A importância do crescimento sustentável no processo de nacionalização de uma marca
Por Tatiana Schuchovsky Reichmann, CEO da Ademicon
Muito se discute sobre ampliar a atuação de uma marca regional e como esse processo impulsiona o crescimento das empresas. Sobre isso, o Mapa das Empresas, da Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia (Sepec/ME) mostrou que foram abertas mais de 1,3 milhão de empresas no país, nos primeiros quatro meses de 2022.
Esses dados apontam para a criação contínua de novas companhias no Brasil, sendo que são inúmeras as marcas, fortemente ligadas a uma determinada região. Depois de uma bem-sucedida estratégia de marketing e comunicação aliada à distribuição, essas empresas − antes com características locais − conseguem ganhar proporções nacionais, alcançadas também a partir de novas unidades de negócio.
Entretanto, é preciso deixar bem claro, que para que essa ampliação funcione, ela necessita estar muito bem fundamentada no crescimento sustentável, originado principalmente a partir da combinação de investimentos em comunicação, marketing, treinamento de colaboradores e área comercial. Assim, mais do que querer crescer, é importante que a empresa invista em ações concretas e objetivas, direcionando seu foco no que realmente faz a diferença.
No caso das administradoras de consórcio, o caminho para o sucesso não é diferente. Como uma companhia que tem o objetivo de democratizar o crédito e ajudar pessoas em suas conquistas pessoais e materiais, a partir de um planejamento de vida, muitas são as tarefas a serem cumpridas diariamente para se chegar aos diversos estados brasileiros, atendendo clientes das mais diversas culturas, níveis sociais e localizações.
Neste contexto, acredito que é imprescindível que haja um alto e constante investimento em ações ligadas a este segmento e ao branding para que uma empresa seja conhecida de maneira correta pelo público e ganhe a confiança dos consumidores. Além disso, e não menos importante está o investimento em pessoas e no treinamento de profissionais e colaboradores que trabalharão com o produto junto aos clientes, que são os principais personagens desta história.
Para isso acontecer, nada mais eficiente do que a capacitação constante e a criação de uma plataforma na qual esteja embarcado todo conhecimento e diretrizes (cursos, informações e outros), a fim de que todos tenham um acesso rápido e direto ao que necessitam no momento de oferecerem seu produto à sociedade, processo que vai muito além de uma simples venda. Por isso, é fundamental ter uma estratégia consolidada, analisando todos os fatores internos e externos que serão impactados e alterados com a expansão da marca.
Aqui vale ressaltar que, não basta apenas pensarmos em soluções que sirvam apenas para uma região ou cidade, é preciso pensar desde o início na possibilidade de atuação em outros estados e até quem sabe, países. Além dos compromissos e motivações citadas anteriormente, a tecnologia é um tema que deve permear todo o processo, com o objetivo de criar de uma solução que não tenha limitações geográficas e que possa se adaptar e impactar diferentes comunidades.
Verifica-se assim, que a nacionalização de uma marca vai muito além da busca por clientes em novas regiões. Ela deve ser o fruto de um trabalho interno e externo, com foco no planejamento e investimento constantes, que amplia horizontes sim, mas de forma sustentável, a fim que se perpetue e cresça na vida dos brasileiros, ajudando-os na obtenção de bens e em suas realizações.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário