Brasil,

Aumento da demanda por projetos sustentáveis revela um Brasil mais engajado com a agenda ESG

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Monica Pileggi
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Grupo Ambiensys, empresa referência em gestão ambiental, aumentou portfólio para atender às novas demandas do mercado

A Ambiensys, grupo especializado em soluções ambientais, registrou um crescimento de 40% ao ano na demanda por projetos sustentáveis para empresas que buscam desenvolver ações ligadas a ESG (Ambiental, Social e Governança, na sigla em inglês).

Segundo Ricardo Barros, CEO da Ambiensys, foi necessário aumentar o portfólio de serviços para atender às novas demandas, tanto dos antigos clientes quanto dos novos que chegaram com o desejo de implementar boas práticas em seus negócios.

“Entre 2020 e 2023, aumentamos consideravelmente nosso portfólio por conta de demandas de clientes existentes ou de conhecidos que indicaram a Ambiensys por ser referência em gestão ambiental. Tivemos que desenhar alguns produtos, principalmente a consultoria em ESG, o inventário de emissões e a comercialização de créditos de carbono”, comenta Barros.

Tais dados corroboram uma tendência já evidente no mercado brasileiro: as empresas estão se adaptando a uma nova realidade e se mostram cada vez mais comprometidas com a agenda sustentável.

De acordo com um levantamento realizado pela Russell Reynolds Associates, 50% dos líderes de alto escalão das empresas brasileiras planejam incorporar a sustentabilidade em todas as suas estratégias de negócios nos próximos cinco anos, enquanto a média em outros países é de 39%. O levantamento ainda indica que 50% desses líderes nacionais já adotaram uma estratégia de sustentabilidade, enquanto a média global é de 43%.

Documento da ONU é guia para o ESG nas empresas – Para se adaptar a essa nova realidade, as organizações buscam estar cada vez mais alinhadas com a Agenda 2030. Firmado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015, o documento define 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que servem como base para que as companhias desenvolvam uma agenda ESG verdadeiramente eficiente.

Os projetos realizados pela Ambiensys contemplam 11 dos 17 ODS, com foco e expertise voltados para água potável e saneamento, cidades e comunidades sustentáveis, consumo e produção sustentáveis, ação contra a mudança global do clima, vida na água e vida terrestre.

Os serviços que beneficiam a gestão sustentável da água, por exemplo, incluem projetos de reuso de água pluvial, construção de estações de tratamento de efluentes e efluentes de alta complexidade, tratamento de chorume em aterros sanitários e indústrias, entre outros.

Já no combate às alterações climáticas, o serviço de gestão de emissões inclui o inventário de emissões e a redução ou até mesmo a neutralização dos Gases de Efeito Estufa (GEE) emitidos por uma empresa.

A Ambiensys ainda conta com projetos próprios em sua agenda ESG, promovendo a doação de alimentos e produtos de clientes, realizando mutirões de limpeza e ações de conscientização da população sobre o descarte adequado de resíduos.

Soluções ambientais beneficiam o meio ambiente e geram economia – Quando optam por um projeto sustentável, além de ajudarem o meio ambiente e melhorarem sua imagem pública, as empresas têm benefícios econômicos. Segundo Barros, um projeto de gestão de resíduos implementado de forma inteligente pode gerar uma economia de até 80% para uma empresa.

“Temos um case interessante de uma multinacional de supermercados, quando diminuímos a quebra de produtos em 50% usando inteligência de compra e de logística. Além de descartar menos resíduos, também foi possível doar muitos produtos”, conta o CEO da Ambiensys. “Outro case de gestão de desperdício é de uma petrolífera, quando atuamos numa plataforma offshore. Com nossa logística de limpeza, reduzimos o tempo dos navios no porto e os custos da empresa em 80%”, complementa.

Faltando apenas sete anos para o final do prazo da Agenda 2030, o Brasil revela cada vez mais o seu potencial para ser um dos países mais sustentáveis do mundo, sem deixar de ser produtivo. O caminho para isso, no entanto, ainda é longo.

Para a Ambiensys, os pontos mais importantes para avançar nessa agenda são a regulamentação do mercado de carbono no país e a transparência das ações de sustentabilidade dentro das empresas, que evita o greenwashing e eleva a imagem da organização diante de seus stakeholders.

“Em 2023, também prevemos que assuntos ligados à descarbonização e soluções baseadas na natureza serão uma tendência, além da geração de energia a partir dos resíduos. Em paralelo, os biocombustíveis estarão em alta, com a produção de biometano a partir de resíduos orgânicos específicos. Estamos desenvolvendo um projeto em conjunto com grandes empresas para oferecer essa solução”, conclui Barros.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar