Compliance deve estar alinhado às práticas de liderança e a programas de integridade, aponta Grupo Elfa
No Brasil, uma pesquisa da Fundação Tide Setubal e do Instituto Silvis com companhias brasileiras mostrou que a maioria dos empresários (74,2%) acredita que práticas ESG são um tema de alta importância para as empresas, enquanto mais da metade (62,3%) avaliou que o compliance e práticas de governança são os assuntos mais prioritários dentro dessa agenda.
No setor de saúde, esse assunto é mais sensível, pois há uma necessidade em desenvolver estratégias que asseguram a relação dos colaboradores que estejam alinhadas aos valores da companhia e, ao mesmo tempo, investir na capacitação dos times a fim de desenvolver uma comunicação interna mais integrada.
Atento à necessidade de mais transparência e integração dos processos com a comunicação, o Grupo Elfa aproxima seus funcionários de forma humanizada, dando espaço para exporem questões delicadas de forma sigilosa e segura, além de permitir acesso a informações internas e demais informativos ligados à empresa, por meio da EVA, assistente virtual criada com uma linguagem simples, natural e objetiva, fortalecendo, assim, a relação de confiabilidade e transparência corporativa.
“A inovação é uma ferramenta essencial para gerar novos negócios e trazer soluções. Por isso, também deve estar inserida na gestão empresarial que aplica compliance, não apenas para desburocratizar processos jurídicos, mas também para promover melhorias na eficácia do processo de comunicação. Um desses exemplos é a nossa assistente virtual EVA, um robô que opera por inteligência artificial e faz a interface com colaboradores”, esclarece Simone Silva, Diretoria Jurídica e de Compliance da companhia.
A executiva destaca ainda que o combate à corrupção é uma das principais bandeiras da empresa, que quer ser um exemplo para o setor. Recentemente, o Grupo foi reconhecido pelas suas práticas de compliance pelo instituto Não Aceito Corrupção. “A ética, a transparência e as boas práticas são uma diretriz para o grupo e a EVA é um dos caminhos que encontramos para que os nossos colaboradores estejam em sintonia com os nossos valores”, completa.
O Grupo Elfa tem mais de 30 anos de história, quase 3 mil colaboradores e atende a 7 mil hospitais, 250 mil clínicas e 700 planos de saúde em todo o país. A empresa foi eleita a mais inovadora do país na categoria Transportes e Logística pelo prêmio “Valor Inovação 2022”, parceira do jornal Valor Econômico e da consultoria Strategy& (PwC), e desde 2021 faz parte do ranking “As 100+ Inovadoras no Uso de TI”, promovido pela IT Mídia. O grupo é destaque também por sua atuação ética e pelas boas práticas de compliance. Foi aprovado na edição 2020-2021 do Programa Empresa Pró-Ética, da Controladoria-Geral da União (CGU), foi vencedor da categoria Empresas do prêmio “Não Aceito Corrupção”, criado pelo Inac, e possui a certificação ISO 37001, selo concedido a empresas que possuem um sistema de gestão antissuborno que atende aos altos padrões internacionais.
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