Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Mercado de Luxo: como posicionar a empresa para atuar no setor que cresceu 50% em 2022

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Flávia Ferreira
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Frederico_Burlamaqui Frederico_Burlamaqui

A Associação Brasileira das Empresas de Luxo (Abrael) revela que, em 2022, as vendas do segmento cresceram 50% em relação ao ano anterior e este mercado tende a continuar crescendo até 2030, mesmo que em um ritmo mais lento. De acordo com a consultoria BRAIN, atualmente, é estimado que existam cerca de 400 milhões de clientes no mercado de luxo global, sendo que, até 2030, esse número pode aumentar para 500 milhões.

O mercado de luxo sempre teve como foco a personalização, fidelização e atendimento diferenciado, ou seja, oferecer exclusividade e alto valor agregado para os consumidores de alto poder aquisitivo. Segundo o especialista em marketing e estratégia de negócios de luxo, Frederico Burlamaqui, a experiência do cliente está em primeiro lugar quando falamos desse mercado. “Além da qualidade e exclusividade em alta, o consumidor de luxo busca por uma experiência diferenciada. Junto com o produto ou serviço adquirido, ele precisa se sentir especial, pertencente a um seleto e privilegiado grupo por sua aquisição”, afirma Frederico.

O especialista lembra que o luxo está geralmente ligado às necessidades de convívio. “Pelo menos 1/3 do mercado premium está ligado a serviços, como hotelaria, eventos, gastronomia, que são necessariamente ligados a experiências presenciais”, afirma. Frederico Burlamaqui mostra um passo a passo para posicionar a empresa no mercado de luxo:

- Reposicionamento de marca

Primeiramente, é preciso fazer um diagnóstico do posicionamento da marca e, se necessário, reposicioná-la para o mercado de luxo. Vale lembrar aqui que, independente de um produto ou serviço, no mercado de luxo ele precisa vir atrelado a uma experiência. Para que um produto seja considerado de luxo, ele precisa ter características de exclusividade e de difícil acesso, porém, para que a marca possa se firmar nesse nicho, o foco na qualidade deve ser ponto alto de investimento. Toda a jornada do consumo deve ser pensada para oferecer essas características e esse é o ponto inicial para entrada nesse mercado.

- Excelência no atendimento ao cliente

Importante definir – e colocar em prática – uma cultura organizacional única para todos os profissionais ligados à marca. Eles precisam conhecer a história, os valores, e assegurar que todos os colaboradores tenham um discurso único, porém personalizado, ou seja, é preciso ir além! Conhecer e estudar o perfil do cliente e entender de que forma ele gostaria de ser tratado é primordial quando se fala em luxo.

- Imagem de luxo

Quais os atributos da sua marca que remetem ao luxo? Uma análise criteriosa da imagem da empresa, seja a logomarca, o site, o ponto de venda, entre outros, é essencial para posicionar a empresa nesse nicho. Aqui entra a questão de treinamento de colaboradores: eles precisam analisar e entender o perfil do consumidor e oferecer atendimento personalizado para o cliente, com o mesmo discurso nos diferentes canais de vendas.

- Experiência Omnichanel

Como é altamente voltado para a experiência do cliente, o mercado de luxo consegue oferecer uma experiência mais completa no presencial, no espaço físico. Porém, a pandemia fez com que esse mercado investisse fortemente nas plataformas de e-commerce. Segundo a Abrael, em 2021, o comércio eletrônico foi o principal canal de vendas desse mercado, representando cerca de 694% do crescimento do setor. Mas como oferecer uma experiência excepcional no mundo online? A ideia do omnichannel é que o consumidor não veja diferença entre o mundo online e o offline, o que se torna muito difícil quando falamos em luxo. Mas algumas ações, como por exemplo uma entrega inusitada ou interações em tempo real entre a marca e o cliente ao longo da jornada de compra, podem valorizar a experiência. Enquanto as vendas online de produtos de luxo representavam 8% do mercado global em 2016, a expectativa é que elas representem 19% até 2025, segundo dados da consultoria McKinsey.

O especialista lembra que um diagnóstico minucioso é imprescindível para a entrada de uma nova marca no mercado de luxo. “É preciso analisar todas as pontas da empresa, e centralizar as forças no objetivo único de oferecer alto valor agregado para o cliente, com uma experiência marcante na jornada de compra”, finaliza. O levantamento divulgado pela Abrael mostra que a receita total gerada pelo mercado de luxo no Brasil chegou a US$ 5,2 bilhões em 2020. A projeção é de um aumento de 3% até 2025.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar