Brasil,

Compliance trabalhista preserva a saúde mental do trabalhador

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Josi Quevedo
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Por Flaviana Moreira Garcia*

O compliance trabalhista visa cumprir regras e normas legais e, em última análise, tem o intuito também de lidar com a saúde mental do trabalhador. Em um ano em que entrou em evidência nas empresas a chamada “demissão silenciosa”, em que o funcionário, de tão sobrecarregado, faz o mínimo para permanecer no trabalho, nota-se o quanto as relações laborais se desestruturaram. Em outras palavras, ao não perceberem mais sentido para superar as expectativas da empresa, a pergunta que fica é: como as lideranças e empregadores não notaram essa situação?

É aí que está a essencialidade de um compliance trabalhista ativo na organização, capaz de detectar, orientar e acolher qualquer desvio no campo laboral que afete o trabalhador e também a empresa, uma vez que um profissional não produtivo ou doente atinge toda a economia corporativa. Ou seja, dói no bolso do empreendedor não ter a devida atenção a todos os aspectos do trabalho. Engajar os trabalhadores de verdade representa também aumentar os custos de produtividade e diminuir gastos empresariais. E isso deve ser aplicado não apenas pelas pequenas empresas, mas pelas pequenas e médias, que também contratam mão de obra e movimentam a economia do Brasil.

Ter como estratégia o bem-estar dos colaboradores é uma das lições mais importantes que se pode considerar no mercado de trabalho atualmente. Contudo, as empresas devem rigorosamente seguir as legislações e as boas práticas estipuladas, apoiando as equipes com iniciativas que aumentem a qualidade de vida e o bem-estar emocional e mental. O compliance trabalhista deve incluir a avaliação da carga de trabalho: se for equilibrada, ela irá garantir a segurança psicológica para que o profissional execute as suas funções da melhor forma possível, sem atingir a exaustão. Outra questão para evitar problemas como a “demissão silenciosa”, a depressão e a ansiedade é incentivar o equilíbrio entre as esferas da vida profissional e pessoal.

Vale lembrar que a atenção tem de ser redobrada no final do ano devido à sobrecarga que pode levar a um burnout. O cansaço pela rotina estressante da busca pelos últimos resultados para bater metas leva muitas pessoas ao esgotamento por causa da rotina. O compliance trabalhista, nessa direção, pode ser acionado de forma preventiva por meio de ferramentas de comunicação (caixa de sugestões e reclamações, canais no WhatsApp, contato com o departamento pessoal e até apoio psicológico na empresa), para que os trabalhadores possam se expressar a respeito de alguma conduta abusiva pela qual possam estar passando nesse período quanto a cobranças excessivas, por exemplo.

Para 2023, minha mensagem é que tenhamos gestões empresariais com maior qualidade de vida, princípio que envolve diretamente a qualidade do trabalho em um novo ano. Digo isso porque, muitas vezes, o bem-estar está estreitamente relacionado às perspectivas em relação ao trabalho. Fortalecer boas práticas passa por um compliance trabalhista eficaz, que garanta o desenvolvimento global dos negócios nos ambientes laborais.

*Flaviana Moreira Garcia é sócia-fundadora do escritório Moreira Garcia Advogados, Pós-Graduada em Direito e Processo.

Sobre o Moreira Garcia e Weis Advogados Associados – Focado em advocacia trabalhista, tributária e empresarial/societária, o escritório Moreira Garcia Advogados Associados foi fundado em 2015 e apresenta aos clientes soluções por meio de estratégias consultivas e preventivas, além de oportunidades de negócio. A banca conta com profissionais com mais de 15 anos de experiência, apresentando amplo domínio em áreas do conhecimento que ultrapassam o campo jurídico e incluem contabilidade, tributação, acordos e negociações coletivas. A sede está localizada em Porto Velho, Rondônia, e a firma tem como sócios Flaviana Moreira Garcia e Diego Weis Júnior.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar