Brasil,

Bloco do RH: o que as empresas devem e podem fazer para aproveitar o Carnaval

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Luiz Marques
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Sthéfani Ribeiro, Head de Gente e Cultura da 3778 Sthéfani Ribeiro, Head de Gente e Cultura da 3778

Especialista dá dicas para empresas ajudarem no engajamento dos colaboradores e incentivar a saúde mental durante as festas

Embora o Carnaval seja símbolo de festas, desfiles e blocos de rua no Brasil inteiro, ele não é um feriado nacional, sendo ponto facultativo em algumas regiões do país. Mesmo assim, a data é tradicionalmente conhecida como um período onde colaboradores podem aproveitar para curtir a folia. Para a Head de Gente e Cultura da healthtech 3778, Sthéfani Ribeiro, as empresas devem olhar para a data como uma forma de benefício e incentivo para melhorar o relacionamento com os profissionais e aumentar a integração e engajamento dos times.

“O Carnaval não é um risco para as empresas, muito pelo contrário. Se utilizado da forma correta, ele é uma excelente ferramenta no auxílio da saúde mental do colaborador”, explica Ribeiro. Para ela, o bom aproveitamento do período de cerca de quatro dias de festa e descanso, podem fazer com que os profissionais retornem às atividades de forma mais produtiva, engajada e com menos cansaço emocional. “Hoje sabemos como a saúde mental e motivação do colaborador podem influenciar no serviço, bem como sua própria saúde. Assim, também reconhecemos que quando estão de bem com suas vidas pessoais, descansados, mais próximos de amigos e familiares, mais motivados voltam ao ambiente de trabalho”.

Assim, a especialista separou algumas dicas do que deve e o que não deve ser feito pelas empresas durante o Carnaval.

O que empresas devem fazer no Carnaval?

“A empresa pode usar a data como uma ferramenta para incentivar os colaboradores e até mesmo chamar a atenção para sua saúde mental ou física”, destaca Sthéfani. Através de comunicados de liderança ou campanhas internas, as instituições podem compartilhar dicas de saúde e cuidados pessoais durante os eventos festivos, tais como: se atentar ao abuso ou excesso de bebidas alcoólicas, o uso de protetores solares e cuidados com a hidratação.

Outro ponto destacado pela especialista é a festa realizada em parceria com a própria empresa. “Realizar a festa de carnaval da empresa ajuda a instituição a criar um vínculo com o colaborador e a manter até mesmo a sua cultura, compartilhando nela alguns valores que carregam na bandeira”, explica. O evento também promove integração entre times, fortalecendo ainda mais o relacionamento interno e interligando todas as áreas e setores da empresa.

O que não devem fazer no Carnaval

“Em hipótese alguma a empresa deve incentivar exageros durante esse período. É importante lembrar que a saúde do colaborador vai impactar diretamente na sua rotina diária”, reforça Ribeiro.

Quando a festa é realizada dentro da instituição, é preciso cuidado para não desrespeitar as particularidades do colaborador e não associar o evento aos temas religiosos, de apropriação cultural ou banalização de profissões, o que pode ocorrer com a escolha de algumas fantasias, por exemplo. Sthéfani ressalta que é mais ético e até preferível que a festa siga a cultura da organização e seja associada ao respeito da diversidade.

Sobre a 3778

Fundada em 2018, a 3778 é a maior healthtech independente do Brasil, com foco na saúde corporativa através do uso de Inteligência Artificial para análise de dados. Com ferramentas tecnológicas de última geração, auxiliam na gestão e eficácia da jornada do paciente, integrando dados de saúde de empresas e convênios. Também contam com um time de especialistas da saúde que realizam atendimento aos colaboradores, otimizando recursos e propondo soluções para tratamentos, antecedendo problemas e reduzindo custos de operações. Em 2021, a 3778 foi reconhecida pelo Distrito Awards como a Melhor Healthtech e a Melhor Aposta para 2022.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar