Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Integração de dados é a peça-chave para as empresas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  IDEIACOMM
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Roberto Kallaur - CEO do Grupo Toccato Roberto Kallaur - CEO do Grupo Toccato

Em um ambiente onde os dados orientam a tomada de decisão, a etapa da integração de dados se faz fundamental para a consistência das análises

Por Roberto Kallaur*

O crescimento da digitalização das empresas elevou a quantidade de dados transacionados no ambiente corporativo a escalas jamais vistas antes. Um negócio digital é construído em torno dos dados e dos algoritmos que os processam, e trabalha para extrair o máximo valor de seus ativos de informação – de todas as fontes do ecossistema de negócios, a qualquer momento que for necessário. Dentro de uma empresa digital, os dados e serviços relacionados fluem sem impedimentos, mas com segurança, em toda a estrutura de TI. Para alcançar uma visão completa das informações que transitam em uma organização, facilitando o processamento e o uso dos dados para a análise, a etapa da integração de dados não pode ser ignorada.

A etapa da integração de dados consiste no processo de reunir dados de fontes diferentes para fornecer aos usuários uma visão unificada das informações. A premissa da integração de dados é melhorar a acessibilidade deles e torná-los mais fáceis de se consumir e processar, tanto por sistemas como pelos usuários. O processo de gerenciamento de dados comerciais é expressivamente impactado por essa etapa. Logo, a integração de dados corporativos funciona para oferecer suporte à elaboração de relatórios corporativos, à aplicação do Bussiness Inteligence e análises corporativas avançadas.

A articulação do processo de tomada de decisão

Dados dispersos são como peças espalhadas de um quebra-cabeça. Somente organizando e combinando esses dados é possível enxergar o quadro completo e tirar conclusões significativas. Transportando esse entendimento para a perspectiva das empresas, a integração de dados contribui para a geração de insights estratégicos que culminam em melhores decisões para os negócios. Assim, a integração de dados está cada vez mais clara para os gestores, uma vez que tomar decisões baseadas em dados inconsistentes e isolados acarreta riscos indesejáveis para o desenvolvimento da empresa.

As empresas modernas aproveitam os dados para orientar suas decisões, tornando a integração um aspecto crucial da gestão de dados para ajudar as empresas a organizar, gerenciar e acessar informações sem problemas. À medida que o big data cresce no ambiente corporativo, as organizações precisam aplicar a integração de dados para se projetarem com mais solidez no mercado. A visão holística do negócio proporcionada pela etapa de integração de dados ajuda a analisar dados díspares que podem ser usados para extrair insights relevantes.

Dessa forma, essas análises são fundamentais para entender e otimizar ainda mais as operações comerciais atualmente.

É importante ressaltar que, de acordo com o Projeto Maturidade de Dados: perspectivas para 2022, 93% das empresas brasileiras ouvidas pelo levantamento reconhecem que os dados são importantes para a execução dos processos, enquanto 97% tomam decisões com base neles.

Pavimentando a cultura de dados

Uma cultura organizacional orientada por dados pode acelerar a aplicação de análises, amplificar seu poder e afastar as empresas de decisões arriscadas. Dentro desse contexto, a integração de dados fornece aos gerentes de negócios e analistas de dados uma visão completa dos principais indicadores de desempenho (KPIs), riscos financeiros, cadeia de suprimentos, esforços de compliance, dentre outros. Essa associação de dados referentes a diferentes aspectos do negócio propiciada pela integração de dados configura o papel fundamental desta etapa na construção de uma cultura de dados.

Por fim, ressalto que os dados – quando acessíveis e organizados – capacitam funcionários em todos os níveis da organização a tomarem as decisões que estimulam o crescimento. Tanto para as empresas mais inovadoras quanto para os negócios que ainda se adaptam à transformação digital, o surgimento da análise de dados como uma realidade onipresente da vida organizacional moderna significa que a cultura de dados está se tornando cada vez mais importante para o êxito das operações.

*Roberto Kallaur é CEO do Grupo Toccato. Engenheiro por formação com MBA em Gestão Empresarial e Marketing pela FGV, possui mais de 20 anos de experiência em cargos de alta direção e liderança.

Sobre o Grupo Toccato

Atuando com tecnologia desde 2006, o Grupo Toccato é referência em Business Intelligence. Hoje, com mais de 800 clientes em seu portfólio, potencializa cada fase da Jornada de Dados e ajuda as empresas a extraírem informações relevantes para tomadas de decisão mais estratégicas e assertivas. É detentor das empresas Toccato, AnalisaBR e Toccato Serviços Compartilhados e já foi premiado mais de 10 vezes por sua parceira de negócios, a Qlik.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar