Brasil,

69% das empresas têm dificuldades em transformar intenção em práticas de diversidade

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Juliana Matheus
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Educação contínua, letramento da liderança e mudanças construtivas que respeitem o tempo das pessoas são apostas para mudar esse cenário

Segundo pesquisa da empresa global de consultoria organizacional Korn Ferry, quando se trata de implementar iniciativas de DE&I um dos maiores desafios é transformar intenção em iniciativas pragmáticas para 69,5% das 250 empresas ouvidas na pesquisa. Essa percepção é bastante comum já que muitas empresas têm a intenção mas desconhecem o cenário completo e principalmente, o sentimento dos colaboradores e liderança.

“A complexidade do trabalho com pessoas não pode intimidar as empresas que querem evoluir nas pautas DE&I. Por isso, pensamos em soluções que respeitam as etapas em que a empresa se encontra”, informa a CEO da Plurie br. Laura Salles.

O trabalho da Plurie br é promover ambientes mais seguros e saudáveis para mudanças que são cada vez mais exigidas no mercado, conforme já anunciado pela Bolsa de Valores brasileira, por exemplo, que recentemente realizou uma consulta pública para definir práticas e diretrizes ESG nas empresas de capital aberto. “Nosso trabalho é buscar de forma contínua a formação das pessoas nas empresas agindo em total alinhamento com a cultura do local”, completa Laura.

Outro dado relevante apontado é que as companhias brasileiras possuem atualmente como principal foco de atuação DE&I o desenvolvimento de políticas de não-discriminação, bullying e assédio (67%), foco em uma cultura de expressão e segurança psicológica (63%), diagnóstico organizacional DE&I (60%) e conselho/comitê de diversidade (57%).

“Muitas empresas estão entendendo que saber o que querem fazer não é um sinônimo de sucesso, se não souberem como fazer. Por isso, fazer um diagnóstico da situação para depois entender a dosagem do medicamento é uma prática essencial para que sejam alcançados resultados reais”, conclui Laura.

Case Plurie br

A Plurie Br. realiza um diagnóstico da situação de DE&I na empresa antes de avançar com o trabalho de letramento. Essa ação é o grande diferencial que rende uma maior adesão da liderança.

Com a Gympass foi capacitado o time nacional de quase 1000 colaboradores em Vieses Inconscientes, com cursos gravados, aulas ao vivo e dinâmicas em grupo. Cento e um líderes em Atração e Seleção de Talentos Diversos, para todo o processo de construção da vaga, comunicação, entrevista sem vieses.

Alguns desses cursos estão disponíveis também como parte oficial do onboarding de colaboradores que ingressam no Gympass.

+ Plurie br

Fundada por mulheres que dividem a paixão pelos avanços em inclusão, a Plurie br é uma edtech que oferece educação contínua e acessível com o objetivo de empoderar, incluir e apoiar a diversidade em empresas de todos os portes e tornar os ambientes de trabalho mais inclusivos. Com educadores especialistas nos temas (transformadores plurais) e valores acessíveis, a plataforma oferece cursos, workshops, e rodas de conversa, além de apoio psicológico e de advogados que atuam no compliance preventivo e anti discriminatório das empresas e organizações.

Laura Salles

Fundadora & CEO da Plurie br, uma edtech de Diversidade, Equidade e Inclusão. É formada em Gestão Hoteleira pelo Senac, SP, Swiss Hotel Management School, na Suíça e especializada em D&I pela Universidade Cornell, EUA. Conta com mais de 9 anos de experiência em liderança de atração e seleção de talentos e operações.


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