Brasil,

40% das pessoas dizem não sentir que garantem o seu futuro financeiro

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ariella Dias
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

pixabay pixabay

Pesquisa feita pela Allya, hrtech focada no bem-estar financeiro de colaboradores, revela comportamento com o dinheiro.

Foram entrevistadas mais de 1200 pessoas

A Allya, hrtech focada no bem-estar financeiro de funcionários, realizou uma pesquisa exclusiva com mais de 1.200 respondentes de 164 empresas, considerando os seguintes pontos: Controle sobre as finanças, Capacidade de absorver uma despesa inesperada, Caminho para atingir seus objetivos, Capacidade de fazer escolhas que possibilitem curtir a vida. E detectou também que 35% estão no limite de suas finanças pessoais, ou seja, despreparadas para qualquer evento inesperado.

O que significa, para os Recursos Humanos, uma questão de risco para a boa integração de profissionais com a empresa. Isto porque é percebido que os problemas financeiros são causadores de estresse e insatisfação profissional, inclusive podendo levar até a procura por novo emprego.

“Esta informação não pode ser interpretada como um problema particular dos indivíduos, pois afeta o bom desempenho dos profissionais, gerando custos para as empresas. Portanto, é dever dos RHs cuidar do bem-estar financeiro dos funcionários”, comentou o co-fundador da Allya e responsável pela pesquisa Gustavo Antonelli.

É importante ressaltar que o objetivo do estudo é diagnosticar a saúde financeira dos colaboradores das empresas, o perfil econômico e mapear os pontos em que os RH’s precisam atuar para ajudar as pessoas. De acordo com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), o Brasil possui 79% das famílias endividadas, ou seja, sete a cada dez pessoas enfrentam este problema. Portanto, o estudo da Allya detalha a informação com o novo dado sobre o perfil destas pessoas, ou seja, informa que este universo não está relacionado apenas ao desemprego.

“Identificamos que a melhor forma de incluir melhores hábitos financeiros é atuar no dia-a-dia para gerar economia, elevar a consciência e o foco no bem-estar financeiro através da educação. O que, consequentemente, resultará no melhor desempenho de suas funções junto às empresas", diz Marco Ferelli, co-fundador da Allya.

Segundo ele, a pesquisa teve o rigor científico para propiciar a percepção clara das perguntas aos entrevistados, sem direcionar respostas que resultariam na falha do resultado real. Assim, foi baseada na CFPB Financial Well-Being Scale, em que a pontuação da Escala de Bem-Estar Financeiro é um número padronizado entre 0 e 100 para o nível de bem-estar financeiro do entrevistado.

Resultados

Dentro dessa escala de Bem-Estar financeiro, o resultado médio dos respondentes foi de 52,25. Sendo a maioria de 31 a 45 anos (533), seguida dos 26 a 30 (260), 18 a 25 (257) e 46 a 60 (141), com a menor margem a partir dos 60 (15). Sendo importante ressaltar que os métodos questionadores tiveram a orientação científica, para o cuidado com a interpretação das informações.

Quando os respondentes foram questionados sobre preferências, as respostas foram:

CONCLUSÃO

Mesmo com a pesquisa sendo realizada em um recorte da população que tem um índice de saúde financeira maior que a média brasileira , é evidente que existem várias pessoas ainda precisando de ajuda para melhorar a sua situação financeira e os RHs na maior parte das vezes não tem visibilidade sobre esse problema que tanto afeta seus colaboradores. As empresas necessitam de soluções para atacar a causa raiz destes problemas e amenizar os impactos causados pela falta de saúde financeira.

O período de coleta de dados foi de julho a setembro deste ano.

Sobre a Allya: É uma hrtech focada no bem-estar financeiro. A plataforma, que atende mais de 380 mil colaboradores e 40 funcionários, promove novos hábitos financeiros, conectando estabelecimentos relevantes, benefícios e vantagens financeiras em um só lugar.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar