Brasil,

Consumo de cigarro aumenta com fins das férias e retomada da rotina de trabalho

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Daniel Almeida
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Adobe Stock Free Adobe Stock Free

Tendem a consumir mais cigarros na volta das férias os profissionais que trabalham como: caminhoneiros, advogados, jornalistas e agentes penitenciários

O consumo de cigarro aumenta com fins das férias e retomada da rotina de trabalho. De acordo com pneumologistas do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), os pacientes fumantes consideram o estresse da retomada das atividades profissionais como um dos piores períodos para tentar parar de fumar. Relataram problemas com aumento do uso de cigarro: advogados, jornalistas, caminhoneiro e agentes penitenciários.

O porquê do abuso do uso de cigarro está no efeito de “válvula de escape” da nicotina presente no tabaco. Essa substância induz o corpo a entrar no estado de alerta e, caso não haja situações que exijam essa tensão, proporciona a sensação de relaxamento.

De acordo com a diretora do Serviço de Pneumologia do HSPE, Dra. Maria Vera Cruz de Oliveira Castellano, apesar do desejo pelo cigarro estar relacionado com fatores psíquicos, comportamentais e de dependência química e genética, o estresse do trabalho também pode colaborar para o aumento do uso de tabaco. “Esse aumento do consumo pode passar despercebido durante situações estressantes. A explicação está no quadro de compulsão causado pela nicotina do tabaco, que deixa o fumante alheio à quantidade de cigarros fumados”, explica a médica.

No ambiente de trabalho, a busca dessa sensação pode ser mais intensa durante momentos estressantes. Profissionais expostos constantemente a situações de conflito tendem a fumar mais. “A imprevisibilidade da rotina do jornalista, os prazos apertados dos processos jurídicos, caminhoneiro e o ambiente tenso nas penitenciárias podem colaborar, sim, para que esses profissionais consumam mais cigarro para espairecer e relaxar”, exemplifica Dra. Maria Vera.

O problema também aflige os aposentados que tendem a consumir mais cigarros quando encerram as suas carreiras. Está por trás dessa intensificação a mudança na rotina. “Quando a pessoa deixa de trabalhar, o dinheiro pode diminuir e a quantidade de horas vagas, aumentar. O estresse de se adaptar a essa nova realidade faz o fumante procurar mais vezes pelo tabaco”, complementa.

Para controlar o consumo intenso de tabaco o ideal é identificar em quais situações surge a vontade de fumar e evitá-las, definir um número máximo de cigarros para serem fumados e diminuir essa quantidade gradativamente, além de definir uma data para abandonar de vez o vício. Indica-se também acompanhamento médico, tratamento medicamentoso e terapia comportamental.

Sobre o Iamspe

O Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo (Iamspe) é o sistema de saúde do servidor público estadual. Com uma rede de assistência própria e credenciada presente em mais de 100 municípios, o Iamspe oferece atendimento a 1,3 milhão de pessoas, entre funcionários públicos estaduais e seus dependentes.

São mais de duas mil opções de atendimento no Estado, incluindo hospitais, clínicas de fisioterapia, médicos e laboratórios de análises clínicas e de imagem, além de postos de atendimentos próprios no interior, os Ceamas, e o Hospital do Servidor Público Estadual, na Capital. O Iamspe é um órgão do Governo do Estado de São Paulo, vinculado à Secretaria de Gestão e Governo Digital.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar