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Black Friday: Como tornar os consumidores da data em clientes para o ano inteiro?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Giulia Martins
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Marcelo Rocha, VP da CleverTap Marcelo Rocha, VP da CleverTap

Especialista em retenção e engajamento de usuários explica como os lojistas podem utilizar a famosa data de promoções para fidelizar clientes

Em menos de duas semanas, o comércio do país - e do mundo - irá encarar a data mais esperada do ano: a Black Friday. Além de preparar seus negócios para suportar a alta demanda, os especialistas de varejo possuem um outro desafio: conquistar esses consumidores para que eles se tornem potenciais clientes. A ideia é não ver a data apenas como um dia de vendas, mas uma oportunidade para fidelizar pessoas, para que elas comprem mais vezes no decorrer do ano, ou até que indiquem o seu negócio para outros compradores.

Mas como garantir o retorno dos consumidores da Black Friday? Para Marcelo Rocha, VP Latam da CleverTap, plataforma de retenção e engajamento de usuários, é preciso que o comprador tenha a melhor experiência possível com os serviços e produtos do seu negócio: “Sabemos que, por causa do aumento do tráfego dos sites, a data também demanda um esforço maior das empresas. Além de criar estratégias promocionais verdadeiras, é preciso estar preparado para a quantidade de consumidores que chegarão ao negócio e, se possíveis erros surgirem, o que é bem provável que aconteça, é preciso produzir um mapeamento prévio de como solucioná-los”.

Confira 6 dicas do especialista para conquistar os consumidores durante a famosa época de promoções:

Faça um negócio honesto

Após alguns anos da aderência da Black Friday, o consumidor brasileiro está muito mais educado e experiente. Ele acompanha a movimentação dos preços dos produtos e não cai mais em pegadinhas promocionais como “a metade do dobro”. Então, o primeiro passo para conquistar a confiança do consumidor é ser honesto. Faça promoções verdadeiras e que sejam vantajosas para os compradores.

Fique atento a funcionalidade da sua plataforma de vendas

Seja uma loja física ou digital, o empreendedor precisa estar preparado para a alta demanda de compradores. Verifique se seu site suporta que vários clientes naveguem ao mesmo tempo ou, se você utiliza as redes sociais como principal plataforma de vendas, disponibilize funcionários para estarem atentos ao atendimento.

Mime o seu cliente!

Já pensou em presentear o consumidor com algum mimo? Calma, não precisa quebrar a cabeça e dar um produto como brinde. A ideia é agradar ainda mais o cliente. Um chaveiro ou um álcool em gel com a estampa da sua loja, por exemplo, são itens que as pessoas utilizam no dia a dia e que farão com que elas lembrem do seu empreendimento. Eles podem ser colocados tanto em encomendas do e-commerce como na própria sacola da loja física.

Como está a embalagem do seu produto?

Um outro ponto essencial para garantir a fidelização do cliente é como será embalado o produto comprado. Para quem trabalha com e-commerce, a atenção é dobrada. Isso porque, durante o trajeto do empreendimento até o endereço do comprador, podem acontecer diversos motivos que danifiquem o produto. Garantir embalagens impermeáveis e resistentes são primordiais para que a compra chegue em condições perfeitas.

Pense no pós-venda

Às vezes, é preciso dar mais um empurrãozinho para que o consumidor volte a comprar na sua loja. Uma ideia bem interessante é dar um cupom de desconto para a segunda compra ou um cartão que, após 5 pedidos em sua loja, o cliente seja beneficiado com um prêmio. A ideia é dar mais um motivo para que ele volte a fazer negócio com o seu empreendimento.

Saiba resolver os problemas

Não tem jeito, problemas acontecem. Entretanto, a imagem que fica ao cliente é como você o solucionou. Por isso, faça um mapeamento dos possíveis empecilhos que possam acontecer durante a data e crie um planejamento de soluções. Assim, você evitará futuras dores de cabeça e ganhará o coração do consumidor.

Sobre a CleverTap

A CleverTap é a nuvem de retenção nº 1 do mundo que capacita as marcas de consumo digital a aumentarem a retenção de clientes e o valor da vida útil. A empresa impulsiona a individualização contextual das organizações com a ajuda de uma camada de dados unificada e profunda, insights baseados em IA/ML e automação, permitindo que as marcas ofereçam experiências hiperpersonalizadas e agradáveis a seus clientes. Mais de 1.300 clientes, em 100 países e 10.000 aplicativos, incluindo Gojek, ShopX, Canon, Electronic Arts, TED, English Premier League, TD Bank, Carousell, AirAsia, Papa John's, Tesco Kotak Mahindra Bank, SonyLiv, Swiggy, PharmEasy, e Dream11, confiam na CleverTap para atingir suas metas de retenção e engajamento para aumentar sua receita a longo prazo. Apoiada por investidores líderes como Sequoia India, Tiger Global, Accel, CDPQ e Recruit Holdings, a empresa está sediada em Mountain View, Califórnia, com escritórios em Mumbai, Cingapura, Sofia, São Paulo, Bogotá, Amsterdã, Jacarta e Dubai .


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