Brasil,

FI Group e PALAS firmam parceria para aprimorar o ecossistema de inovação das empresas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Carolina / EPR
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Imagem: Divulgação Imagem: Divulgação

- Aliança consiste em atender 100% a cadeia inovativa das companhias, desde a concepção, até o desenvolvimento experimental de projetos de inovação

- Atualmente, o FI Group é responsável por 32% dos projetos submetidos à Lei do Bem no Brasil

Com objetivo de otimizar o ecossistema de inovação nas empresas, o FI Group, consultoria multinacional especializada na gestão de incentivos fiscais e financiamento à Pesquisa & Desenvolvimento (P&D), acaba de anunciar uma importante parceria com a PALAS, consultoria em gestão empresarial e pioneira na ISO 56.002. A união prevê ampliar as melhorias dentro dos processos de gestão inovadora nas companhias, aprimorar os benefícios gerados a partir de incentivos fiscais, como a Lei do Bem, além de garantir maior eficiência no controle de gastos com inovação.

Responsável por mais de três mil pleitos e candidaturas desde sua chegada ao Brasil em 2011, os projetos conduzidos pelo FI Group geraram uma dedução fiscal de mais de R$ 2,4 bilhões às empresas clientes. Segundo dados do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, atualmente 2.500 empresas contam com projetos submetidos à Lei do Bem (11.196/05) no Brasil. Deste total, a consultoria é responsável por cerca de 790 propostas, um percentual de quase 32%, o qual é representado por empresas de peso, como Weg, Embraer, Magazine Luiza e Cyrela, até empresas que entraram no regime de Lucro Real recentemente.

Planos da parceria para potencializar os processos de inovação

Para promover as mudanças propostas, a parceria consiste em atender 100% a cadeia inovativa das empresas, desde a concepção, até o desenvolvimento experimental de projetos de inovação, a partir da implementação do Criare, uma plataforma desenvolvida pela PALAS para o gerenciamento de ideias inovadoras nas empresas, e a Solução Digital Lei do Bem, oferecida pelo FI Group.

De acordo com o sócio-fundador da PALAS, Alexandre Pierro, a companhia é responsável por criar uma sistemática que possibilita a elaboração orgânica e estruturada da Inovação. “Existe uma demanda latente em relação ao tema em empresas de todos os portes e segmentos. Contudo, percebemos que a inovação ainda está acontecendo de forma desordenada e desintegrada na maioria delas. O que fazemos é aplicar um modelo internacional de governança da inovação, baseado na ISO 56002, a fim de permitir que as companhias estabeleçam processos e indicadores capazes de maximizar os resultados da área, permitindo mais geração de valor para o negócio”, explica Pierro.

De acordo com o Country Director do FI Group, Rafael Costa, a parceria tem potencial para mudar a forma de inovar no país. “O primeiro passo é a ideia, depois é necessário analisar as incertezas e identificar se essa proposta é uma ‘Inovação’ ou uma ‘Melhoria’. Sem esse gerenciamento, muitas vezes, parte das ideias são descartadas e as empresas perdem grandes oportunidades, por não enxergarem esse processo como um todo. A PALAS e o Criare, em conjunto com o FI Group, têm como objetivo de transformar este cenário”, complementa Costa.

A partir do gerenciamento, análise e captação de informações realizado pela plataforma Criare, as ideias selecionadas e com potencial estratégico para o mercado serão incluídas na Solução Digital Lei do Bem, que inicia e desenvolve o processo experimental, bem como submete os projetos ao Ministério.

Alexandre Pierro explica que a utilização de tecnologias avançadas permite mais assertividade no gerenciamento das ideias. “O Criare utiliza ferramentas de Inteligência Artificial (IA) justamente para apontar e auxiliar nas tomadas de decisão. Desta forma, ele oferece parâmetros para escolha dos projetos adequados à Lei do Bem e garante decisões mais assertivas para impulsionar a cada negócio”, comenta.

Inovação além das fronteiras

Com um robusto planejamento, a parceria tem como meta impulsionar o Brasil em índices mundiais de inovação, segundo Costa. “A aliança visa também mudar o cenário brasileiro de inovação, para que seja possível estruturar a nossa sociedade de uma maneira única, e fazer com que o Brasil prospere em índices globais”, comenta.

O executivo explica também os objetivos de ampliar a atuação das empresas para outros mercados. “Além disso, não podemos pensar apenas no Brasil. Temos que pensar em inovação de uma maneira geral, principalmente porque a pandemia demonstrou que as fronteiras dos países são muito incipientes e nós temos um potencial gigantesco em mercados da América Latina e da Europa, por exemplo”, finaliza.

Sobre o FI Group

FI Group é referência no setor de financiamento de PD&I. Com um know-how de mais de 20 anos, o grupo é especialista na obtenção de financiamentos, subvenções econômicas e incentivos fiscais para projetos de PD&I. A consultoria assessora as empresas na gestão de incentivos fiscais (tais como Lei do Bem, Ex-Tarifário, Lei de Informática ou Rota 2030, entre outros) e no financiamento da PD&I, por meio da concepção e da implementação de ações que visam maximizar o desenvolvimento tecnológico e econômico de seus clientes. Globalmente, o FI Group trabalha com mais de 18.000 empresas, e valida anualmente mais de 20 mil projetos.

Sobre a PALAS

A PALAS é uma consultoria de inovação e gestão pioneira na implementação da ISO 56002. Sua equipe participou ativamente do processo de formatação dessa norma e conquistou a primeira certificação da América Latina. A empresa é considerada a primeira consultoria certificada no Brasil e oferece treinamentos, consultorias e implementação de normas ISO, com o propósito de preparar as empresas para o futuro.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar