Como empresas e fornecedores podem transformar transações em parcerias
Por Flávio Ribeiro*
A cadeia de suprimentos é o suporte principal das operações comerciais. Logo, é extremamente importante que as empresas tenham uma visão completa dos processos e valores defendidos por seus fornecedores. Ainda mais hoje, em que a reputação desses negócios depende não apenas da qualidade de seus serviços e produtos, mas também de seu engajamento, valores e ideais defendidos.
Ainda assim, de acordo com um estudo da consultoria BCI, 69% das companhias não têm visibilidade total sobre sua cadeia de suprimentos. Soma-se a isso o fato de que aquelas que se esforçam para ter um maior monitoramento são limitadas às medidas como performance diária, redução de custos e taxas de produção.
Para ter uma boa compreensão das operações na cadeia de suprimentos, a adoção de um sistema multipartes para a elaboração, negociação, assinatura e gestão de contratos pode ser a solução. Para isso, existem softwares de CLM (Contract Lifecycle Management), cuja proposta é a gestão de ciclo de vida dos contratos. Essa inovação é uma aliada poderosa na obtenção de uma maior transparência na relação com os fornecedores.
A plataforma de CLM possibilita um monitoramento mais completo das transações estabelecidas com fornecedores. Desde a solicitação, pela área interna, da reposição do insumo ou contratação do serviço, até a negociação dos termos do contrato, revisão, aprovação e assinatura, tudo é feito em um sistema centralizado. E, como a vida dos contratos só começa mesmo depois da conclusão, é possível acompanhar e gerir o cumprimento de cada ponto do acordo a partir de um painel intuitivo.
Além do monitoramento, essa tecnologia é uma ferramenta importante no processo de seleção dos fornecedores de uma empresa. Todas as informações necessárias sobre os potenciais parceiros ficam disponíveis nesse mesmo ambiente, otimizando o processo de análise e escolha.
Os negócios que mais vêm ganhando destaque no mercado são aqueles que abraçam a inovação tecnológica e transformam simples transações comerciais em verdadeiras parcerias, reforçando incentivos para a adoção de práticas sustentáveis e de governança. Essa colaboração entre duas partes, empresa e fornecedor, permite com que ambas alcancem os objetivos finais de cada elo da corrente.
*Flávio Ribeiro é CEO do netLex.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário