Como calcular seu pacote de dados para escolher o plano de telefonia?
Se você usa o seu smartphone no dia a dia e depende da internet móvel, já percebeu que mesmo atividades simples como assistir a um vídeo no YouTube, responder e-mails ou conversar nos grupos do WhatsApp consomem uma parcela considerável do seu plano de telefonia.
Por isso, se você não tem o costume de gerenciar seu uso de dados pelo celular, é bastante comum ultrapassar os limites do seu pacote de dados e ficar sem internet na metade da tarefa!
Quer escolher uma franquia de dados que atenda melhor às suas necessidades? Nunca sabe quanto vai sair a conta de telefone, mas gostaria de ajustá-la ao orçamento mensal? Para te ajudar nesse processo, explicaremos a seguir como calcular o consumo do seu pacote de dados e escolher o melhor plano de telefonia. Confira!
Como funcionam os planos de dados móveis?
De modo geral, os planos pré-pagos de internet móvel no Brasil fornecem uma franquia diária de 10 megabytes. Isso quer dizer que é possível navegar pelas redes sociais por algumas horas, sem postar imagens ou assistir vídeos pesados, antes de esgotar o plano de dados diário.
Os planos pós-pagos, por sua vez, chegam a oferecer franquias mínimas de 500 megabytes por mês, permitindo o uso constante de aplicativos em tarefas que consomem mais dados, como assistir vídeos do YouTube, compartilhar selfies no Instagram, realizar ligações VoIP e ouvir música por streaming.
Ao escolher um plano de telefonia, atente-se para as suas necessidades pessoais: você consome mais ou menos internet do que o seu plano oferece? O uso massivo das redes sociais é indispensável para você? Ou você só precisa do seu smartphone nas atividades estritamente importantes? Caso a sua intenção seja economizar nas contas do mês, a medida mais eficiente pode ser gerenciar o consumo do seu pacote de dados e aprender a cortar os gastos desnecessários.
Como gerenciar manualmente o consumo de dados no celular?
Você deve estar se perguntando sobre como controlar o consumo de dados móveis do seu plano, certo? Existem diversos métodos de gestão eficientes e eles são mais fáceis do que parecem!
Antes de mais nada, você precisa saber que 1 megabyte (MB) equivale a 1024 kilobytes (KB). A partir disso, é possível calcular manualmente o quanto você gasta do seu pacote de dados ao analisar suas atividades diárias.
Veja abaixo uma lista de tarefas comuns o quanto elas consomem, em média, do plano de dados:
enviar um e-mail de texto: 5 KB;
enviar uma mensagem de texto por WhatsApp: 5 KB;
curtir, publicar ou visualizar texto no Facebook: 5 KB;
acessar uma página de website: 300 KB;
compartilhar uma foto no Instagram: 350 KB;
enviar um e-mail com anexo: 350 KB;
assistir 1 minuto de vídeo no YouTube: 2 MB;
ouvir 5 minutos de música em streaming: 13 MB;
baixar um aplicativo: 15 MB
assistir a um episódio de 10 minutos no Netflix: 100MB.
Em outras palavras, isso significa que é possível enviar aproximadamente 2048 e-mails de texto, acessar 34 sites ou compartilhar 29 fotos no Instagram sem estourar os limites de uma franquia diária de 10 MB. Parece muito, se considerarmos a navegação em uma única rede social por vez!
Se quiser analisar a sua rotina nas redes sociais sem gastar muito tempo, ao invés de colocar todos os cálculos no papel, você também pode utilizar um simulador on-line de consumo de dados móveis, como este aqui.
Como funciona o gerenciamento automático?
Tudo bem, pode ser bastante trabalhoso calcular tudo o que você consome do seu plano de dados diariamente, não é? Felizmente, a maioria dos smartphones já conta com ferramentas integradas para medir e regular automaticamente o consumo de dados móveis.
Para acessá-las nos celulares Android, basta clicar em “Configurações” e então encontrar a opção “Uso de dados”. Ali, você pode conferir o quanto já foi consumido do seu plano de dados e quais são os aplicativos que mais ocupam banda.
Outra função importante permite restringir a utilização de dados em segundo plano. Ou seja, quando o aplicativo ocupa memória RAM e dados móveis, mas não está necessariamente sendo executado em primeiro plano.
Se você quer que um aplicativo consuma menos da sua internet quando seu celular estiver ocioso, selecione a opção “Restringir dados de 2º plano”, ainda no menu “Uso de dados”. Isso garantirá que o aplicativo só ocupe seu pacote de dados quando estritamente necessário, e, ao mesmo tempo, ajuda a melhorar o desempenho do seu celular.
No Windows Phone, a ferramenta “Sensor de Dados” executa tarefas semelhantes, permitindo ainda configurar um limite de dados de acordo com o plano contratado e selecionar um dia para reiniciar a contagem automaticamente.
As ferramentas dos celulares com sistema iOS, por outro lado são um pouco mais limitadas, mas ainda oferecem as mesmas funções básicas. É possível acompanhar o consumo de dados ao longo de um mês inteiro, sem grandes detalhamentos sobre aplicativos e uso de dados em 2º plano. Para quem quiser essas informações, uma sugestão é instalar aplicativos.
Se você quer otimizar o gerenciamento do seu pacote de dados, mas seu celular não apresenta ferramentas de medição satisfatórias, você pode optar por instalar aplicativos específicos para isso.
Algumas ferramentas contabilizam, por exemplo, o número de SMS enviados e o consumo de minutos e de internet, por meio de gráficos, entre outros recursos. Assim fica bem mais fácil manter o controle sobre os gastos, não acha?
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário