Brasil,

Empresas apostam na gamificação para aumentar a produtividade

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ana Carolina
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Empresas apostam na gamificação para aumentar a produtividade

Organizações como Microsoft têm investido em jogos com intuito de criar laços de confiança entre os funcionários. Especialista em produtividade explica por que a gamificação pode promover o trabalho em equipe e a colaboração

Imagine no meio do expediente jogar videogame com um ou mais colegas de trabalho. Isso não só possível, como produtivo, de acordo com a Microsoft. A empresa de tecnologia lançou um aplicativo chamado Games for Work, que pode tornar os trabalhadores mais produtivos através da gamificação. De acordo com a Microsoft, o objetivo do aplicativo é ajudar os funcionários a criar laços de confiança e trabalharem melhor em equipe. Para a especialista em produtividade Tathiane Deândhela, o uso da gamificação pode ajudar na construção e manutenção da cultura da empresa e promover relacionamentos pessoais, o que contribui para o aumento da produtividade.

“É possível implementar o uso de jogos e videogames dentro das empresas com estratégia. Essa interação ajuda a construir ligações entre as equipes, em especial neste período em que os colaboradores não estão se conectando no escritório com tanta frequência, após as mudanças que os trabalhos remoto e híbrido trouxeram. Mas usar os jogos não pode ser obrigatório. Afinal, este é um tipo de ação que tem muito a ver com a cultura da empresa. Outro passo importante deste processo de implantação é engajar os colaboradores para que eles queiram aderir à iniciativa. Usar os jogos nas empresas pode promover novas ideias e ajudar a deixar as pessoas mais propensas a desafiarem a si mesmas. Os jogos podem ser úteis, por exemplo, para novos colaboradores, equipes que tiveram conflitos recentes ou funcionários que foram além no trabalho”, explica Tathiane Deândhela.

Aqui no Brasil, uma pesquisa realizada pela Gupy, empresa de tecnologia para recursos humanos, mostrou que as empresas têm usado a gamificação, inclusive, no treinamento de funcionários. O levantamento, que ouviu mil empresas de diferentes portes, sendo a maioria das companhias da área de TI, instituições financeiras, atacado, varejo e serviços de saúde, revelou que quatro em cada dez organizações no Brasil utilizam treinamentos com gamificação para desenvolver funcionários. Tathiane explica que cada vez mais as empresas têm usado essa estratégia. “A gamificação nada mais é que um processo de usar a lógica e o design de jogos para tornar o trabalho mais divertido e envolvente. Então, nesse conceito de usar videogame no trabalho, podemos criar atividades que envolvam a adição de pontos, emblemas, tabelas de classificação e recompensas às tarefas de trabalho existentes. Sendo assim, a gamificação frequentemente promove o trabalho em equipe e a colaboração, bem como ser uma competição saudável”, relata Deândhela.

A especialista em produtividade Tathiane Deândhela

A especialista em produtividade relata que em sua empresa adota estratégias de gamificação. “No Instituto Deândhela nós utilizamos a gamificação de duas maneiras. A primeira delas é a mais tradicional e simples, que é reunir a equipe para jogos de tabuleiro, cartas e até mesmo videogames. Esses momentos costumam acontecer após intensos períodos de reuniões estratégicas e planejamento, para levantar o ânimo da equipe. A segunda forma de gamificação que implementamos é medindo o desempenho individual dos colabores ao longo do ano. Temos uma série de indicadores gerais e por área que mostram de forma clara quem se destacou ao longo do ano. Isso nos permite premiar esses colaboradores. Já tivemos premiações como um dia no SPA, viagens e experiências imersivas, e presentes especiais.”

Sobre Tathiane Deândhela:

Tathiane Deândhela é mestre em Liderança pela Universidade de Atlanta. Fez curso de Negociação pela Universidade de Harvard, curso de Liderança pela Universidade de Ohio e curso de Liderança e Inovação pelo MIT. Além disso, possui três MBAs nas áreas de liderança, gestão e marketing.

Atua como palestrante, professora, empresária e conferencista internacional, referência no mundo corporativo sobre Produtividade, Alta Performance e palestras. Além disso é fundadora e CEO do Instituto Deândhela. Possui mais de 15 anos de experiência em treinamentos nas áreas de vendas, liderança e produtividade.

Entre inúmeras palestras que já realizou, em grandes eventos como em estádios de futebol e TEDx, teve também a oportunidade de palestrar em uma conferência que ocorreu na Universidade de Harvard. Seus vídeos do YouTube têm mais de 2,6 Milhões de visualizações. Lançou seu primeiro livro nos Estados Unidos e na Europa - o best-seller “Faça o Tempo Trabalhar Para Você”. Em seguida lançou o também best-seller “Faça o Tempo Enriquecer”. E recentemente lançou seu terceiro livro: “Faça Sua Comunicação Enriquecer Você”.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar