Brasil,

Resolução vai criar novas formas de financiamento para o Mercado de Seguros

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  /Cqcs/
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

pixabay pixabay

Termina neste sábado (07 de janeiro) a consulta pública realizada pela Susep para coletar sugestões e críticas do mercado a respeito da minuta de resolução do CNSP que passa a permitir determinadas operações financeiras, atualmente vedadas, com partes relacionadas integrantes ou não do mercado supervisionado pela Susep.

Na exposição de motivos, a autarquia explica que a Lei 13.506/17 passou a permitir a realização de operações de crédito com partes relacionadas, desde que observadas condições específicas e limites definidos pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).

Tal modificação permitiria, inclusive, que as instituições financeiras abrissem crédito às sociedades e entidades supervisionadas pela Susep que se caracterizassem como suas partes relacionadas.

No entanto, o acesso a esse tipo de financiamento, quando a instituição financeira é parte relacionada, atualmente é vedado pela Resolução 432/21.

Além disso, outros tipos de instrumentos de dívida vêm despertando o interesse das sociedades e entidades supervisionadas pela Susep, como as debêntures, por exemplo. “Estes instrumentos também poderiam ser utilizados como fontes de financiamento no mercado supervisionado pela Susep, mas a redação vigente da Resolução 432 também veda estas operações entre partes relacionadas”, ressalta a Susep.

A autarquia destaca ainda que a nova resolução vai flexibilizar o acesso do mercado a novas fontes de financiamento, permitindo às sociedades e entidades supervisionadas pela Susep realizar operações financeiras ativas ou passivas com partes relacionadas, dentro de um limite considerado prudente.

Além disso, vai aproximar a supervisão da Susep de uma abordagem mais principiológica e baseada em riscos, incorporando boas práticas de governança corporativa relativas a operações com partes relacionadas, como a adoção de uma política para orientar tais operações, aprovação e acompanhamento da alta administração e o requisito de que sejam realizadas sempre em condições compatíveis com as praticadas no mercado.

Por fim, também promoverá o alinhamento com regulação do Conselho Monetário Nacional (Resolução CMN 4.693/18) e com comandos legais (Lei 4.595/64, Lei 6.404/76, e Lei complementar 109/01).

Especificamente no que tange à Lei Complementar 109, de 2001, a Susep se refere ao art. 71, que veda determinadas operações às Entidades Abertas de Previdência Complementar (EAPC), atualmente permitidas pelo texto da Resolução 432/21.

A proposta sofreu também algumas adequações em face das discussões relativas às alterações propostas na Resolução 4.993/22 do Conselho Monetário Nacional, que permitirão como ativos garantidores ativos da própria supervisionada e de suas partes relacionadas, bem como determinadas operações entre estas, quando realizadas a valores de mercado, de forma indireta e respeitadas algumas condições.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar