Brasil,

Copa, Black Friday e Fim de Ano prometem aquecer as vendas no varejo: confira dicas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Sebrae
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Festividades trazem otimismo aos comerciantes, que devem se atentar ao preparo das equipes, estoques e qualidade do atendimento

A abertura da Copa do Mundo no Catar, neste domingo (20), marca as celebrações de um fim de ano especial para o varejo. Além dos jogos de futebol, que costumam mobilizar os brasileiros, no dia 25 de novembro haverá a Black Friday, seguida das confraternizações de fim de ano, Natal, Ano Novo e as férias de verão. A expectativa, de acordo com associações varejistas, é que o comércio turbine suas vendas entre 15% e 25%, comparado com os últimos dois anos.

Embalada pelo ritmo otimista, a empreendedora Júlia Viriato, fundadora da @CajuStoreDF, confirma que já iniciou os preparativos para o fim de ano. Segundo ela, a Copa do Mundo é um “plus” nas vendas, que já costumam ser boas nesse período. “A competição por si só tem um apelo muito forte com os brasileiros. Até quem não assiste aos jogos, gosta de comprar roupas, calçados, alimentos e bebidas para encontrar com os amigos. Junto a isso, temos o fim de ano, 13º salário e as confraternizações de trabalho”, comenta.

Júlia conta que os preparativos já começaram há pelo menos dois meses, quando aumentou o estoque de roupas que vende na sua loja. Além de moda fitness e praia, ela oferta roupas femininas e masculinas casuais. “Fiz mais viagens para comprar com antecedência e poder atender as demandas que já começaram”, revela. “Também iniciei as campanhas nas redes sociais, que são grandes aliadas para alcançar novos clientes. Com certeza será um fim de ano muito positivo para as vendas”, completa ela.

Dicas do especialista

De acordo com o gerente de relacionamento com o cliente do Sebrae, Enio Pinto, é muito importante engajar o time de colaboradores e de fornecedores para esse período de festividades. “Capacitação e motivação para equipe são fundamentais para assegurar o aumento das vendas. Estabeleça políticas de compensação com maiores comissões. Todo mundo pode ganhar, a loja, os vendedores e os clientes”, destaca. “Fornecedores também precisam estar alinhados, agregando qualidade, prontidão na entrega e bom preço. Esse relacionamento precisa ser cultivado e ajustado sempre”, recomenda.

Outra estratégica indicada pelo especialista é preparar a loja para a experiência física com os clientes. Segundo ele, os consumidores que vão ao estabelecimento esperam algo a mais que o online: “As pessoas compram com todos os sentidos. Enfeite sua loja, organize as araras e produtos de forma harmoniosa. Ofereça balinhas, doces, café, água para quem entra na loja, pense em playlists alinhadas com o branding da marca. Faça com que o cliente se sinta confortável e queira voltar”.

Para os negócios que não estão diretamente ligados aos segmentos de moda, alimentação e eletrônicos, Enio, indica buscar parcerias com negócios mais alinhados à venda do período. “O chamado ‘cross-selling’ ou venda cruzada são uma boa alternativa. Se, por exemplo, a pessoa tem uma hamburgueria, pode oferecer descontos na compra em uma cervejaria parceira”, afirma.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar