Como criar uma comunicação integrada para vender mais?
Por Juliana Lopes, Customer Success Manager Sênior da Dinamize *
Chacrinha, famoso apresentador de televisão das décadas de 1970 e 1980, tinha um bordão clássico: “Quem não se comunica, se trumbica”. Por trás dessa lógica, há uma verdade que segue atual em um cenário de transformação digital. Sem uma estratégia de comunicação integrada, ninguém consegue atingir seus objetivos. Isso vale para as pessoas e, claro, para as empresas, que precisam aumentar continuamente suas vendas.
Não é uma tarefa fácil. Uma pesquisa conduzida pela Play2sell, plataforma que capacita e incentiva vendedores por gamificação, mostra que 44% das empresas têm dificuldades para capacitar seus vendedores. Não bastasse isso, outro levantamento, realizado pela Bis2Bis, mostra que 61% das lojas virtuais no Brasil acreditam que o marketing é o principal desafio em suas rotinas. Entretanto, alguns passos simples podem mudar esse cenário. Confira:
Crie portas de entrada para os usuários
As vendas só acontecem quando os consumidores se relacionam com as marcas, certo? Então, o primeiro passo é apostar em iniciativas que levem esses usuários para a empresa. A pessoa precisa se sentir convidada a interagir com a organização e realizar suas compras nela. Em suma: é necessário criar “portas de entrada” a partir de todos os pontos de contato com os potenciais clientes.
É fundamental implementar uma boa estratégia para captar esses leads, uma vez que eles podem trazer não apenas os dados que servirão de base para a ação, mas principalmente os comportamentos. Os formulários, por exemplo, são indispensáveis para iniciar esse relacionamento – seja com quem busca promoções, seja com quem quer receber conteúdos informativos. Por meio deles, é possível fazer iniciativas de boas-vindas e comunicações personalizadas, além de atualizar a base de dados.
Construa os perfis de seus consumidores
A captação desses leads é um primeiro passo importante, mas é necessário também determinar preferências e necessidades desses consumidores. Isso é possível a partir da combinação dos dados coletados anteriormente com as interações comportamentais obtidas nos contatos posteriores, como o envio de e-mail marketing e a própria navegação no site da empresa.
Dessa forma, a equipe de marketing e vendas pode realizar uma comunicação bem mais direcionada e personalizada, aumentando as chances de conversão. Conteúdos de relacionamento que valorizam comportamentos positivos, como programas de fidelidade, ou que antecipam soluções para dores ou necessidades, como e-books e posts em blogs, são diferenciais que ajudam o potencial cliente a decidir pela conclusão do negócio com a marca.
Defina um ecossistema de automação de marketing
Todo o esforço para definir as portas de entrada e coletar os dados estratégicos terá sido em vão se a empresa não conseguir desenvolver a comunicação no exato momento em que o usuário está em contato com a marca. Como diz a sabedoria popular, cavalo selado só passa uma vez. Para isso, é essencial criar um ecossistema de automação para que a jornada desse potencial cliente aconteça.
A estratégia de comunicação deve estabelecer um funil de vendas para que a marca possa enviar um conteúdo personalizado a partir de gatilhos que direcionam ou ajudam na tomada de decisão. Ações como boas-vindas, carrinho abandonado ou conteúdos por categoria de produtos podem – e devem – ser programados para que a experiência da pessoa seja a melhor possível sem perder o timing da venda.
Mantenha as portas abertas
Ok, a estratégia funcionou e o potencial cliente se transformou em um consumidor, de fato, da empresa. O problema é que o processo de vendas é contínuo, isto é, não pode parar. É necessário estimular constantemente esse ecossistema para que o usuário volte a comprar, proporcionando mais rentabilidade. Assim, é imprescindível verificar a última data da compra, os produtos adquiridos e informações que possam personalizar novas ações.
São dados que possibilitam a criação de conteúdos personalizados para o público, permitindo complementar ou atualizar uma compra feita anteriormente. No caso de uma duração específica, é possível criar um e-mail de recompra periódico. Além de incentivar novas compras, a estratégia cria fluxos de automação com foco na fidelização do cliente, entendendo quais são os pontos fortes de seus produtos e o que precisa melhorar.
Como se vê, uma boa comunicação pode impulsionar as vendas e, consequentemente, o faturamento da empresa. Com o apoio de ferramentas de automação de marketing, a estratégia da marca finalmente pode entrar na nova era global, marcada pelo uso inteligente dos dados e a capacidade de entregar praticidade para os consumidores.
* Juliana Lopes é responsável por gerenciar a área de Customer Success da Dinamize, empresa que está há 20 anos no mercado de tecnologia, e oferece softwares de automação de marketing e e-mail marketing – e-mail:
Sobre a Dinamize
A Dinamize oferece plataformas com foco em automação de marketing (Dinamize Automation) e e-mail marketing (Dinamize Mail). Conta com operações em São Paulo, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Ribeirão Preto, Belo Horizonte, Joinville e Curitiba, além de unidades nos Estados Unidos, no Canadá e em Portugal. A empresa integra mais de mil canais parceiros e reúne cerca de 22 mil marcas atendidas. Com suas plataformas, a Dinamize auxilia empresas que buscam gerar mais vendas e otimizar sua comunicação com o público, utilizando tecnologias de ponta, que garantem performance e segurança às informações. Disponibiliza recursos e análise de dados com o objetivo de qualificar a experiência de cada usuário, sem falar do atendimento de excelência via telefone, e-mail, chat e treinamentos on-line e presenciais.
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