Justiça ordena que associação de Proteção Veicular não opere mais no mercado de seguros de SC
A Justiça Federal ordenou que uma associação de proteção veicular, não opere mais no mercado de seguros, em Tubarão (SC), através de oferta, anúncio ou comércio de contratos para associados. Segundo informações do Ndmais, a decisão foi do juiz Leonardo Cacau dos Santos La Bradbury, da 2ª Vara Federal de Florianópolis, e atendeu a pedido do MPF (Ministério Público Federal) e da Susep (Superintendência de Seguros Privados) em uma ação civil pública contra a Aprov (Associação Mútua de Beneficiários da Região Sul de Santa Catarina) e um réu particular.
Ainda conforme os órgãos, foi alegado que a associação está operando no mercado de seguros sem a devida autorização da superintendência. Os autores afirmaram ainda que a associação oferece “proteção veicular” ou “clube de benefícios” livremente, inclusive com portal na internet e mediante pagamento, o que é vedado pela legislação.
Segundo o juiz, o seguro mútuo – restrito a grupos privados, que o administram por autogestão – é permitido pelas leis do país, mas não é o caso do produto oferecido pela Aprov. “Na espécie, o seguro operado pelos réus, em juízo preliminar, não se limita a um grupo restrito de ajuda mútua, uma vez que o serviço de proteção veicular é oferecido a um amplo grupo de interessados”.
A decisão foi proferida nesta segunda-feira (3) e impede a associação de renovar os contratos em vigor e cobrar valores relativos aos seguros, como mensalidades, rateios, franquias e outras despesas.
Os associados devem ser comunicados, em dez dias, da existência da ação e da decisão liminar.
A multa em caso de descumprimento é de R$ 5 mil.
Fonte:/Cqcs/Luana Neiva
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário