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Unir criatividade estratégica e inteligência de dados é diferencial no mercado publicitário

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Unir criatividade estratégica e inteligência de dados é diferencial no mercado publicitário

Tif Comunicação desenvolveu metodologia inovadora para gerar conexão entre pessoas e marcas

Os dados são os ativos mais valiosos da atualidade – há quem diga que, inclusive, são “o novo petróleo”. Um estudo da McKinsey aponta que os retornos de uma decisão tomada baseada nos números, sem viés, são até 7% maiores.

Mas de nada adianta ter acesso a eles se não for para utilizá-los de maneira estratégica. E isso vale para todas as áreas de atuação. A Tif Comunicação, agência de propaganda full service, com trajetória que soma quase duas décadas, sabe bem disso. Por essa razão, desenvolveu uma metodologia de planejamento inovadora para entregar os melhores resultados aos seus clientes, ancorada na fusão entre o uso inteligente de dados e criatividade. O modelo foi batizado de Beats&Bytes.

“Esse é o nosso jeito de contribuir com o negócio dos clientes através dos valores da marca e da sua comunicação. Envolve a busca de conhecimento para tomada de decisões estratégicas, táticas e singulares de forma mais consciente e consistente. Essa é uma cultura que une criatividade estratégica com inteligência de dados”, explica Thiago Biazetto, cofundador e Diretor Criativo Estratégico da Tif.

Assim, conteúdos e campanhas que despertam o lado humano se destacam, diante da imensidão de informações, sendo fundamental que os criativos mergulhem no universo do cliente, buscando compreender propósitos, a causa e as pessoas ao redor de uma campanha publicitária. Por isso, é fundamental criar e narrar histórias que gerem conexões entre pessoas e marcas, humanizando e quebrando velhos estereótipos, paradigmas e preconceitos, além de decifrar o que audiência, mercado e sociedade compreendem.

Com esse modelo de trabalho, a Tif aumentou em quatro vezes a receita de criação de conteúdos, reports e controle de dados. Nos últimos dois anos, a agência atingiu um crescimento de faturamento de 284%. Para 2023, o objetivo é crescer pelo menos 20% em receita.

“Nós acreditamos na tecnologia, mas, mais ainda, nas pessoas. Pensamos que a tecnologia é uma ferramenta incrível que ajuda as pessoas a obterem seus melhores resultados, seja com insights ou automatizando processos. É sobre performance, sobre conseguir unir a expertise dos humanos à das máquinas. Entre Beats&Bytes, unimos ideias e dados para criar histórias que provocam conexões entre pessoas e marcas. Temos orgulho dessa trajetória e desse pensamento”, comenta o diretor de Criação da Tif, Waldemar Segundo.

A casa como protagonista – A metodologia da Tif foi aplicada no lançamento dos três empreendimentos independentes que compõem o Reserva Barigui — Reserva Colina, Reserva Lago e Reserva Mirante —, do Grupo Avantti, na capital paranaense. Partiu-se do entendimento que a pandemia de Covid-19 colocou a casa como protagonista e que a biofilia, integração do cotidiano com a natureza, é uma tendência no mercado imobiliário.

Diferentemente das convenções do setor, o projeto do Reserva Barigui já nasceu com nova abordagem: uma visão de negócio centrada no consumidor e nas experiências de viver junto com a natureza. Em vez de focar apenas nos atributos dos empreendimentos, optou-se por trabalhar com sensações para todos os atores do processo de distribuição, envolvendo imobiliárias e corretores parceiros numa jornada de compra desenhada para encantamento completo.

A campanha incluiu produtos como um inovador showroom com sete apartamentos decorados, peças de marketing offline, criação de “enxoval” de redes sociais para corretores parceiros, filme, spot, mídia exterior e criação de fonte exclusiva. Cada touch-point encarou com respeito a valorização de cada interação e momento da vida e cada fase foi profundamente estudada.

A primeira fase do Reserva Lago foi comercializada em 150 dias, enquanto 65% da primeira fase do Reserva Colina foi negociada em 250 dias.

Conscientização orgânica – Outro case de sucesso capitaneado pela Tif que merece ser destacado se refere à campanha Meta 20%, da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), para conscientizar a população acerca da importância da economia de água durante a crise hídrica pela qual o estado passou em 2020 e 2021.

Foi realizado um mapeamento não apenas de comunicação, mas de entendimento de audiências, com a criação de ações voltadas a explicar o papel da Sanepar — distribuidora, e não “produtora” de água —, de desenvolvimento de embaixadores e de trabalho via redes sociais,, com aparição orgânica no “Jornal Nacional”. O resultado foi um movimento espontâneo de solidariedade entre toda a sociedade, com a redução de 20% do consumo de água no estado no período e 90 bilhões de litros de água economizados.


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