Brasil,

Customer Centricity: a empresa deve se preocupar em como o cliente deseja ser atendido

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Vera Moreira
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Dia 15 de setembro é comemorado o Dia do Cliente. Diferente do consumidor, que não baseia sua decisão de compra com nenhum vínculo anterior, o cliente busca pelas marcas com as quais já teve uma experiência positiva e foi bem atendido.

A frase “o cliente tem sempre razão” foi modernizada para: “o cliente está no centro das tomadas de decisões”.

Rodrigo Maruxo, diretor da MRX Consultoria especializada em estratégias de ecommerce, explica que a visão de customer centricity é, basicamente, colocar o consumidor final como centro em suas tomadas de decisão.

“Por mais óbvio que pareça, não colocar a necessidade do cliente no centro das suas decisões pode demandar muitos ajustes futuros no seu projeto. Por isso, é fundamental observar todos os pontos de contato com cliente, como: televendas; representantes comerciais; site institucional; o próprio e-commerce da empresa; e o autosserviço. Quando pensamos em cutomer centricity é importante ter em mente que seu projeto responda a seguinte questão “como meus clientes desejam ser atendidos em cada um destes canais? Afinal, ao aplicar o modelo D2C (Direct to Consumer), não se trata apenas sobre como você quer atender o mercado com seu produto e/ou serviço. Mas também se trata, principalmente, sobre como o cliente deseja ser atendido para a experiência do cliente ser mais promissora e positiva. Além disso, haverá maior aderência da base consumidora, curvas de aprendizado reduzidos e chances de sucesso potencializadas”, explica Rodrigo Maruxo, sócio-fundador da MRX Consultoria.

É preciso focar o planejamento estratégico no cliente. Desde o primeiro contato com o consumidor em potencial, passando pelas diversas etapas da jornada de venda, até mesmo no pós-venda, é preciso focar no cliente. “Isso porque, toda estratégia de customer centricity são pensadas de uma forma que o cliente se sinta à vontade com a sua empresa do primeiro ao último momento. É importante fazer um estudo detalhado sobre o comportamento do potencial cliente, observando coisas como: preferências, desejos, objetivos e dificuldades”, complementa Maruxo.

E pensar no customer centricity como foco da estratégia é importante não apenas para melhorar ações presentes, mas também a projeção de ações futuras da empresa. Afinal, é o cliente que dita o que será consumido, se o resultado vai ser lucrativo.

Cinco dicas para começar a pensar estratégias com foco em customer centricity?

1 – Mudança de pensamento - Para criar uma cultura que, de fato, valorize o cliente, é preciso que a empresa comece a ter seu pensamento nesse foco. Dessa forma, nas reuniões, nos planejamentos, nas ações etc o cliente deve ganhar destaque e ser tratado como parte fundamental.

2 – Conheça e entenda seu cliente - Para que estratégias de customer centricity sejam bem-sucedidas é primordial que sua empresa conheça a fundo seus potenciais consumidores. Tudo isso é possível por meio de pesquisas e também com a ajuda de CRM (Customer Relationship Managemente ou em tradução: Gestão de Relacionamento com o Cliente).

3 – Saiba utilizar os canais de relacionamento - Hoje em dia, os canais de atendimento são os mais variados possíveis, são muitas opções. No entanto, além de usar esses canais, é preciso saber usá-los e fazer com que todos tenham um padrão, o mesmo tom, a mesma qualidade de atendimento.

4 – Acompanhe o desempenho da sua estratégia - De nada adianta fazer todo um planejamento de customer centricity se sua equipe não acompanha os resultados, o desempenho do trabalho. É fundamental que tudo isso seja visto de perto.

5 – Utilize os feedbacks da melhor forma - Os feedbacks, junto com o acompanhamento do desempenho da sua estratégia, são fundamentais para que estratégias futuras sejam cada vez mais assertivas com o seu consumidor ideal.

Sobre Maruxo Consultoria: com metodologia própria, o Método Maruxo oferece treinamento e consultoria com transferência de conhecimentos, desde a modelagem do negócio até o refinamento da operação.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar