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Seguradora reduz estoque de processos com uso de Inteligência Artificial no jurídico

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Karina Lançoni Bernardi
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 Alexandre Muniz (VP e diretor de TI da Generali Brasil) / divulgação Alexandre Muniz (VP e diretor de TI da Generali Brasil) / divulgação

39% das grandes corporações investiram em Inteligência Artificial no ano passado, saiba como a tecnologia pode ajudar a sua empresa

Inteligência Artificial aplicada ao Direito reduz estoque de processos e acelera realização de acordos

A digitalização nas empresas brasileiras aumentou no último ano, principalmente com o uso de tecnologias emergentes como Big Data, Inteligência Artificial (IA), Internet das Coisas (IoT) e Robôs, por exemplo. É o que revelou a pesquisa TIC Empresas 2021, desenvolvida pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), divulgada em setembro. Segundo o levantamento, entre as empresas de pequeno, médio e grande porte, 13% investiram em soluções de Inteligência Artificial no ano passado, índice que chega a 39% nas grandes corporações.

Ao analisar as principais aplicações da IA no ambiente corporativo, a pesquisa apontou que 73% utilizam a tecnologia para automatização de processos de fluxo de trabalho, 32% para reconhecimento e processamento de imagens e 19% para predição e análise de dados, com uso de machine learning e deep learning. “O estudo demonstra que cada vez mais as empresas estão buscando soluções tecnológicas para otimizar os seus departamentos e, no Direito, isso não é diferente. O uso dessas ferramentas tem sido um grande aliado na gestão jurídica das empresas dos mais variados tamanhos, pois fornece subsídios para que a tomada de decisão seja baseada em dados reais”, explica Vanessa Louzada, CEO da Deep Legal, lawtech especializada em inteligência e gestão preditiva.

Entre as vantagens da aplicação da IA no Direito está a automatização de processos que antes eram feitos de forma manual e demandava muito tempo, reduzindo as chances de erro e permitindo um acompanhamento em tempo real das ações em tramitação. “Com a tecnologia, os algoritmos fazem este trabalho repetitivo, deixando para o profissional as atividades estratégicas. A análise preditiva dos casos indica o caminho a ser seguido e de que forma cada processo poderá ser conduzido pelo advogado”, destaca Vanessa Louzada.

Uma das corporações que investiu recentemente em soluções de Inteligência Artificial para a gestão jurídica é a seguradora Generali Brasil que, em um ano, reduziu em 20% o estoque de ações judiciais e acelerou a resolução de conflitos. De acordo com dados da empresa, são analisados diariamente entre 2 mil e 3 mil processos, que passaram a ser monitorados com a tecnologia desenvolvida pela Deep Legal.

“Antes, a gente fazia análises manuais e errava muito. Uma pessoa ficava com muitos processos e, quando você tem mil ações por advogado, você foca nas principais. Hoje, não temos diferenciação, focamos em todas e o próprio sistema aponta quais são as principais”, afirma Alexandre Muniz, VP e diretor de TI da seguradora.

Entre os benefícios da adoção da tecnologia, a empresa destaca a possibilidade de diferenciar com mais precisão os processos que são reais, daqueles que se configuram como tentativas de fraude e também a entender a origem da reclamação do cliente para melhorar produtos e coberturas de seguro, por exemplo. Além disso, o uso da Inteligência Artificial facilitou a gestão de caixa da empresa, permitindo uma previsibilidade dos gastos e antecipando os valores que precisam ser reservados para as ações em tramitação na Justiça.

Para Vanessa Louzada a provisão financeira é uma das principais vantagens que a tecnologia aliada ao Direito fornece às empresas. “Com a transformação digital no setor é cada vez mais essencial que os gestores percebam o jurídico como investimento, utilizando as soluções tecnológicas para reduzir custos e acelerar a conclusão das ações, de modo mais efetivo,” explica.

Sobre o Grupo Generali

A Generali é um dos maiores grupos globais de gestão de ativos e seguros. Fundada em 1831, está presente em 50 países, com uma receita total de prêmios de mais de € 75,8 bilhões em 2021. Com quase 72.000 funcionários e 67 milhões de clientes, tem uma posição de liderança na Europa e presença crescente na Ásia e na América Latina. O Grupo Generali pretende ser o parceiro vitalício de seus clientes, oferecendo soluções inovadoras e personalizadas graças a uma inigualável rede de distribuição

Sobre a Deep Legal   

A Deep Legal é uma Lawtech de inteligência e gestão preditiva. Utiliza sofisticadas técnicas estatísticas e avançadas tecnologias como ferramentas de Big Data, Machine Learning e Inteligência Artificial para coletar dados, normalizá-los e transformá-los em informação consistente a fim de criar uma nova experiência aos profissionais jurídicos na otimização do seu trabalho de modo que possam informar, monitorar, comparar e predizer carteiras de ações judiciais.  São soluções direcionadas à gestão corporativa de empresas e escritórios jurídicos que possuem volume judicial. A Deep Legal ajuda a decodificar “dados” em insights estruturados e relevantes que se transformam em decisões estratégicas, inteligentes com geração de valor para o seu negócio. https://www.deeplegal.com.br/  

Fotos: Vanessa Louzada (CEO da Deep Legal) / divulgação. Alexandre Muniz (VP e diretor de TI da Generali Brasil) / divulgação


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