Transformação digital B2B: plataformas de compras revolucionam os negócios
Por Renato Ferraz*
Aqueles que revolucionaram a produção industrial no final do século de XVII jamais imaginariam a ruptura do que era feito para um sistema tão tecnológico como hoje. As plataformas online estão transformando os negócios, inclusive na gestão de compras entre empresas B2B (business to business).
Hoje, os processos são bem mais simples, organizados, transparentes e estratégicos. Isso se deve porque a inteligência artificial interliga os sistemas operacionais do comércio eletrônico e garante muito mais eficiência na troca de informações entre gerenciamento de conteúdo (CMS), planejamento de recursos empresariais (ERP), gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM), gerenciamento de informações do produto (PIM), automação de marketing (MA), entre outros.
Com a chegada da Quarta Revolução Industrial e a super popularização dos meios digitais na pandemia, essa é uma tendência que irá se expandir cada vez mais. Segundo o estudo da Grand View Research, o mercado global das vendas B2B passará por um crescimento anual de 19,7%, de 2022 a 2030. Os dados também apontaram, que em 2021, este tipo de negócio atingiu o valor de US$ 6,88 tri no mundo.
Digitalização é aliada da agilidade
Com as possibilidades tecnológicas existentes no mercado, não faz mais sentido um comprador ter que pedir mais de uma proposta através de uma lista, que demoraria semanas para ser analisada. As empresas precisam que os processos sejam feitos com o máximo de agilidade e qualidade.
É neste contexto que as plataformas digitais chegam como protagonistas nos negócios. Elas fazem, por exemplo, todos os trâmites de compra e venda de forma simplificada, garantindo mais autonomia e flexibilidade para os clientes. O sonho de conectar indústrias, franquias, varejistas, fornecedores e distribuidores a um clique tornou-se realidade e agora traz as melhores experiências projetadas conforme os objetivos B2B.
Outra vantagem para essas empresas é a centralização de informação e a possibilidade de fazer uma análise de dados mais efetiva e precisa, uma vez que o sistema gera relatórios personalizados. Com esses documentos, é possível tomar decisões mais assertivas relacionadas ao negócio.
O novo conceito: compras 4.0
Esse processo de transformação digital também inclui o que pode ser chamado de Compras 4.0. O novo conceito surgiu na indústria com as mudanças trazidas pela Quarta Revolução e sua principal característica é o uso da tecnologia para a execução de serviços. Por meio de funções como big data, automação e computação em nuvem, o sistema vem digitalizando processos que antes eram feitos de forma manual.
A Internet das Coisas (IoT) e os recursos de inteligência artificial são os principais aliados das Compras 4.0, e consequentemente, do mercado B2B. A centralização de dados em tempo real mudou a forma com o mercado trabalha, possibilitando o melhor uso dos recursos.
A redução de custos operacionais é uma das principais vantagens deste movimento. Conforme o estudo “Compras de classe mundial: redefinindo o desempenho na era digital” realizado pela Consultora Internacional Hackett Group, a escolha por novas tecnologias reduz em até 17% os custos gerados pelos setores de compras. Além disso, a digitalização promove um melhor aproveitamento de investimentos, aumento no lucro e novas oportunidades de negócio.
*Renato Ferraz é CEO da Easy B2B.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário