluções de CRM e análise de dados
O consumidor deve ser o centro das estratégias de marketing e de vendas, que devem ser pensadas com base nas necessidades e preferências do público. Entender essas escolhas e o perfil comportamental dos consumidores é fundamental para atendê-las com sucesso e oferecer a melhor experiência de compra, ponto crucial para a retenção.
Neste cenário, soluções de CRM (Customer Relationship Management) são um diferencial competitivo, pois centralizam a base de dados dos clientes e facilitam a identificação de seus hábitos e preferências. “Com uma boa ferramenta CRM, o varejista identifica os gostos do público e seu comportamento, não importa em que canal ele esteja interagindo. Assim, fica mais fácil personalizar o atendimento, reter e ter melhores resultados”, explica Pedro Ivo, sócio-diretor da Dito, empresa de CRM para o mercado de varejo omnichannel.
Facilite o pagamento
Garanta uma experiência de compra impecável para seu cliente. Ofereça um checkout transparente, que não o direciona para outra página na hora de finalizar a compra, e disponibilize o maior número possível de formas de pagamento, como cartão de crédito, boleto, link de pagamento ou Pix.
Além disso, aposte em parceria com fintechs que ofereçam soluções de pagamentos e ajudem a implantá-las em seu negócio de forma segura. “A facilidade de pagar por um produto ou serviço é um aspecto central na boa jornada do cliente, que pode ser determinante para ele prosseguir ou desistir de uma compra”, explica Marcus Linhares, CEO da Bipp, fintech que oferece serviços de pagamento digitais para pequenas e médias empresas.
Aposte no e-commerce 4.0
O e-commerce 4.0 nada mais é do que uma gestão unificada das principais áreas do e-commerce: tecnologia, marketing digital, consultoria e suporte técnico. A metodologia permite maior eficiência operacional, agilidade em definir ações, subir campanhas, ter toda decisão centralizada e pronta para execução. Além disso, pode trazer uma redução de custos, mensalidades e fees de agências. Tudo isso bem coreografado pode se reverter em satisfação do cliente e consequente alta na conversão.
“Quando todas as frentes são tratadas pela mesma empresa, o cliente percebe a coesão e o cuidado do e-commerce, confia mais na marca e compra sem receios. É nisso que pensamos quando falamos de e-commerce 4.0: apoio às micro e pequenas empresas em todo o processo, desde a implantação de tecnologias, curadoria e marketing digital, até a consultoria e o suporte”, explica Eduardo Werner, CEO da Wx3, empresa de tecnologia especializada em e-commerce.
Tenha um sistema de pagamentos seguro
Oferecer um sistema de pagamentos seguro pode ser um chamariz e uma forma de fidelizar o cliente. No momento da compra, o consumidor compartilha seus dados pessoais, por isso, tem que sentir confiança no varejista. A empresa que faz a venda precisa ter um sistema robusto, capaz de atender essa necessidade sem falhas, mesmo em épocas de grande volume de vendas, como é o caso do Dia das Mães.
“Não estamos falando somente de vendas feitas por cartão de crédito. O Pix é uma forma muito segura de pagamento, mas o comerciante precisa ter um sistema seguro por trás para que a operação não sofra nenhuma falha. Oferecer um sistema antifraude gera confiabilidade e uma melhor experiência do cliente, que tem mais chances de retornar para uma futura compra”, esclarece Ticiana Amorim, CEO da Aarin, empresa especializada em Pix e Embedded Finance.
Sobre a Aarin
A Aarin é o primeiro hub tech-fin especializado em Pix e Open Finance no Brasil. Atualmente faz parte do grupo Next e fornece serviços com enfoque financeiro embedados na experiência do usuário, possibilitando que qualquer empresa possa prestar serviços financeiros para sua base de clientes. Através do Smart Core, os negócios podem ofertar seus próprios serviços financeiros sem que precisem ser um banco. Nascida em Salvador (BA), a Aarin passou por M & A multimilionário com o grupo Bradesco em agosto de 2022, após seu primeiro aporte de R$ 2 milhões, em julho de 2020, liderado pela RB3 Participações, Cubos Venture Studio, executivos do Brasil, Estados Unidos e Espanha.
Sobre o Bipp
O Bipp é uma plataforma de meios de pagamento e gestão de recebíveis, para quem quer fazer negócios no digital. Fundada em 2017, por Marcus Linhares, Co-Founder e Head of Business, a startup teve sua ascensão em 2020. A fintech, que já conta com clientes em 22 estados do Brasil, atua no segmento de micro e pequenas empresas através da oferta de serviços como gestão de recebíveis, canais de vendas em plataformas digitais e meios de pagamento, além da integração de marketplaces e novas tecnologias.
Sobre a Dito
A Dito é um CRM especializado no varejo omnichannel que ajuda marcas a se relacionarem melhor com seus consumidores. Há 12 anos no mercado, a empresa usa tecnologia 100% nacional para integrar lojas físicas e virtuais, mapear a jornada do consumidor por meio de dados demográficos e de comportamento, bem como prover ferramentas para que as marcas impactem seus clientes por meio de multicanais como e-mail, SMS, push mobile, browser push e Facebook custom audience, além do próprio vendedor. Entre seus clientes estão grandes marcas como Tommy Hilfiger, Chilli Beans, Track&Field, Ingresso.com, Swarovski, Polishop, LEGO, entre outras.
Sobre a Wx3
A Wx3 é uma empresa de tecnologia, especializada em e-commerce. Com décadas de experiência no mercado, a Wx3 ajuda negócios de vários setores, especialmente na moda, a crescer suas vendas on-line. Utilizando tecnologia avançada e gestão eficiente, a empresa desenvolve estratégias personalizadas para maximizar o faturamento de seus clientes. Com a metodologia "E-commerce 4.0", a Wx3 oferece soluções integradas que incluem desde a criação de plataformas de comércio eletrônico até consultorias de marketing digital e suporte técnico, proporcionando aos clientes uma gestão unificada em um único local.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário