Entrevista com Rodrigo Catanzaro - Superintendente de Riscos Patrimoniais da LIBERTY SEGUROS

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  SEGS.com.br – Maria Cecilia Tegami

Rodrigo Catanzaro, superintendente de Riscos Patrimoniais da Liberty Seguros Rodrigo Catanzaro, superintendente de Riscos Patrimoniais da Liberty Seguros

Entrevistado: Rodrigo Catanzaro é superintendente de Riscos Patrimoniais da Liberty Seguros há dois anos. Com 20 anos de carreira no mercado segurador, o executivo tem conhecimento de desenvolvimento e gestão de portfólio de produtos de seguro, com especialização na linha de produtos patrimoniais.

SEGS - Quais são os tipos de Seguros que possuem coberturas para desastres naturais? Quais os danos causados pela natureza que o seguro cobre?

Rodrigo : Com a chegada do verão, podem ocorrer eventos climáticos, como tempestades e vendavais. A importância de se ter um seguro residencial fica ainda mais evidente nesses momentos, pois eles protegem diversos tipos de lares e evitam que os proprietários, locatários ou residentes passem por inconvenientes - garantindo a segurança e a tranquilidade necessárias para viver momentos despreocupados com a família e aproveitar a época de férias e festas de fim de ano sem grandes preocupações.

Em um contexto de instabilidades climáticas por conta da chegada do verão, o seguro residencial da Liberty garante aos clientes a indenização por possíveis danos materiais causados por vendavais, furacões, ciclones, tornados, chuva de granizo e geadas.

Imprevistos podem vir de diversas maneiras e a qualquer momento, por isso, o objetivo do seguro da companhia é justamente trazer todo o suporte necessário aos consumidores em cada situação. Além da indenização, o Liberty Residência engloba coberturas para diferentes tipos de sinistros e situações, que vão desde incêndios, explosões e fumaça, até o impacto causado por raios ou a queda de partes de aeronaves.

Diante disso, reforçamos que investir em um seguro residencial - não só no fim do ano - é uma ótima maneira de evitar aborrecimentos nas casas, além de permitir que os clientes desfrutem de bons momentos em segurança, seja com amigos, colegas ou família.

SEGS - Qual a importância de se contratar esse seguro, sobretudo durante o final de ano?

Rodrigo : O final de ano é, para muitos, uma época de celebração. Após meses de desafios e conquistas, as pessoas deixam de lado as preocupações comuns do dia a dia e passam mais tempo com entes queridos. E esse momento festivo também exige uma série de preparações e cuidados, seja para receber familiares, manutenção da casa, realizar festas e eventos de confraternização e viagens para aproveitar as merecidas férias.

Um seguro residencial pode garantir que não haverá surpresas, como custos extras e preocupações, de modo que o custo-benefício desse tipo de investimento vem em boa hora, já que o segurado pode curtir os momentos, sair de casa e até viajar com mais tranquilidade - pois seu lar estará protegido.

Poder contar com um suporte de confiança para apoiar no caso de alguma ocorrência proporciona uma maior segurança para o segurado e seus bens. É pensando em gerar mais comodidade e reduzir preocupações que a Liberty disponibiliza a opção de acionar assistências por meio do aplicativo da companhia - em apenas seis passos. Por meio dele, os segurados podem solicitar atendimento profissional como chaveiro, encanador, para situações de vazamento ou desentupimento, e eletricista, em ocorrências de problemas elétricos. Caso necessário, clientes também podem acessar seu histórico de chamadas de assistência, que fica registrado no app.

Outro exemplo importante é o Meu Momento Residência, plataforma com a qual os consumidores podem, de forma descomplicada, transparente e 100% digital, contratar o seguro Liberty Residência. Acreditamos que cada perfil de cliente possui diferentes prioridades, por isso o produto deve se encaixar ao momento pessoal e profissional de cada consumidor, para atender melhor a todas as demandas.

Com a ferramenta, o segurado pode encontrar seguros residenciais compatíveis com suas preferências, e adquirir na mesma hora sem burocracias, de maneira totalmente on-line, e contando com assistências e serviços diversos para facilitar o dia a dia e ter estabilidade garantida no imóvel.

A plataforma ainda é benéfica para os negócios dos corretores, pois eles podem utilizá-la como canal de vendas. Cada parceiro pode personalizar sua própria loja, além de customizar a oferta que deseja apresentar aos seus clientes, e disponibilizar todas as cotações e detalhes dos produtos por meio da ferramenta.

SEGS - Existe algum benefício incluso nestes produtos?

Rodrigo : A Liberty Seguros conta com três opções de assistências com diferentes serviços - Básico, Intermediário e Superior - assim, cada consumidor pode avaliar qual plano se encaixa melhor em suas prioridades. Todas oferecem suporte 24 horas e serviços como assistência hidráulica, elétrica, chaveiro, entre outros.

Além disso, o plano Básico conta com serviços de limpeza da residência em decorrência de sinistro, vigilância em virtude de sinistro coberto pela apólice (exclusivo para casas), mudança e guarda provisória de móveis em decorrência de sinistro e cobertura provisória de telhado (somente para casas também).

Já o plano Intermediário conta com todos os serviços na opção Básica, além de mão de obra para conserto de linha branca (eletrodomésticos de maior porte), instalação de ventilador de teto, manutenção como limpeza de caixas d'água, ar condicionado, calhas, ralos e sifões, entre outros e assistência em informática (Help desk).

Por fim, o plano Superior engloba todos os serviços das demais opções, além de mão de obra para conserto de linha marrom (eletroeletrônicos) e acessibilidade - mão de obra para instalação de itens de adaptação em casas para pessoas na terceira idade e pessoas com deficiência. Além disso, conta também com a assistência PET, com consultas veterinárias, aplicação de vacinas e auxílio funeral.

SEGS - Quais situações não estão cobertas? E quando a cobertura por danos da natureza não é aceita?

Rodrigo : Os seguros residenciais, bem como de outras frentes do mercado, podem não cobrir alguns aspectos dos sinistros. Isso varia de empresa para empresa e de acordo com as necessidades dos clientes. Na Liberty, especificamente, esses fatores que atualmente não fazem parte das apólices de casas e apartamentos geralmente correspondem a prejuízos envolvendo terceiros.

Outros fatores que não são cobertos pelo seguro residencial são desgastes naturais causados pelo uso ou deterioração gradativa com o tempo.

É importante destacar que essas e outras situações pontuais de não cobertura são sempre sinalizadas na apólice, por isso, recomendamos que o cliente acompanhe de perto no momento da contratação e entenda previamente a situação atual de seu imóvel, para que a opção contratada possa entregar a melhor experiência possível e trazer tranquilidade aos segurados.

SEGS - Mensagem para os leitores do SEGS.

Rodrigo : Na Liberty, entendemos que o cliente não deve se “apertar” para caber em um produto, mas o produto deve se adequar para atender melhor cada segurado. Queremos proporcionar boas experiências, por isso, precisamos contemplar diferentes contextos, desafios e prioridades.

Nesse contexto, contamos com um portfólio amplo e diverso, em que o segurado pode customizar as coberturas, assumindo o controle da solução que está contratando. Continuaremos a trabalhar para oferecer serviços de qualidade, com soluções que conquistem a confiança do consumidor.

Em 2023, queremos continuar proporcionando essa tranquilidade e bons momentos, tanto para os clientes, quanto para nossos corretores, e contamos com canais importantes de comunicação - como o Segs - para nos aproximar de cada um.

Entrevista Exclusiva do SEGS
Você pode reproduzir, desde que preserve Fonte e a Autoria: SEGS.com.br – Maria Cecilia Tegami