Recessos de final de ano requerem atenção redobrada na gestão de acesso a equipamentos empresariais
Implantação de recursos como gestão de acesso privilegiado e de identidades são fundamentais para evitar incidentes como vazamentos de credenciais e acesso a dados de clientes e fornecedores
O final do ano é a época mais aguardada nas empresas. Os colaboradores, junto com as demandas do dia a dia da empresa, já pensam nos dias de recesso, presentes de Natal e viagens de Ano-Novo. Essas distrações, embora sejam parte da natureza humana e indiscutivelmente sadias, ao mesmo tempo abrem um flanco: a falta de atenção adequada à segurança de informação na organização em períodos de recesso, ou mesmo plantões em equipes alternadas.
A Acorp, empresa brasileira focada em distribuição de soluções de segurança, armazenamento de dados, serviços na nuvem e comunicações unificadas, aponta que usuários com mais poder de acesso, como gerentes de área e administradores de rede, embora mais visados, não eximem o risco de outros. “Usuários comuns podem ser mais propícios a terem suas credenciais vazadas por phishing ou engenharia social, por exemplo. Em posse dessas credenciais, golpistas podem ter acesso a documentos e outras informações que proporcionam mais facilidade para escalar a abrangência do ataque, obtendo credenciais mais relevantes dentro da empresa e até dados de clientes e fornecedores”, alerta o diretor da Acorp, Silvio Eberardo.
Ferramentas e educação de usuários são fundamentais para mitigar vazamentos – de acordo com o executivo, recursos como múltiplos fatores de autenticação (MFA) são cada vez mais comuns e úteis. “No entanto, é preciso ir além. Um dos pontos mais importantes está na educação dos usuários para evitar clicar em links suspeitos, abrir anexos maliciosos, e mais uma série de situações. Para isso, ferramentas que permitem simulação de diversos tipos de ameaças ajudam nesse processo”, explica.
Eberardo ainda comenta que outras soluções como o PAM – do inglês Privileged Acess Management, que significa Gestão de Acesso Privilegiado - é um dos mais aderentes ao meio empresarial. “Nele, o acesso a credenciais superiores é fornecido de forma documentada, controlada e autorizada”, explica. O executivo acrescenta que a gestão de identidades também oferece um complemento adequado ao PAM, “pois podemos deixar desativados os acessos dos funcionários em férias ou licenças”, finaliza.
Sobre a Acorp
A Acorp do Brasil é Uma empresa 100% nacional focada em distribuição de soluções com foco exclusivo no atendimento aos canais revendedores. Atua nos mercados de segurança da informação, gerenciamento de dados, cloud, além de soluções de comunicação e colaboração. A Acorp traz para o mercado brasileiro o que há de mais inovador no segmento de software e hardware corporativo. E mais, a empresa busca oferecer um conjunto de ofertas para apoiar o desenvolvimento de negócios por parte de seus revendedores, posicionando-se como VAD (Value Added Distributor). Nos seus mais de 30 anos de mercado, a Acorp tem um modelo de operação de extremo relacionamento com seus fabricantes e parceiros para cada uma das linhas que trabalha.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário